Tarefas matemáticas e desenvolvimento do conhecimento matemático no 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Regina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ramalho, Glória, Henriques, Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/50
Resumo: As tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem. O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tarefas propostas aos alunos. Este estudo incide sobre a análise das tarefas matemáticas propostas por professores a alunos do 5.º ano de escolaridade. Os itens foram analisados de acordo com e estrutura teórica desenvolvida no âmbito do programa PISA da OECD. Os níveis de exigência cognitiva mais elevados foram encontrados no desenvolvimento das competências matemáticas Comunicação e Pensamento e Raciocínio, sendo estes significativamente maiores que os associados às competências Argumentação, Colocação e Resolução de problemas, Modelação e Uso de auxiliares e instrumentos. A competência matemática menos trabalhada nos itens analisados é o Uso de linguagem simbólica, formal e técnica. A análise dos dados mostrou que a maioria das tarefas incluem-se no grupo das tarefas de Reprodução. Em conclusão, o estudo evidencia que a grande maioria das tarefas não usam contextos realistas e, predominantemente, conduzem os estudantes a seleccionar procedimentos e algoritmos de resolução pré-definidos. Palavras-chave: Tarefas matemáticas, ensino da matemática, competências matemáticas, níveis de exigência cognitiva.
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