Avaliação de Professores: que lições do caso português?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eusébio André
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abelha, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/825
Resumo: No atual contexto de “omniavaliação”, a avaliação de professores assume um papel central nas políticas educativas e na construção da profissionalidade docente, surgindo dilacerada entrepressões de performatividade e desejos emancipatórios. Neste aspecto, as mudanças ocorridas em Portugal, sobretudo no período entre 2007-2013, facultam contributos muito pregnantes para a discussão das lógicas, processos e dispositivos de avaliação de professores, quer no que respeita às implicações endógenas, quer no que respeita aos efeitos exógenos. No âmbito deste artigo, a partir do acervo de investigação realizada em Portugal, discutimos os resultados obtidos e retiramos as principais lições sobre a análise de dois aspetos que têm merecido particular destaque na literatura: i) a avaliação centrada na escola e ii) a avaliação pelos pares.
id RCAP_d411afb71e6d90e1f4407dd0c3d65021
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de Professores: que lições do caso português?Avaliação de professoresAvaliação pelos paresProfissionalidade docenteNo atual contexto de “omniavaliação”, a avaliação de professores assume um papel central nas políticas educativas e na construção da profissionalidade docente, surgindo dilacerada entrepressões de performatividade e desejos emancipatórios. Neste aspecto, as mudanças ocorridas em Portugal, sobretudo no período entre 2007-2013, facultam contributos muito pregnantes para a discussão das lógicas, processos e dispositivos de avaliação de professores, quer no que respeita às implicações endógenas, quer no que respeita aos efeitos exógenos. No âmbito deste artigo, a partir do acervo de investigação realizada em Portugal, discutimos os resultados obtidos e retiramos as principais lições sobre a análise de dois aspetos que têm merecido particular destaque na literatura: i) a avaliação centrada na escola e ii) a avaliação pelos pares.2014-07-07T15:34:23Z2014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/825http://hdl.handle.net/11328/825porMachado, E. A., & Abelha, M. (2014). Avaliação de Professores: que lições do caso português? Revista Olh@res, 2 (1), 55-80.2317-7853Machado, Eusébio AndréAbelha, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:04:32Zoai:repositorio.upt.pt:11328/825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:05.235324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Professores: que lições do caso português?
title Avaliação de Professores: que lições do caso português?
spellingShingle Avaliação de Professores: que lições do caso português?
Machado, Eusébio André
Avaliação de professores
Avaliação pelos pares
Profissionalidade docente
title_short Avaliação de Professores: que lições do caso português?
title_full Avaliação de Professores: que lições do caso português?
title_fullStr Avaliação de Professores: que lições do caso português?
title_full_unstemmed Avaliação de Professores: que lições do caso português?
title_sort Avaliação de Professores: que lições do caso português?
author Machado, Eusébio André
author_facet Machado, Eusébio André
Abelha, Marta
author_role author
author2 Abelha, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eusébio André
Abelha, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de professores
Avaliação pelos pares
Profissionalidade docente
topic Avaliação de professores
Avaliação pelos pares
Profissionalidade docente
description No atual contexto de “omniavaliação”, a avaliação de professores assume um papel central nas políticas educativas e na construção da profissionalidade docente, surgindo dilacerada entrepressões de performatividade e desejos emancipatórios. Neste aspecto, as mudanças ocorridas em Portugal, sobretudo no período entre 2007-2013, facultam contributos muito pregnantes para a discussão das lógicas, processos e dispositivos de avaliação de professores, quer no que respeita às implicações endógenas, quer no que respeita aos efeitos exógenos. No âmbito deste artigo, a partir do acervo de investigação realizada em Portugal, discutimos os resultados obtidos e retiramos as principais lições sobre a análise de dois aspetos que têm merecido particular destaque na literatura: i) a avaliação centrada na escola e ii) a avaliação pelos pares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07T15:34:23Z
2014-07-07
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/825
http://hdl.handle.net/11328/825
url http://hdl.handle.net/11328/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, E. A., & Abelha, M. (2014). Avaliação de Professores: que lições do caso português? Revista Olh@res, 2 (1), 55-80.
2317-7853
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134950430081024