O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30207 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_d3b732640d1fac896ecc0e9f83900fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentosBiotechnology teaching with laboratorial activities Predict-Observe-Explain-Reflect: a study focused on food production57:372.857857.372:57371.38857.08Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA Biotecnologia e Produção de Alimentos correspondem a temas que habitualmente motivam os alunos e por vezes influenciam as suas escolhas vocacionais. O ensino destes temas está intimamente associado à utilização de atividades laboratoriais. De entre as várias formas de realizar as atividades laboratoriais, as atividades do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete são os mais adequadas para promover a mudança concetual dos alunos. Assim, a investigação associada à intervenção didática realizada teve como objetivos principais analisar o contributo das atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete, na aprendizagem de Processos biotecnológicos na Produção de alimentos e sustentabilidade, na promoção da mudança concetual, bem como fazer o levantamento das opiniões dos alunos sobre a implementação das mesmas. Para verificar a evolução dos alunos com a implementação desta temática optámos por implementar questionários, pré e pós-teste, que consistia num teste de conhecimentos relacionados com o tema em causa, bem como a implementação de um questionário de opinião, para avaliar o impacto que a metodologia de ensino utilizada provocou nos alunos da turma. A amostra foi constituída por uma turma do 12º ano de escolaridade, com 23 alunos. Foram implementadas três atividades laboratoriais do tipo P.O.E.R. relativas à temática em causa. A análise dos resultados obtidos demonstraram que, inicialmente, o número de respostas consideras erradas e a existência de conceções alternativas, em certos temas, era muito elevado. Após ao ensino notou-se uma progressão no que respeita ao ganho de respostas consideradas cientificamente aceites, havendo um número muito reduzido de respostas erradas, e deixou-se de ter respostas contendo conceções alternativas. Quanto à utilização das atividades laboratoriais implementadas, os alunos foram unânimes ao dizerem que a sua implementação é importante no ensino das ciências.Biotechnology and food production are subjects that often motivate students and sometimes influence their vocational choices. Teaching these subjects will invariably require resorting to laboratorial activities. Out of all of the different ways to conduct laboratorial activities, the Predict- Observe-Explain-Reflect type is the most appropriate one to promote the conceptual change of students. For this reason, the main purpose of the didactic intervention associated research that was carried out was to analyse the contribution of the Predict-Observe-Explain-Reflect type of laboratorial activities to the learning of biotechnological processes in food production and sustainability and the promotion of conceptual change, as well as to conduct a survey of students’ thoughts on their implementation. In order to demonstrate the students’ learning progress stemming from the implementation of this method we have chosen to conduct a questionnaire, pre and post-test, which consisted of a knowledge test about the subject matter, and an opinion questionnaire, formulated to evaluate the impact that the teaching methodology had had in the class’ students. The sample consisted of a 12th grade class, totalling 23 students. Three P.O.E.R laboratorial activities relating to the subject at hand were implemented. The analysis of the obtained results showed that, in the beginning, the number of wrong answers and the existence of alternative conceptions, in certain subject areas, were very high. After the teaching, we recognized a substantial increase of scientifically accepted answers, accompanied by only a very small number of wrong ones, and none providing alternative conceptions. Concerning to the laboratorial activities carried out, students were unanimous in saying that their implementation is important to science education.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoPinto, Filipa Daniela Gonçalves20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30207por201407213info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:44.484153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos Biotechnology teaching with laboratorial activities Predict-Observe-Explain-Reflect: a study focused on food production |
title |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
spellingShingle |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos Pinto, Filipa Daniela Gonçalves 57:372.857 857.372:57 371.388 57.08 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
title_full |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
title_fullStr |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
title_full_unstemmed |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
title_sort |
O ensino da biotecnologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete: uma abordagem centrada na produção de alimentos |
author |
Pinto, Filipa Daniela Gonçalves |
author_facet |
Pinto, Filipa Daniela Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dourado, Luís Gonzaga Pereira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Filipa Daniela Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
57:372.857 857.372:57 371.388 57.08 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
57:372.857 857.372:57 371.388 57.08 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30207 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132968076181504 |