Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medinas, Lisandra Soeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1896
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d39a233ae443eceef2f8d0dd04933142
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissionaldiferenciação pedagógicaestratégiaspré-escolarpedagogical differentiationstrategiespreschoolRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio sintetiza o trabalho que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte é feita uma análise dos vários contextos de estágio (educação pré-escolar, 1ºciclo do ensino básico e creche) nos quais tive oportunidade de intervir e de seguida, ainda nesta primeira parte, o meu percurso de desenvolvimento profissional que os diferentes estágios me proporcionaram. Na segunda parte, é abordado o meu percurso investigativo focando algumas questões que foram surgindo ao longo dos estágios e, de seguida é apresentada a minha questão de investigação que está centrada no desenvolvimento profissional relativamente a esta temática pretendendo averiguar como é que durante o meu estágio em jardim de infância, fui integrando, em conjunto com o meu par de estágio, nas planificações realizadas, estratégias de diferenciação pedagógica. Para realizar o enquadramento teórico, recorri a diferentes autores que se debruçaram sobre este mesmo tema e como instrumentos de recolha de dados recorri à realização de uma entrevista à educadora cooperante do contexto de jardim de infância, que me acompanhou ao longo do estágio e a análise documental de quatro planificações minhas realizadas em momentos temporais diferentes, no contexto de jardim de infância. Por último, ainda integrada nesta segunda parte, são apresentadas as principais conclusões desta pesquisa evidenciando que existiu alguma evolução ao longo do estágio na adequação das estratégias que promovem o trabalho diferenciado em contexto de jardim de infância.The present internship’s report summarizes the work developed in the Master’s Degree of Preschool Education and Primary School. This document is divided in two distinct parts. In the first one can be found the internships’ analysis (Preschool Education, Primary School and Daycare), that provided the opportunity of intervention in which one. Furthermore, it will be explained my career development acquired at those internships. In the second part it will be approached the course of my investigation, showing some questions that arised in the diverses interhsips. Consequently, it is described the primordial investigation question: Which are the implemented strategys to the work of pedagogic differentiation in Kindergarten and, on the other side, how they were integrated in my professional develop. To accomplish the theoretical framing of my work I had turn to different authors, whom lean over this same topic. As for the essay instrument, an interview was made to the Kindergarten Teacher, responsible for my internship accompaniment. Even more I selected four planifications made on my internship, in different moments, in order to evidence the profissional development, based on pedagogic differentiation’s strategies. Finally, at this same part, it will be presented the principal conclusions, that aboard the outlined goals to this research.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMedinas, Lisandra Soeiro2017-08-25T16:16:47Z2014-12-162014-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1896TID:201152231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:12Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:04.076409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
title Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
spellingShingle Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
Medinas, Lisandra Soeiro
diferenciação pedagógica
estratégias
pré-escolar
pedagogical differentiation
strategies
preschool
title_short Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
title_full Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
title_fullStr Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
title_full_unstemmed Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
title_sort Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissional
author Medinas, Lisandra Soeiro
author_facet Medinas, Lisandra Soeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Medinas, Lisandra Soeiro
dc.subject.por.fl_str_mv diferenciação pedagógica
estratégias
pré-escolar
pedagogical differentiation
strategies
preschool
topic diferenciação pedagógica
estratégias
pré-escolar
pedagogical differentiation
strategies
preschool
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
2014-12-16T00:00:00Z
2017-08-25T16:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1896
TID:201152231
url http://hdl.handle.net/10400.15/1896
identifier_str_mv TID:201152231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030444154880