Histórias com história dentro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8629
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_d399f7b8378d2272d3f9033418338c51
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias com história dentroTransversalidadeTransdisciplinaridadeEnsino-aprendizagemMonodocênciaLeituraTransversalTransdisciplinaryTeaching and learningTeacher for all contentLectureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório pretende aprofundar conhecimentos acerca do contributo da transversalidade/transdisciplinaridade e monodocência em sala de aula. O trabalho define-se como um estudo de caráter qualitativo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas escolas do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, envolvendo duas turmas do 5.º e 6.º anos do ensino básico. Defino, como objetivo central de estudo e intervenção educativa, compreender a forma pela qual um docente de duas áreas disciplinares distintas, como é o caso do Português e da História e Geografia de Portugal, pode utilizar o mesmo recurso pedagógico nas duas disciplinas, simultaneamente, para lecionar conteúdos diferentes, permitindo-lhe, assim, uma maior e melhor flexibilidade curricular. O estudo assenta numa atividade em sala de aula, tendo sido definida uma estratégia de ação para os vários momentos de leitura. O recurso utilizado foi a obra literária de José Gomes Ferreira, as Aventuras de João Sem Medo. Panfleto mágico em forma de romance (1963), incluído no Plano Nacional de Leitura, envolvendo os alunos no processo enquanto atores ativos acerca da exequibilidade, ou não, do mesmo recurso para diferentes áreas disciplinares.This report aims to deepen knowledge about the contribution of transverse / transdisciplinary and single teaching in the classroom. This project work is defined as a qualitative study, carried out under the Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Teaching of the 1st and 2nd cycle of primary education in two schools of the Group of Schools of Albufeira Poente, involving two classes of the 5th and 6th grade of primary education. My main objective of study and educational intervention is to understand how a teacher in two subject areas, such as Portuguese/History and Geography of Portugal, can use the same teaching resources in both cases at the same time to teach different contents, allowing a bigger and better curriculum flexibility. The study is based on a classroom activity and an action plan for the various moments of reading is set. The resource used was the literary work of José Gomes Ferreira, the Aventuras de João Sem Medo (1963), included in the National Reading Plan and involving students in the process as active actors concerning the viability, or not, of the same resource to different subject areas.Gonçalves, Artur Henrique RibeiroSapientiaSerra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela2016-07-21T16:40:38Z2016-06-2420162016-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8629TID:202170179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:55Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:45.457817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias com história dentro
title Histórias com história dentro
spellingShingle Histórias com história dentro
Serra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela
Transversalidade
Transdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Monodocência
Leitura
Transversal
Transdisciplinary
Teaching and learning
Teacher for all content
Lecture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Histórias com história dentro
title_full Histórias com história dentro
title_fullStr Histórias com história dentro
title_full_unstemmed Histórias com história dentro
title_sort Histórias com história dentro
author Serra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela
author_facet Serra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Sara Luísa Ascenção Marques Carvela
dc.subject.por.fl_str_mv Transversalidade
Transdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Monodocência
Leitura
Transversal
Transdisciplinary
Teaching and learning
Teacher for all content
Lecture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Transversalidade
Transdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Monodocência
Leitura
Transversal
Transdisciplinary
Teaching and learning
Teacher for all content
Lecture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21T16:40:38Z
2016-06-24
2016
2016-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8629
TID:202170179
url http://hdl.handle.net/10400.1/8629
identifier_str_mv TID:202170179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133233754931200