A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso profissional e pessoal da estagiária durante as intervenções realizadas naquelas duas valências de ensino. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a Diferenciação Pedagógica, a Metodologia de Trabalho de Projeto, o Método Ativo, entre outras referências didáticas no âmbito destes dois contextos. Foi igualmente tida em conta a legislação portuguesa que suporta a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Toda esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual as crianças/alunos desempenham um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram registados através de diversas técnicas e instrumentos de observação utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades e interesses do grupo/turma e de cada criança/aluno. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a continuidade educativa entre estas duas valências de ensino através de práticas de articulação curricular ativa, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o educador/professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.ABSTRACT The present report was developed in the scope of Master´s degree in Preschool Education and 1st Primary School. In this way, it presents the professional and personal passage of the trainee during the participation in those two valences of education. This work is supported in theoretical and scientific material of various authors who defend the Pedagogical Differentiation, the Methodology of Project Work, the Active Method, among other didactic references in the scope of these two contexts. The Portuguese legislation that supports Preschool Education and 1st Primary School was equally taken in account. In addition, all this information was adjusted to practical education, in which the children/pupils play an important role as active participants in the learning process. It is also important to point out that all the gathered results were obtained through diverse techniques and observations during the period of the internship, with the purpose of perceiving which are the necessities and interests of the group/team and of each child/pupil. In conclusion, it was intended to show that we must take into consideration the educational continuity in these two education valences through practices of active curricular joint, aiming at the constant development of the child. This will make us reflective and critical professionals in our educational performance of the teacher learning process. With these objectives in mind the educator/professor must promote opportunities of an active and significant learning, in a stimulating and challenging environment. |
id |
RCAP_05740e0700f0a0f5bdb4756d837d4297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógicaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogia diferenciadaProfessor reflexivoAprendizagem ativaAprendizagem significativaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso profissional e pessoal da estagiária durante as intervenções realizadas naquelas duas valências de ensino. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a Diferenciação Pedagógica, a Metodologia de Trabalho de Projeto, o Método Ativo, entre outras referências didáticas no âmbito destes dois contextos. Foi igualmente tida em conta a legislação portuguesa que suporta a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Toda esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual as crianças/alunos desempenham um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram registados através de diversas técnicas e instrumentos de observação utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades e interesses do grupo/turma e de cada criança/aluno. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a continuidade educativa entre estas duas valências de ensino através de práticas de articulação curricular ativa, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o educador/professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.ABSTRACT The present report was developed in the scope of Master´s degree in Preschool Education and 1st Primary School. In this way, it presents the professional and personal passage of the trainee during the participation in those two valences of education. This work is supported in theoretical and scientific material of various authors who defend the Pedagogical Differentiation, the Methodology of Project Work, the Active Method, among other didactic references in the scope of these two contexts. The Portuguese legislation that supports Preschool Education and 1st Primary School was equally taken in account. In addition, all this information was adjusted to practical education, in which the children/pupils play an important role as active participants in the learning process. It is also important to point out that all the gathered results were obtained through diverse techniques and observations during the period of the internship, with the purpose of perceiving which are the necessities and interests of the group/team and of each child/pupil. In conclusion, it was intended to show that we must take into consideration the educational continuity in these two education valences through practices of active curricular joint, aiming at the constant development of the child. This will make us reflective and critical professionals in our educational performance of the teacher learning process. With these objectives in mind the educator/professor must promote opportunities of an active and significant learning, in a stimulating and challenging environment.2014-05-13T11:22:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1369TID:201460300porRebelo, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:48.976427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
title |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
spellingShingle |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica Rebelo, Maria Isabel Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa |
title_short |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
title_full |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
title_fullStr |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
title_sort |
A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica |
author |
Rebelo, Maria Isabel |
author_facet |
Rebelo, Maria Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia diferenciada Professor reflexivo Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o percurso profissional e pessoal da estagiária durante as intervenções realizadas naquelas duas valências de ensino. Para tal, este trabalho está sustentado em material teórico e científico de vários autores que defendem a Diferenciação Pedagógica, a Metodologia de Trabalho de Projeto, o Método Ativo, entre outras referências didáticas no âmbito destes dois contextos. Foi igualmente tida em conta a legislação portuguesa que suporta a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Toda esta informação foi ajustada à respetiva prática educativa, na qual as crianças/alunos desempenham um papel fundamental como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram registados através de diversas técnicas e instrumentos de observação utilizadas ao longo do estágio, com vista a perceber quais as necessidades e interesses do grupo/turma e de cada criança/aluno. Finalmente, pretendeu-se evidenciar que devemos ter em consideração a continuidade educativa entre estas duas valências de ensino através de práticas de articulação curricular ativa, visando o constante desenvolvimento da criança, o que nos torna profissionais reflexivos e críticos da nossa atuação educativa face ao processo de ensino-aprendizagem. É com estes objetivos em mente que o educador/professor deve promover oportunidades de aprendizagens ativas e significativas, num ambiente estimulante e desafiador.ABSTRACT The present report was developed in the scope of Master´s degree in Preschool Education and 1st Primary School. In this way, it presents the professional and personal passage of the trainee during the participation in those two valences of education. This work is supported in theoretical and scientific material of various authors who defend the Pedagogical Differentiation, the Methodology of Project Work, the Active Method, among other didactic references in the scope of these two contexts. The Portuguese legislation that supports Preschool Education and 1st Primary School was equally taken in account. In addition, all this information was adjusted to practical education, in which the children/pupils play an important role as active participants in the learning process. It is also important to point out that all the gathered results were obtained through diverse techniques and observations during the period of the internship, with the purpose of perceiving which are the necessities and interests of the group/team and of each child/pupil. In conclusion, it was intended to show that we must take into consideration the educational continuity in these two education valences through practices of active curricular joint, aiming at the constant development of the child. This will make us reflective and critical professionals in our educational performance of the teacher learning process. With these objectives in mind the educator/professor must promote opportunities of an active and significant learning, in a stimulating and challenging environment. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-13T11:22:35Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369 TID:201460300 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1369 |
identifier_str_mv |
TID:201460300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621943672832 |