First Responder: conhecimentos de primeiros socorros do polícia da PSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borrega, Eduardo José Barbedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42295
Resumo: O estudo apresenta dois objetivos gerais: (i) Caracterizar o conhecimento (percebido e efetivo) dos polícias no âmbito dos primeiros socorros e suporte básico de vida (SBV); e (ii) Avaliar se a formação prévia, sexo, classe de idade, categoria profissional, tempo de serviço na PSP ou Comando afetam significativamente a autoavaliação e a avaliação dos conhecimentos. Trata-se de um estudo transversal, em que participaram 1561 polícias (margem de erro de ±3.14%, para um IC99%). Foi aplicado um questionário online que contemplava: (i) caracterização dos participantes (sexo; classe de idade; categoria profissional; tempo de serviço; comando); (ii) questões de autoavaliação; e (iii) questões de avaliação dos conhecimentos de primeiros socorros e SBV. Na análise estatística recorreu-se à estatística descritiva, medidas de associação, modelo linear generalizado (ANOVA one way e post-hoc de Bonferroni) e regressão linear múltipla (método stepwise). Observou-se que (i) 38.8% dos participantes referem não terem formação em primeiros socorros e SBV; (ii) a correlação da formação e autoavaliação é forte (r = 0.508); (iii) o efeito da formação sobre a autoavaliação é elevado (η 2 p = 0.246; i.e., os participantes com formação apresentam resultados superiores na autoavaliação); (iv) o Comando onde os participantes exercem funções apresentou um efeito médio (η 2 p = 0.057) sobre a autoavaliação; e (v) o tempo de serviço apresentou um efeito médio sobre a avaliação de conhecimentos (η 2 p = 0.060). Em complemento, a regressão linear múltipla (R2 a = 0.105) permitiu identificar a autoavaliação (β = 0.187), sexo (β = 0.061), idade (β = -0.171), tempo de serviço (β = -0.067) e formação (β = 0.066), como preditores significativos da avaliação de conhecimentos. Em suma, os polícias com formação prévia têm maior confiança nas suas próprias capacidade de socorrismo. Contudo, o resultado da avaliação de conhecimentos revela que os mais formados não são necessariamente mais capazes. Face ao exposto, parece pertinente disponibilizar novas formações, mais técnicas e mais regulares. Também o reduzido poder preditivo, do modelo construído, enfatiza a necessidade de aprofundar o estudo dos atributos (ou construtos) que melhor expliquem os conhecimentos dos polícias no âmbito dos primeiros socorros e SBV.
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spelling First Responder: conhecimentos de primeiros socorros do polícia da PSPComandoFormaçãoPolícia de segurança públicaSocorrismoSuporte básico de vidaBasic Life SupportCommandFirst AidPublic Security PoliceTrainingDissertação de Mestrado Integrado em Ciências PoliciaisO estudo apresenta dois objetivos gerais: (i) Caracterizar o conhecimento (percebido e efetivo) dos polícias no âmbito dos primeiros socorros e suporte básico de vida (SBV); e (ii) Avaliar se a formação prévia, sexo, classe de idade, categoria profissional, tempo de serviço na PSP ou Comando afetam significativamente a autoavaliação e a avaliação dos conhecimentos. Trata-se de um estudo transversal, em que participaram 1561 polícias (margem de erro de ±3.14%, para um IC99%). Foi aplicado um questionário online que contemplava: (i) caracterização dos participantes (sexo; classe de idade; categoria profissional; tempo de serviço; comando); (ii) questões de autoavaliação; e (iii) questões de avaliação dos conhecimentos de primeiros socorros e SBV. Na análise estatística recorreu-se à estatística descritiva, medidas de associação, modelo linear generalizado (ANOVA one way e post-hoc de Bonferroni) e regressão linear múltipla (método stepwise). Observou-se que (i) 38.8% dos participantes referem não terem formação em primeiros socorros e SBV; (ii) a correlação da formação e autoavaliação é forte (r = 0.508); (iii) o efeito da formação sobre a autoavaliação é elevado (η 2 p = 0.246; i.e., os participantes com formação apresentam resultados superiores na autoavaliação); (iv) o Comando onde os participantes exercem funções apresentou um efeito médio (η 2 p = 0.057) sobre a autoavaliação; e (v) o tempo de serviço apresentou um efeito médio sobre a avaliação de conhecimentos (η 2 p = 0.060). Em complemento, a regressão linear múltipla (R2 a = 0.105) permitiu identificar a autoavaliação (β = 0.187), sexo (β = 0.061), idade (β = -0.171), tempo de serviço (β = -0.067) e formação (β = 0.066), como preditores significativos da avaliação de conhecimentos. Em suma, os polícias com formação prévia têm maior confiança nas suas próprias capacidade de socorrismo. Contudo, o resultado da avaliação de conhecimentos revela que os mais formados não são necessariamente mais capazes. Face ao exposto, parece pertinente disponibilizar novas formações, mais técnicas e mais regulares. Também o reduzido poder preditivo, do modelo construído, enfatiza a necessidade de aprofundar o estudo dos atributos (ou construtos) que melhor expliquem os conhecimentos dos polícias no âmbito dos primeiros socorros e SBV.The study has two general objectives: (i) to describe the knowledge (perceived and effective) of police officers in terms of first aids and basic life suport; and (ii) evaluate if previous formations, sex, age, professional category and years of service in PSP or Comando (place of service) affect significantly the self-assessment and evaluation of knowledge. It is a cross-sectional study, in which 1561 police officers (margin of error of ±3.14%, for a 99% confidence index). An online questionnaire was applied which included: (i) characterization of the participants (gender; age class; professional category; length of service; command); (ii) self-assessment questions; and (iii) questions to assess first aid and BLS knowledge. The statistical analysis used descriptive statistics, association measures, generalized linear model (one-way ANOVA and Bonferroni post-hoc) and multiple linear regression (stepwise method). It was observed that (i) 38.8% of the participants report having no training in first aid and basic life support; (ii) the correlation of training and self-assessment is strong (r = 0.508); (iii) the effect of training on self-assessment is high (η 2 p = 0.246; that means., participants with training show higher scores on self-assessment); (iv) the Command where the participants perform duties showed an average effect (η 2 p = 0.057) on self-assessment; and (v) length of service showed an average effect on knowledge assessment (η 2 p = 0.060). In addition, multiple linear regression (R 2 a = 0.105) allowed to identify self-assessment (β = 0.187), gender (β = 0.061), age (β = -0.171), length of service (β = -0.067), and training (β = 0.066), as significant predictors of knowledge assessment. Concluding, the police officers with previous first aids training have a larger confidence in their own abilities to perform first aids. However, the knowledge assessment shows that the more trained are not necessarily better prepared. As so, it seems rather important to provide new, more technical and more regular training courses. Also, the low predictive capacity of the model emphasizes the need to further study the attributes (or constructs) that best explain the knowledge of police officers regarding first aid and basic life support.Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaRepositório ComumBorrega, Eduardo José Barbedo2022-11-14T15:32:19Z2022-06-072022-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42295TID:203047656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:30:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:01.938422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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