Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.11714 |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano. Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico. |
id |
RCAP_d38871285c442856b7e5dfdf02227156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativoElementos de la fenomenologia como una de las posibilidades de entender el juego como un movimiento humano significativoElementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativoArtigosO presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano. Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.The essay aims to reflect on Game as one of the dimensions of the ludic (along with playing and competing). The reflection will praise Game as an end in itself, contradicting the idea of the Game as a medium, an instrument at the service of theoretical and didactic models. The Game is able to provide a significant human movement to those who play, founded on the dialogical conception of movement. In this sense, some notes that make Game an essential part of Physical Education (education in general) and significant human movement will be presented; among them, we can advance subjectivity, creativity, dream, willpower, possibility, freedom, … as constituents of the human being. Keywords: Significant human movement; Subjectivity; Ludic.El presente texto tiene como objetivo reflexionar sobre el Juego como una de las dimensiones del lúdico (junto al juego y el competir). La reflexión va a hacer el elogio al Juego como un fin en sí mismo, contrariando la idea del Juego como un medio, un instrumento al servicio de modelos teóricos y didácticos. El Juego es capaz de prestar a quienes juegan un movimiento humano significativo, fundado a partir de la concepción dialógica de movimiento. En este sentido se presentarán algunos apuntes que hacen del Juego una parte esencial de la Educación Física (de la educación en general) y del movimiento humano significativo; de entre ellos, podemos citar la subjetividad, la creatividad, el sueño, la voluntad, la posibilidad, la libertad,… como constituyentes del ser humano. Palabras clave: Movimiento humano significativo; la Subjetividad; Lúdico.Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.11714por2183-04520871-9187Cunha, António Camilo Teles NascimentoSurdi, Aguinaldo CesarMarques, Danieli Alves PereiraKunz, ElenorMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:46.557842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo Elementos de la fenomenologia como una de las posibilidades de entender el juego como un movimiento humano significativo Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
title |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
spellingShingle |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo Cunha, António Camilo Teles Nascimento Artigos |
title_short |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
title_full |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
title_fullStr |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
title_full_unstemmed |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
title_sort |
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo |
author |
Cunha, António Camilo Teles Nascimento |
author_facet |
Cunha, António Camilo Teles Nascimento Surdi, Aguinaldo Cesar Marques, Danieli Alves Pereira Kunz, Elenor Moreira, Evando Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Surdi, Aguinaldo Cesar Marques, Danieli Alves Pereira Kunz, Elenor Moreira, Evando Carlos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Teles Nascimento Surdi, Aguinaldo Cesar Marques, Danieli Alves Pereira Kunz, Elenor Moreira, Evando Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano. Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.11714 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.11714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130222822424576 |