Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25642
Resumo: O presente trabalho visa conhecer métodos, práticas, crenças e conhecimentos sobre o estudo instrumental, o tempo que lhe é dedicado, bem como a influência dos mindsets, através de uma revisão de investigação científica neste domínio e de entrevistas realizadas junto de instrumentistas e professores de instrumento atuantes num universo nacional. Esta pesquisa ambiciona poder munir o seu consultante de algumas ferramentas concretas que lhe permitam refinar, racionalizar e potenciar a eficácia do seu estudo, expondo-lhe, de forma mais organizada, a informação fulcral e credível que existe sobre esta matéria na atualidade. Os estudos, investigação e literatura consultada são, globalmente, uni-disciplinares, pelo que a presente dissertação procura realizar um exercício de cruzamento entre distintas abordagens: médica, psicológica, científica e artística, contemplando também autores que, de alguma forma, se destacaram e credibilizaram na análise da performance, treino e progressão até à excelência do indivíduo numa determinada área. Realizou-se um inquérito a 102 músicos portugueses. Os resultados revelaram que, apesar da significativa abundância de investigação na temática do estudo instrumental, os métodos e práticas dos músicos inquiridos são, nesta matéria, pouco sustentados em conhecimento sólido e devidamente documentado - científico ou não científico. A aprendizagem poderá radicar fundamentalmente numa passagem de testemunho de experiência, uma herança muito genérica de saberes que vão transitando de professores para alunos que, por sua vez, se transformam nos professores da geração seguinte, perpetuando o ciclo. Verificou-se existir uma enfatização do tempo de estudo, concentração, método, motivação, regularidade do estudo e da definição objetivos em detrimento do peso do talento. No entanto, aspetos como o bem-estar físico, o estudo mental e o ajuste para o mindset de crescimento não registaram a atribuição da devida importância, assim como o recurso à gravação e a criatividade. Concluiu-se ser necessário que estes aspetos sejam mais relevados pelos músicos, instrumentistas e docentes, e que os horizontes de conhecimentos e métodos possam ser sistematicamente alargados, evitando o risco de obsolescência.
id RCAP_d4a75137e6e6d3a4eca98fd82f1c02e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsetsEstudo instrumentalQuantidadeMétodosMotivaçãoTalentoPrática deliberadaHábitosInstrumental practiceQuantity methodsMotivationTalentDeliberate practiceHabitsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente trabalho visa conhecer métodos, práticas, crenças e conhecimentos sobre o estudo instrumental, o tempo que lhe é dedicado, bem como a influência dos mindsets, através de uma revisão de investigação científica neste domínio e de entrevistas realizadas junto de instrumentistas e professores de instrumento atuantes num universo nacional. Esta pesquisa ambiciona poder munir o seu consultante de algumas ferramentas concretas que lhe permitam refinar, racionalizar e potenciar a eficácia do seu estudo, expondo-lhe, de forma mais organizada, a informação fulcral e credível que existe sobre esta matéria na atualidade. Os estudos, investigação e literatura consultada são, globalmente, uni-disciplinares, pelo que a presente dissertação procura realizar um exercício de cruzamento entre distintas abordagens: médica, psicológica, científica e artística, contemplando também autores que, de alguma forma, se destacaram e credibilizaram na análise da performance, treino e progressão até à excelência do indivíduo numa determinada área. Realizou-se um inquérito a 102 músicos portugueses. Os resultados revelaram que, apesar da significativa abundância de investigação na temática do estudo instrumental, os métodos e práticas dos músicos inquiridos são, nesta matéria, pouco sustentados em conhecimento sólido e devidamente documentado - científico ou não científico. A aprendizagem poderá radicar fundamentalmente numa passagem de testemunho de experiência, uma herança muito genérica de saberes que vão transitando de professores para alunos que, por sua vez, se transformam nos professores da geração seguinte, perpetuando o ciclo. Verificou-se existir uma enfatização do tempo de estudo, concentração, método, motivação, regularidade do estudo e da definição objetivos em detrimento do peso do talento. No entanto, aspetos como o bem-estar físico, o estudo mental e o ajuste para o mindset de crescimento não registaram a atribuição da devida importância, assim como o recurso à gravação e a criatividade. Concluiu-se ser necessário que estes aspetos sejam mais relevados pelos músicos, instrumentistas e docentes, e que os horizontes de conhecimentos e métodos possam ser sistematicamente alargados, evitando o risco de obsolescência.The present work aims to know methods, practices, beliefs and knowledge regarding the instrumental practice, how much time should one dedicate it, as well as the influence of mindsets, through reviewing scientific researches over the theme and interviewing instrumentalists and instrument teachers, working within a nationwide universe. This research aims to provide its consultant with concrete tools that allow him to refine, rationalize and enhance the effectiveness of his practising, exposing to him, in a more organized way, the central and credible information that exists on this matter at the present time. The studies, research and literature consulted, are globally narrowly focused, so the present dissertation