O second Life® e o ensino-aprendizagem de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Inês Eira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1429
Resumo: As novas ferramentas decorrentes da geração Web 2.0 têm vindo a assumir um papel cada vez mais relevante não só na sociedade actual, como no processo de ensino-aprendizagem. A necessidade de adaptação das práticas de leccionação e integração de novas ferramentas consonantes com esta realidade no contexto de sala de aula afiguram-se como essenciais na prossecução de um ensino de sucesso. A escassez de estudos e investigações sobre a integração de ambientes de virtuais 3D em contexto de sala de aula levou ao surgimento deste estudo que pretende compreender e analisar o impacto da integração de uma ferramenta desta natureza, o Second Life, para leccionação de uma unidade didáctica constante do programa de Inglês do 11º ano, numa escola pública. Na recolha de dados foram utilizados os registos dos diários de expedição dos alunos, resultantes das actividades levadas a cabo no Second Life, assim como uma entrevista semi-estruturada, aplicada aos alunos e à docente da disciplina, e ainda questionários regulares aplicados aos alunos, que nos permitiram analisar as percepções dos agentes envolvidos sobre o trabalho desenvolvido e as aprendizagens realizadas. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que a utilização do Second Life enquanto ferramenta complementar promoveu uma maior motivação para a realização das tarefas, bem como uma maior motivação para a utilização da Língua Inglesa. O estudo levado a cabo permitiu concluir positivamente sobre a utilização de ambientes virtuais a 3 dimensões como o Second Life no desenvolvimento de aprendizagens significativas, especialmente ao nível do desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas. ABSTRACT: The new tools of the Web 2.0 generation have been playing an increasingly important role, not only in today's society, as in the teaching-learning process. The urge to adapt the teaching methods and to integrate the new tools in line with this reality in the classroom context appears to be essential in pursuing a sucessful educational process. The scarcity of studies and research on the integration of 3D virtual environments in the classroom context led to the emergence of this study which aims to understand and analyse the impact of the integration of Second Life in the teaching a didactic unit, part of the portuguese national curriculum of the 11th grade, in a public school. Data was collected using logbook records, resulting from the activities carried out in Second Life, as well as a semi-structured interview applied to the students and the course teacher, plus regular questionnaires applied to students that enabled us to examine the perceptions of stakeholders on the work and learning achieved. Data analysis showed that the use of Second Life as a complementary tool improved students’ motivation to perform the tasks and to use the English Language for communicative purposes. The overall conclusion of the study conducted shows a positive contribution of the use of virtual 3D environments as Second Life to the students’ learning process, as well as the development of meaningful learning related to linguistic and communicative competences.
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