Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo Teles Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Surdi, Aguinaldo Cesar, Marques, Danieli Alves Pereira, Kunz, Elenor, Moreira, Evando Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.11714
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano.  Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.
id RCAP_d38871285c442856b7e5dfdf02227156
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativoElementos de la fenomenologia como una de las posibilidades de entender el juego como un movimiento humano significativoElementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativoArtigosO presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano.  Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.The essay aims to reflect on Game as one of the dimensions of the ludic (along with playing and competing). The reflection will praise Game as an end in itself, contradicting the idea of the Game as a medium, an instrument at the service of theoretical and didactic models. The Game is able to provide a significant human movement to those who play, founded on the dialogical conception of movement. In this sense, some notes that make Game an essential part of Physical Education (education in general) and significant human movement will be presented; among them, we can advance subjectivity, creativity, dream, willpower, possibility, freedom, … as constituents of the human being. Keywords: Significant human movement; Subjectivity; Ludic.El presente texto tiene como objetivo reflexionar sobre el Juego como una de las dimensiones del lúdico (junto al juego y el competir). La reflexión va a hacer el elogio al Juego como un fin en sí mismo, contrariando la idea del Juego como un medio, un instrumento al servicio de modelos teóricos y didácticos. El Juego es capaz de prestar a quienes juegan un movimiento humano significativo, fundado a partir de la concepción dialógica de movimiento. En este sentido se presentarán algunos apuntes que hacen del Juego una parte esencial de la Educación Física (de la educación en general) y del movimiento humano significativo; de entre ellos, podemos citar la subjetividad, la creatividad, el sueño, la voluntad, la posibilidad, la libertad,… como constituyentes del ser humano. Palabras clave: Movimiento humano significativo; la Subjetividad; Lúdico.Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.11714por2183-04520871-9187Cunha, António Camilo Teles NascimentoSurdi, Aguinaldo CesarMarques, Danieli Alves PereiraKunz, ElenorMoreira, Evando Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:46.557842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
Elementos de la fenomenologia como una de las posibilidades de entender el juego como un movimiento humano significativo
Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
title Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
spellingShingle Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
Cunha, António Camilo Teles Nascimento
Artigos
title_short Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
title_full Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
title_fullStr Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
title_full_unstemmed Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
title_sort Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
author Cunha, António Camilo Teles Nascimento
author_facet Cunha, António Camilo Teles Nascimento
Surdi, Aguinaldo Cesar
Marques, Danieli Alves Pereira
Kunz, Elenor
Moreira, Evando Carlos
author_role author
author2 Surdi, Aguinaldo Cesar
Marques, Danieli Alves Pereira
Kunz, Elenor
Moreira, Evando Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo Teles Nascimento
Surdi, Aguinaldo Cesar
Marques, Danieli Alves Pereira
Kunz, Elenor
Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, … como constituintes do ser humano.  Palavras-chave: Jogo; Movimento humano significativo; Subjetividade; Lúdico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.11714
url https://doi.org/10.21814/rpe.11714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222822424576