Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1896 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_d39a233ae443eceef2f8d0dd04933142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1896 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissionaldiferenciação pedagógicaestratégiaspré-escolarpedagogical differentiationstrategiespreschoolRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio sintetiza o trabalho que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte é feita uma análise dos vários contextos de estágio (educação pré-escolar, 1ºciclo do ensino básico e creche) nos quais tive oportunidade de intervir e de seguida, ainda nesta primeira parte, o meu percurso de desenvolvimento profissional que os diferentes estágios me proporcionaram. Na segunda parte, é abordado o meu percurso investigativo focando algumas questões que foram surgindo ao longo dos estágios e, de seguida é apresentada a minha questão de investigação que está centrada no desenvolvimento profissional relativamente a esta temática pretendendo averiguar como é que durante o meu estágio em jardim de infância, fui integrando, em conjunto com o meu par de estágio, nas planificações realizadas, estratégias de diferenciação pedagógica. Para realizar o enquadramento teórico, recorri a diferentes autores que se debruçaram sobre este mesmo tema e como instrumentos de recolha de dados recorri à realização de uma entrevista à educadora cooperante do contexto de jardim de infância, que me acompanhou ao longo do estágio e a análise documental de quatro planificações minhas realizadas em momentos temporais diferentes, no contexto de jardim de infância. Por último, ainda integrada nesta segunda parte, são apresentadas as principais conclusões desta pesquisa evidenciando que existiu alguma evolução ao longo do estágio na adequação das estratégias que promovem o trabalho diferenciado em contexto de jardim de infância.The present internship’s report summarizes the work developed in the Master’s Degree of Preschool Education and Primary School. This document is divided in two distinct parts. In the first one can be found the internships’ analysis (Preschool Education, Primary School and Daycare), that provided the opportunity of intervention in which one. Furthermore, it will be explained my career development acquired at those internships. In the second part it will be approached the course of my investigation, showing some questions that arised in the diverses interhsips. Consequently, it is described the primordial investigation question: Which are the implemented strategys to the work of pedagogic differentiation in Kindergarten and, on the other side, how they were integrated in my professional develop. To accomplish the theoretical framing of my work I had turn to different authors, whom lean over this same topic. As for the essay instrument, an interview was made to the Kindergarten Teacher, responsible for my internship accompaniment. Even more I selected four planifications made on my internship, in different moments, in order to evidence the profissional development, based on pedagogic differentiation’s strategies. Finally, at this same part, it will be presented the principal conclusions, that aboard the outlined goals to this research.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMedinas, Lisandra Soeiro2017-08-25T16:16:47Z2014-12-162014-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1896TID:201152231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:12Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:04.076409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
title |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
spellingShingle |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional Medinas, Lisandra Soeiro diferenciação pedagógica estratégias pré-escolar pedagogical differentiation strategies preschool |
title_short |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
title_full |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
title_fullStr |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
title_full_unstemmed |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
title_sort |
Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional |
author |
Medinas, Lisandra Soeiro |
author_facet |
Medinas, Lisandra Soeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colaço, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medinas, Lisandra Soeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diferenciação pedagógica estratégias pré-escolar pedagogical differentiation strategies preschool |
topic |
diferenciação pedagógica estratégias pré-escolar pedagogical differentiation strategies preschool |
description |
Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 2014-12-16T00:00:00Z 2017-08-25T16:16:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1896 TID:201152231 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1896 |
identifier_str_mv |
TID:201152231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030444154880 |