Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Rui Jorge Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9925
Resumo: O atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio, integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este tem como finalidade a apresentação de todas as atividades desenvolvidas enquanto docente estagiário, assim como realizar uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o mesmo. A Prática de Ensino Supervisionada consta como o momento final de um plano de estudos, e talvez o mais importante. É neste momento que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, e nos desafiamos a nós mesmos num contexto real. Permitindo refletir na capacidade pessoal de exercer a docência, assim como evoluir e desenvolver outras capacidades enquanto docentes. Deste modo, o relatório de estágio será estruturado em diferentes capítulos seguindo uma sequência lógica e temporal. No segundo capítulo é realizado um breve enquadramento pessoal e institucional, onde será relatado todo o contexto escolar onde estive inserido. No terceiro capítulo será retratado todos os aspetos específicos do processo de lecionação, assim como as respetivas tarefas de estágio. No quarto capítulo irá ser abordado o processo de ensino-aprendizagem, assim como todas as especifidades inerentes a este processo. Seguidamente no quinto e sexto capítulo serão abordadas as atividades escolares desenvolvidas pelo núcleo de estágio ou pelo grupo de educação física. Por último será feita uma breve conclusão e reflexão acerca do estágio, onde irei abordar alguns problemas que foram surgindo com as aulas e as respetivas tentativas de os solucionar. Este foi um momento bastante enriquecedor, pois permitiu desenvolver as capacidades necessárias para a docência de educação física nas escolas.
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