A evolução da importância da atividade física: dos pais para os filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3318 |
Resumo: | A atividade física é um conceito que deve estar presente no dia-a-dia do individuo, resume-se por toda a atividade que implique dispêndio energético do organismo. Como é conhecimento de todos, o sedentarismo tem vindo a aumentar e consequentemente as doenças que a este se encontram relacionadas, tais como, doenças coronárias, depressão, atrofia muscular, etc. Com tal facto os órgãos europeus responsáveis pela saúde pública, viram-se obrigados a implementar programas de promoção da atividade física e saúde. O impacto destes programas juntamente com a sua divulgação pelos meios sociais procura mudar a mentalidade da sociedade para uma mentalidade preenchida de hábitos saudáveis, seja a nível de atividade física ou a nível da saúde alimentar, com o objetivo de que a sociedade conheça os benefícios que uma prática saudável de atividade física origina e através disso reduzir o sedentarismo e consequentemente o risco de doenças. Neste âmbito procurou-se realizar um estudo que teve como principais objetivos: identificar os hábitos de atividade física dos alunos e dos pais, analisar a evolução do conceito de atividade física dos tempos de escola dos pais para o tempo de escola dos filhos e o motivo pelo qual isso aconteceu, identificar se estes têm conhecimento dos benefícios da atividade física regular e refletir sobre a importância da disciplina de Ed. Física. A amostra deste estudo foi constituída por 52 pais e 28 alunos da Escola Secundária de Penafiel, sendo que os pais tinham idades compreendidas entre os 36 e os 56 e os alunos entre os 14 e os 16 anos. O estudo caracteriza-se por ser de abordagem quantitativa. O instrumento para recolha dos dados foi um questionário aos pais e outro aos alunos. Foi possível constatar que existe uma prática regular de atividade física maior nos alunos do que nos pais, há diferenças na importância da atividade física nos tempos de escola dos pais para os tempos de escola dos filhos, que é significativamente maior hoje em dia e os motivos pelos quais esta mudança aconteceu, prendem-se aos benefícios que a prática regular de atividade física traz na prevenção de doenças e melhorias a nível da imagem corporal. |
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A evolução da importância da atividade física: dos pais para os filhosAtividade físicaSaúdeQualidade de vidaA atividade física é um conceito que deve estar presente no dia-a-dia do individuo, resume-se por toda a atividade que implique dispêndio energético do organismo. Como é conhecimento de todos, o sedentarismo tem vindo a aumentar e consequentemente as doenças que a este se encontram relacionadas, tais como, doenças coronárias, depressão, atrofia muscular, etc. Com tal facto os órgãos europeus responsáveis pela saúde pública, viram-se obrigados a implementar programas de promoção da atividade física e saúde. O impacto destes programas juntamente com a sua divulgação pelos meios sociais procura mudar a mentalidade da sociedade para uma mentalidade preenchida de hábitos saudáveis, seja a nível de atividade física ou a nível da saúde alimentar, com o objetivo de que a sociedade conheça os benefícios que uma prática saudável de atividade física origina e através disso reduzir o sedentarismo e consequentemente o risco de doenças. Neste âmbito procurou-se realizar um estudo que teve como principais objetivos: identificar os hábitos de atividade física dos alunos e dos pais, analisar a evolução do conceito de atividade física dos tempos de escola dos pais para o tempo de escola dos filhos e o motivo pelo qual isso aconteceu, identificar se estes têm conhecimento dos benefícios da atividade física regular e refletir sobre a importância da disciplina de Ed. Física. A amostra deste estudo foi constituída por 52 pais e 28 alunos da Escola Secundária de Penafiel, sendo que os pais tinham idades compreendidas entre os 36 e os 56 e os alunos entre os 14 e os 16 anos. O estudo caracteriza-se por ser de abordagem quantitativa. O instrumento para recolha dos dados foi um questionário aos pais e outro aos alunos. Foi possível constatar que existe uma prática regular de atividade física maior nos alunos do que nos pais, há diferenças na importância da atividade física nos tempos de escola dos pais para os tempos de escola dos filhos, que é significativamente maior hoje em dia e os motivos pelos quais esta mudança aconteceu, prendem-se aos benefícios que a prática regular de atividade física traz na prevenção de doenças e melhorias a nível da imagem corporal.Physical activity is a concept that must be present on the day-to-day life of the individual, can be summed up by any activity that involves the body's energy expenditure. As is known to all, the sedentary lifestyle has been increasing and consequently the diseases that are related to, such as heart disease, depression, muscle atrophy, etc. With this fact the European entities responsible for public health, were forced to implement programs to promote physical activity and health. The impact of these programs along with the propagation by social media seeks to change the mindset of society towards a mindset filled with healthy habits, whether is the level of physical activity or the level of health food, with the objective that the society knows the benefits that a healthy practice of physical activity originates and thereby decreases inactivity and consequently the risk of disease. In this context we sought to conduct a study that have as main objectives: identify the physical activity habits of students and parents, analyze the evolution of the concept of physical activity among school days from parents to school time of children and why it happened, identifying whether they are aware of the benefits of regular physical activity and reflect on the importance of the discipline of Physical Education. The study sample consisted in 52 parents and 28 students from the School of Penafiel, where parents were aged between 36 and 56 years old and students were aged between 14 and 16 years old. The study is characterized by being a quantitative approach. The instrument for data collection was a questionnaire to parents and other to students. It was found that there is a practice of regular physical activity in students more than the parents, there are differences in the importance of physical activity on school days from parents to children, which is significantly higher today and the reasons by which this change happened are relate to the benefits that regular physical activity brings on disease prevention and improvements in body image.2014-09-16T13:57:03Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3318porPinto, Ricardo Filipe Santos Dias Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:56.851870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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