Efeitos do contexto adjacente na aquisição das consoantes líquidas em ataque ramificado do português europeu por aprendentes chineses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61345 |
Resumo: | Na fala, um segmento é, muitas vezes, condicionado pelos segmentos adjacentes na sua produção ou na sua perceção. Na literatura, vários estudos descrevem as dificuldades na aquisição das consoantes líquidas por falantes nativos do mandarim e, entre os autores, alguns investigadores observam que os contextos segmentais adjacentes têm impacto na aquisição das líquidas do PE (cf. Zhou, 2017; 2021; Vale, 2020). No entanto, ainda é muito limitado o nosso conhecimento sobre o efeito do contexto adjacente tanto da consoante precedente como da vogal que sucede a vibrante alveolar no processo de aquisição desta consoante do PE por parte dos aprendentes chineses. O presente estudo visa contribuir para a discussão sobre os efeitos do contexto segmental adjacente na aquisição das líquidas do PE em Ataque ramificado por aprendentes falantes nativos do mandarim, através de uma tarefa de nomeação de imagens, em que participaram 15 alunas universitárias chinesas, com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos. A produção dos segmentos por estas informantes foi subsequentemente avaliada por 25 falantes nativos do PE numa tarefa de identificação. Mais especificamente, com este estudo pretendeu-se verificar (1) se o ponto de articulação (PA) da C1 não vozeada (labial, alveolar e velar) em Ataque ramificado condicionará a produção da C2 (vibrante alveolar) do PE por aprendentes chineses; (2) se o contexto vocálico (/a/, /i/) influenciará a aquisição da vibrante alveolar do PE por aprendentes chineses; (3) se os aprendentes chineses apenas encontram dificuldades na produção da vibrante alveolar do PE, mas não na produção da lateral alveolar em Ataque ramificado. Os resultados revelam que, considerando o efeito de PA da C1 não vozeada (labial, alveolar e velar) em Ataque ramificado na produção da C2 (vibrante alveolar) do PE, a dental alveolar (/t/) facilita a produção do segmento alvo, quando comparada com a velar e a labial no referido contexto. Quanto aos efeitos do contexto vocálico, os resultados mostram que, em comparação com a vogal /a/, a vogal /i/ facilita a produção da vibrante alveolar em Ataque ramificado. Relativamente à estratégia de reconstrução, observa-se que, independentemente do contexto em que o segmento alvo aparece, a substituição de /ɾ/ por /l/ ocorre de forma dominante. Conclui-se, pois, que os contextos adjacentes influenciam na produção dos segmentos-alvo pelos aprendentes chineses. |
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Efeitos do contexto adjacente na aquisição das consoantes líquidas em ataque ramificado do português europeu por aprendentes chinesesDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNa fala, um segmento é, muitas vezes, condicionado pelos segmentos adjacentes na sua produção ou na sua perceção. Na literatura, vários estudos descrevem as dificuldades na aquisição das consoantes líquidas por falantes nativos do mandarim e, entre os autores, alguns investigadores observam que os contextos segmentais adjacentes têm impacto na aquisição das líquidas do PE (cf. Zhou, 2017; 2021; Vale, 2020). No entanto, ainda é muito limitado o nosso conhecimento sobre o efeito do contexto adjacente tanto da consoante precedente como da vogal que sucede a vibrante alveolar no processo de aquisição desta consoante do PE por parte dos aprendentes chineses. O presente estudo visa contribuir para a discussão sobre os efeitos do contexto segmental adjacente na aquisição das líquidas do PE em Ataque ramificado por aprendentes falantes nativos do mandarim, através de uma tarefa de nomeação de imagens, em que participaram 15 alunas universitárias chinesas, com idades compreendidas entre os 19 e os 21 anos. A produção dos segmentos por estas informantes foi subsequentemente avaliada por 25 falantes nativos do PE numa tarefa de identificação. Mais especificamente, com este estudo pretendeu-se verificar (1) se o ponto de articulação (PA) da C1 não vozeada (labial, alveolar e velar) em Ataque ramificado condicionará a produção da C2 (vibrante alveolar) do PE por aprendentes chineses; (2) se o contexto vocálico (/a/, /i/) influenciará a aquisição da vibrante alveolar do PE por aprendentes chineses; (3) se os aprendentes chineses apenas encontram dificuldades na produção da vibrante alveolar do PE, mas não na produção da lateral alveolar em Ataque ramificado. Os resultados revelam que, considerando o efeito de PA da C1 não vozeada (labial, alveolar e velar) em Ataque ramificado na produção da C2 (vibrante alveolar) do PE, a dental alveolar (/t/) facilita a produção do segmento alvo, quando comparada com a velar e a labial no referido contexto. Quanto aos efeitos do contexto vocálico, os resultados mostram que, em comparação com a vogal /a/, a vogal /i/ facilita a produção da vibrante alveolar em Ataque ramificado. Relativamente à estratégia de reconstrução, observa-se que, independentemente do contexto em que o segmento alvo aparece, a substituição de /ɾ/ por /l/ ocorre de forma dominante. Conclui-se, pois, que os contextos adjacentes influenciam na produção dos segmentos-alvo pelos aprendentes chineses.In speech, the perception and production of a segment is often subject to the influence of adjacent segments. In the literature, several studies reported difficulties in the acquisition of liquid consonants by native Mandarin speakers and, among the authors, some researchers observed that adjacent segmental contexts have different impacts on the acquisition of EP liquids (cf. Zhou, 2017; 2021; Vale, 2020). However, our knowledge is still very limited regarding the effect of adjacent context (i.e. either the preceding consonant or the vowel that follows) on the acquisition process of this EP consonant by the Chinese learners. The present study aims to contribute to the discussion on the adjacent context effects on the acquisition of EP liquids in branching onset position by the Chinese learners. A picture naming task was conducted by 15 native Chinese learners of EP. The production of these learners was subsequently evaluated by 25 native Portuguese speakers in an identification task. More specifically, this study explored three research questions: (1) whether the place of articulation (PA) of C1 (labial, alveolar and velar) in branching onset conditions the production of the C2 (tap) by the Chinese learners; (2) whether the L2 production of the tap in branching onset is constrained by the following vowel (/a/, /i/) ; (3) whether the Chinese learners only have difficulties in producing the Portuguese tap, but not the alveolar lateral, in branching onset. Results show that, considering the PA of C1 (labial, alveolar and velar), the alveolar stop /t/ facilitates the production of the tap, in comparison with the bilabial and velar stops. As for the following vocalic context, the tap is produced more accurately before the vowel /i/ than the vowel /a/. Finally, regardless of the context in which the target segment appears, the target tap /ɾ/ is very often replaced by the lateral [l], while the inverse replacement (/l/ by [ɾ]) is rare.Hristovsky, Gueorgui NenovZhou, ChaoRepositório da Universidade de LisboaCao, Yidan2023-12-14T15:39:04Z2022-06-172022-10-242022-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61345TID:203199375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:58.107175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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