Tecnologias musicais no ensino da música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24421 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no contexto do estágio efectuado para a disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O relatório divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a caracterização da escola, os recursos e a turma onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo é dedicado à Prática Educativa em si, o momento em que se abordam os objectivos e métodos, as dificuldades encontradas, os imprevistos, a experiência obtida e a reflexão dos resultados. O terceiro capítulo concerne ao projecto de investigação realizado sobre o tópico de tecnologia como ferramenta de ensino musical do século XXI e adiante. Com este projecto de investigação pretende-se verificar qual é o nível de adesão dos professores às tecnologias aplicadas ao ensino musical, quais as vantagens e desvantagens e quais as razões para a não adesão dos professores. Por fim, apresenta-se uma reflexão final sobre todo o relatório feito, não só relacionada ao estágio e ao projecto de investigação, mas também à importância do professor e da Escola na sociedade. |
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Tecnologias musicais no ensino da músicaEducação musicalPrática educativaEnsino musicalTecnologia musicalTecnologiaSoftwareMusic educationMusic teachingTechnologyMusical technologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no contexto do estágio efectuado para a disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O relatório divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a caracterização da escola, os recursos e a turma onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo é dedicado à Prática Educativa em si, o momento em que se abordam os objectivos e métodos, as dificuldades encontradas, os imprevistos, a experiência obtida e a reflexão dos resultados. O terceiro capítulo concerne ao projecto de investigação realizado sobre o tópico de tecnologia como ferramenta de ensino musical do século XXI e adiante. Com este projecto de investigação pretende-se verificar qual é o nível de adesão dos professores às tecnologias aplicadas ao ensino musical, quais as vantagens e desvantagens e quais as razões para a não adesão dos professores. Por fim, apresenta-se uma reflexão final sobre todo o relatório feito, não só relacionada ao estágio e ao projecto de investigação, mas também à importância do professor e da Escola na sociedade.The present report was prepared in context with the internship carried out for the class of Prática de Ensino Supervisionada of the Master’s Degree in Music Education Teaching in the Elementary School of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico do Porto. The report is divided in three chapters. The first chapter addresses the characterization of the school, the resources and the class where the internship occurred. The second chapter is dedicated to the teaching practice itself, the moment in which the objectives and methods are addressed, the difficulties found, the unforeseen events, the experience gained and the reflection on the results. The third chapter is concerning to the investigation project made about the topic of technology as a tool of music teaching in the XXI century and forward. With this investigation project it is intended to verify what is the teachers’ level of adhesion to the technologies applied to music teaching, what are their advantages and disadvantages and what are the reasons for those teachers who do not adhere. To cap off, a final reflection about the whole report is presented, not only connected to the internship and the investigation project, but also to the importance of the teacher and School in society.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinho, Nuno PeixotoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Igor Alexandre Vilariça2024-01-08T17:37:16Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24421TID:203477880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:10.460418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi elaborado no contexto do estágio efectuado para a disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O relatório divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a caracterização da escola, os recursos e a turma onde ocorreu o estágio. O segundo capítulo é dedicado à Prática Educativa em si, o momento em que se abordam os objectivos e métodos, as dificuldades encontradas, os imprevistos, a experiência obtida e a reflexão dos resultados. O terceiro capítulo concerne ao projecto de investigação realizado sobre o tópico de tecnologia como ferramenta de ensino musical do século XXI e adiante. Com este projecto de investigação pretende-se verificar qual é o nível de adesão dos professores às tecnologias aplicadas ao ensino musical, quais as vantagens e desvantagens e quais as razões para a não adesão dos professores. Por fim, apresenta-se uma reflexão final sobre todo o relatório feito, não só relacionada ao estágio e ao projecto de investigação, mas também à importância do professor e da Escola na sociedade. |
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