Os serviços das Fintech e os motivadores da sua implementação nas Pequenas e Médias Empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37136 |
Resumo: | As Fintech foram dos maiores agentes de mudança no setor financeiro a nível mundial, merecendo assim uma análise em profundidade. O objetivo deste estudo é compreender os fatores que levam à sua adoção e as consequências da mesma, entre outros. Devido também à conjuntura da pandemia Covid-19, a área financeira (incluindo os serviços Fintech) e o mundo digital têm-se transformado a um ritmo acelerado. As Fintech aliam-se à tecnologia, que está relacionada com o aumento na eficácia, conveniência e segurança. De forma a perceber melhor este tipo de serviços, foi seguida uma metodologia de investigação mista, de carácter exploratório. O método quantitativo incluiu um inquérito por questionário a empresas que são ou poderão ser clientes Fintech, totalizando 49 respostas válidas (num processo de recolha que durou três meses e que envolveu o envio de mais de mil e-mails para empresas diversas). A taxa de resposta foi baixa devido à conjuntura de pandemia e de guerra, ambas geradoras de incerteza nos negócios. Foi feita uma análise com base em estatística descritiva, assim como uma avaliação das qualidades métricas das escalas (KMO, Teste de esfericidade de Bartlett), a fiabilidade (alfa de Cronbach) e uma Análise Fatorial Exploratória. Fizeram-se ainda correlações de Pearson e o teste de Hipóteses (envolvendo regressões lineares simples e múltiplas) e gráficos de interações de variáveis. No que concerne a investigação qualitativa, foram entrevistados três profissionais (dois CEOs de empresas Fintech e um consumidor empresário (ambiente B2B) de serviços Fintech), para complementar a análise, de onde se realça o efeito Covid-19 na economia e a segurança dos dados (especialidade e mindset das Fintech, e uma área de constante inovação). Das cinco hipóteses formuladas, duas delas foram confirmadas (Hipóteses 1 e 2), uma rejeitada (Hipótese 4) e duas parcialmente confirmadas (Hipóteses 3 e 5), com as regressões lineares, comprovando assim que o contexto tecnológico (perceção de conveniência, utilidade, eficácia e a perceção de confiança e segurança), o contexto organizacional (redução da pegada ecológica e redução de custos) e parcialmente o contexto ambiental (tendência do consumidor, perceção de reputação e restrições e incentivos governamentais) têm um efeito positivo e significativo na intenção de adoção das Fintech. Também se comprovou que o contexto ambiental tem um efeito moderador na relação entre o contexto organizacional e a intenção de adoção das Fintech pelas PMEs. Existem três variáveis bastante fortes na implementação das Fintech, isto é, para ganharem quota de mercado - segurança, imagem e reputação (das Fintech). Portugal parece estar no caminho de adoção do mundo ocidental, e os serviços Fintech virão certamente a aumentar numa espécie de revolução, em que sobreviverão os mais fortes e capazes de se adaptar aos mercados e às suas necessidades. |
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O método quantitativo incluiu um inquérito por questionário a empresas que são ou poderão ser clientes Fintech, totalizando 49 respostas válidas (num processo de recolha que durou três meses e que envolveu o envio de mais de mil e-mails para empresas diversas). A taxa de resposta foi baixa devido à conjuntura de pandemia e de guerra, ambas geradoras de incerteza nos negócios. Foi feita uma análise com base em estatística descritiva, assim como uma avaliação das qualidades métricas das escalas (KMO, Teste de esfericidade de Bartlett), a fiabilidade (alfa de Cronbach) e uma Análise Fatorial Exploratória. Fizeram-se ainda correlações de Pearson e o teste de Hipóteses (envolvendo regressões lineares simples e múltiplas) e gráficos de interações de variáveis. No que concerne a investigação qualitativa, foram entrevistados três profissionais (dois CEOs de empresas Fintech e um consumidor empresário (ambiente B2B) de serviços Fintech), para complementar a análise, de onde se realça o efeito Covid-19 na economia e a segurança dos dados (especialidade e mindset das Fintech, e uma área de constante inovação). Das cinco hipóteses formuladas, duas delas foram confirmadas (Hipóteses 1 e 2), uma rejeitada (Hipótese 4) e duas parcialmente confirmadas (Hipóteses 3 e 5), com as regressões lineares, comprovando assim que o contexto tecnológico (perceção de conveniência, utilidade, eficácia e a perceção de confiança e segurança), o contexto organizacional (redução da pegada ecológica e redução de custos) e parcialmente o contexto ambiental (tendência do consumidor, perceção de reputação e restrições e incentivos governamentais) têm um efeito positivo e significativo na intenção de adoção das Fintech. Também se comprovou que o contexto ambiental tem um efeito moderador na relação entre o contexto organizacional e a intenção de adoção das Fintech pelas PMEs. Existem três variáveis bastante fortes na implementação das Fintech, isto é, para ganharem quota de mercado - segurança, imagem e reputação (das Fintech). Portugal parece estar no caminho de adoção do mundo ocidental, e os serviços Fintech virão certamente a aumentar numa espécie de revolução, em que sobreviverão os mais fortes e capazes de se adaptar aos mercados e às suas necessidades.Fintech has been one of the biggest agents of change in the financial sector worldwide, thus deserving an in-depth analysis. The aim of this study is to understand the factors leading to their adoption, its consequences, among others. Due also to the conjuncture of the Covid-19 pandemic, the financial area (including Fintech services) and the digital world have