seeks to carry out an exercise of cross-referencing between different approaches: clinical, psychological, scientific and artistic, contemplating also authors who somehow stood out and gained credibility in the analysis of the performance, training and progression towards excellence of the individual in a given area. 102 Portuguese musicians where inquired. The results showed that, despite the prolific research on the subject of instrumental study, the methods and practices of the inquired musicians have, in this matter, little support given by solid and properly documented knowledge - scientific or non-scientific. Learning can be fundamentally based on a legacy transmission, where experience (while a very generic inheritance of knowledge) goes from teachers to students, who, in turn, become the teachers for the next generation, perpetuating the cycle. Aspects such as practice amount of time, focus, method, motivation, practice regularity and goal setting seemed to be more emphasised than the importance of talent. However, aspects such as the physical wellbeing, mental practice and the growth mindset were not given the right importance; neither did the habit of recording their playing or creativity. Conclusions outlined that those same aspects should deserve more relevance and that the horizons of knowledge can be systematically extended, avoiding obsolescence.Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães NoronhaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da2018-09-11T07:46:08Z2017-11-2720172017-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25642TID:201958449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:22:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:22:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
title Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
spellingShingle Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da
Estudo instrumental
Quantidade
Métodos
Motivação
Talento
Prática deliberada
Hábitos
Instrumental practice
Quantity methods
Motivation
Talent
Deliberate practice
Habits
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
title_full Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
title_fullStr Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
title_full_unstemmed Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
title_sort Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsets
author Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da
author_facet Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães Noronha
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo instrumental
Quantidade
Métodos
Motivação
Talento
Prática deliberada
Hábitos
Instrumental practice
Quantity methods
Motivation
Talent
Deliberate practice
Habits
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Estudo instrumental
Quantidade
Métodos
Motivação
Talento
Prática deliberada
Hábitos
Instrumental practice
Quantity methods
Motivation
Talent
Deliberate practice
Habits
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente trabalho visa conhecer métodos, práticas, crenças e conhecimentos sobre o estudo instrumental, o tempo que lhe é dedicado, bem como a influência dos mindsets, através de uma revisão de investigação científica neste domínio e de entrevistas realizadas junto de instrumentistas e professores de instrumento atuantes num universo nacional. Esta pesquisa ambiciona poder munir o seu consultante de algumas ferramentas concretas que lhe permitam refinar, racionalizar e potenciar a eficácia do seu estudo, expondo-lhe, de forma mais organizada, a informação fulcral e credível que existe sobre esta matéria na atualidade. Os estudos, investigação e literatura consultada são, globalmente, uni-disciplinares, pelo que a presente dissertação procura realizar um exercício de cruzamento entre distintas abordagens: médica, psicológica, científica e artística, contemplando também autores que, de alguma forma, se destacaram e credibilizaram na análise da performance, treino e progressão até à excelência do indivíduo numa determinada área. Realizou-se um inquérito a 102 músicos portugueses. Os resultados revelaram que, apesar da significativa abundância de investigação na temática do estudo instrumental, os métodos e práticas dos músicos inquiridos são, nesta matéria, pouco sustentados em conhecimento sólido e devidamente documentado - científico ou não científico. A aprendizagem poderá radicar fundamentalmente numa passagem de testemunho de experiência, uma herança muito genérica de saberes que vão transitando de professores para alunos que, por sua vez, se transformam nos professores da geração seguinte, perpetuando o ciclo. Verificou-se existir uma enfatização do tempo de estudo, concentração, método, motivação, regularidade do estudo e da definição objetivos em detrimento do peso do talento. No entanto, aspetos como o bem-estar físico, o estudo mental e o ajuste para o mindset de crescimento não registaram a atribuição da devida importância, assim como o recurso à gravação e a criatividade. Concluiu-se ser necessário que estes aspetos sejam mais relevados pelos músicos, instrumentistas e docentes, e que os horizontes de conhecimentos e métodos possam ser sistematicamente alargados, evitando o risco de obsolescência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
2017
2017-11-27T00:00:00Z
2018-09-11T07:46:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25642
TID:201958449
url http://hdl.handle.net/10400.14/25642
identifier_str_mv TID:201958449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546902617456640