Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, José Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13510
Resumo: A finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo.
id RCAP_d7df045ab983ee6b61cf79d29b9612f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13510
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimaçãoAssessment of the schools: image management for legitimationAvaliação de escolasRespostas estratégicasHipocrisiaIsomorfismoEntropiaInérciaEncenaçãoRitualImagemSchool assessmentStrategic responsesHypocrisyIsomorphismEntropyInertiaStagingRitualImageA finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo.The purpose of this article is to convey the main results of the multi case study entitled “Evaluation of schools: from the ritual of legitimacy and impression management”, developed under the PhD in Educational Sciences from the Catholic University. The research aimed to identify the impacts of the external evaluation and self-evaluation of schools in order to improve them. Were chosen three very different schools despite their geographical proximity, particularly with regard to the existence of self-assessment teams and the experience of self-assessment and self-regulation. Research results indicate that the impacts produced by the external evaluation and self-evaluation by fall in formal organizational functioning, giving expression to goals that do not refer, first, to the improvement of schools, but the need to legitimize the status quo. Whether external evaluation or self-assessment occurred in these schools were interpreted and experienced by institutional actors interviewed as opportunities for image management school in the face of internal and external pressures that schools are continually target.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCastro, Helena de Fátima Gonçalves deAlves, José Matias2014-01-08T16:05:08Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13510porCASTRO, Helena de Fátima Gonçalves; Matias Alves, José - Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 49-821645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.33892182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:46.611140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
Assessment of the schools: image management for legitimation
title Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
spellingShingle Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Avaliação de escolas
Respostas estratégicas
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
Ritual
Imagem
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
Ritual
Image
title_short Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
title_full Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
title_fullStr Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
title_full_unstemmed Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
title_sort Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação
author Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
author_facet Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Alves, José Matias
author_role author
author2 Alves, José Matias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Alves, José Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de escolas
Respostas estratégicas
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
Ritual
Imagem
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
Ritual
Image
topic Avaliação de escolas
Respostas estratégicas
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
Ritual
Imagem
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
Ritual
Image
description A finalidade do presente artigo é divulgar os principais resultados do estudo multicaso intitulado “Avaliação de escolas: entre o ritual de legitimação e o gerenciamento de impressões”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. A investigação teve como objetivo identificar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em vista a melhoria das mesmas. Foram escolhidas três escolas bastante diferentes, não obstante a sua proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação apontam que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se enquadram no plano formal do funcionamento organizacional, dando expressão a objetivos que não se referem, em primeiro lugar, à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Quer a avaliação externa, quer a autoavaliação ocorridas nestas escolas foram interpretadas e vividas pelos atores institucionais entrevistados como oportunidades de gerenciamento da imagem da escola face às pressões internas e externas de que as escolas são continuamente alvo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-08T16:05:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13510
url http://hdl.handle.net/10400.14/13510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CASTRO, Helena de Fátima Gonçalves; Matias Alves, José - Avaliação de escolas: o gerenciamento da imagem ao serviço da legitimação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 49-82
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2013.3389
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131782856048640