been transforming rapidly. Fintech is allied to technology, which is related to the increase in efficiency, convenience and security. In order to better understand this type of services, a mixed research methodology of an exploratory nature was followed. The quantitative method included a questionnaire survey of companies that are or might be Fintech customers, totaling 49 valid responses (in a collection process that lasted three months and involved sending over a thousand emails to various companies). The response rate was low due to the pandemic and war conjuncture, both of which generate uncertainty in business. The analysis was based on descriptive statistics, as well as an assessment of the metric qualities of the scales (KMO, Bartlett's test of sphericity), reliability (Cronbach's alpha) and an Exploratory Factor Analysis. Pearson correlations and Hypothesis testing (involving simple and multiple linear regressions) and variable interaction charts were also performed. Regarding the Qualitative research, three professionals (two CEOs of Fintech companies and a consumer entrepreneur (B2B environment) of Fintech services) were interviewed to complement the analysis, from which the Covid-19 effect on the economy and data security (specialty and mindset of Fintech companies, and an area of constant innovation) are highlighted. Of the five hypotheses formulated, two of them were confirmed (Hypotheses 1 and 2), one rejected (Hypothesis 4) and two partially confirmed (Hypotheses 3 and 5), with the linear regressions, thus proving that the technological context (perceived convenience, usefulness, effectiveness and the perception of trust and security), the organizational context (reduced ecological footprint and cost reduction) and partially the environmental context (consumer bias, perceived reputation and government restrictions and incentives) have a positive and significant effect on the intention to adopt Fintech. Environmental context was also found to have a moderating effect on the relationship between organisational context and SMEs' intention to adopt Fintech. There are three quite strong variables in the implementation of Fintech, that is, to gain market share - security, image and reputation (of Fintech). Portugal seems to be on the adoption path of the western world, and Fintech services will certainly increase in a kind of revolution, in which the strongest and those able to adapt to the markets and their needs will survive.2023-04-17T14:35:39Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37136porSantos, Diana Isabel Moreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:13Zoai:ria.ua.pt:10773/37136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:35.755400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As Fintech foram dos maiores agentes de mudança no setor financeiro a nível mundial, merecendo assim uma análise em profundidade. O objetivo deste estudo é compreender os fatores que levam à sua adoção e as consequências da mesma, entre outros. Devido também à conjuntura da pandemia Covid-19, a área financeira (incluindo os serviços Fintech) e o mundo digital têm-se transformado a um ritmo acelerado. As Fintech aliam-se à tecnologia, que está relacionada com o aumento na eficácia, conveniência e segurança. De forma a perceber melhor este tipo de serviços, foi seguida uma metodologia de investigação mista, de carácter exploratório. O método quantitativo incluiu um inquérito por questionário a empresas que são ou poderão ser clientes Fintech, totalizando 49 respostas válidas (num processo de recolha que durou três meses e que envolveu o envio de mais de mil e-mails para empresas diversas). A taxa de resposta foi baixa devido à conjuntura de pandemia e de guerra, ambas geradoras de incerteza nos negócios. Foi feita uma análise com base em estatística descritiva, assim como uma avaliação das qualidades métricas das escalas (KMO, Teste de esfericidade de Bartlett), a fiabilidade (alfa de Cronbach) e uma Análise Fatorial Exploratória. Fizeram-se ainda correlações de Pearson e o teste de Hipóteses (envolvendo regressões lineares simples e múltiplas) e gráficos de interações de variáveis. No que concerne a investigação qualitativa, foram entrevistados três profissionais (dois CEOs de empresas Fintech e um consumidor empresário (ambiente B2B) de serviços Fintech), para complementar a análise, de onde se realça o efeito Covid-19 na economia e a segurança dos dados (especialidade e mindset das Fintech, e uma área de constante inovação). Das cinco hipóteses formuladas, duas delas foram confirmadas (Hipóteses 1 e 2), uma rejeitada (Hipótese 4) e duas parcialmente confirmadas (Hipóteses 3 e 5), com as regressões lineares, comprovando assim que o contexto tecnológico (perceção de conveniência, utilidade, eficácia e a perceção de confiança e segurança), o contexto organizacional (redução da pegada ecológica e redução de custos) e parcialmente o contexto ambiental (tendência do consumidor, perceção de reputação e restrições e incentivos governamentais) têm um efeito positivo e significativo na intenção de adoção das Fintech. Também se comprovou que o contexto ambiental tem um efeito moderador na relação entre o contexto organizacional e a intenção de adoção das Fintech pelas PMEs. Existem três variáveis bastante fortes na implementação das Fintech, isto é, para ganharem quota de mercado - segurança, imagem e reputação (das Fintech). Portugal parece estar no caminho de adoção do mundo ocidental, e os serviços Fintech virão certamente a aumentar numa espécie de revolução, em que sobreviverão os mais fortes e capazes de se adaptar aos mercados e às suas necessidades. |
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