Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8382
Resumo: Este trabalho está dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro refere-se ao relatório de estágio onde faço uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que realizei ao longo do último ano letivo (2016/2017), na Escola Secundária Morgado de Mateus, onde me foram atribuídas a turma B e C do 12º ano no primeiro e terceiro período, e a turma A e B do 11ºano durante o segundo período. Abordo também a componente não letiva onde refiro o planeamento das atividades extracurriculares realizadas na escola, a execução e o balanço das mesmas, o trabalho desenvolvido com a turma ao mesmo tempo refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do professor cooperante, da minha colega de estágio e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. Por fim, no segundo capítulo, apresento uma breve reflexão sobre o Papel do Professor Reflexivo, abordando o Currículo Oculto e a sua importância.
id RCAP_d4a7893a7428aaaadf05b50fc70e7007
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio Pedagógicoensino-aprendizagemreflexãoEste trabalho está dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro refere-se ao relatório de estágio onde faço uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que realizei ao longo do último ano letivo (2016/2017), na Escola Secundária Morgado de Mateus, onde me foram atribuídas a turma B e C do 12º ano no primeiro e terceiro período, e a turma A e B do 11ºano durante o segundo período. Abordo também a componente não letiva onde refiro o planeamento das atividades extracurriculares realizadas na escola, a execução e o balanço das mesmas, o trabalho desenvolvido com a turma ao mesmo tempo refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do professor cooperante, da minha colega de estágio e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. Por fim, no segundo capítulo, apresento uma breve reflexão sobre o Papel do Professor Reflexivo, abordando o Currículo Oculto e a sua importância.This work is divided in two chapters, referring the first one to the traineeship report, where I do a detailed description of the pedagogical training that I made throughout the current school year (2016/2017) in the high school Morgado de Mateus, where have been given to me the classes B and C from 12 degree on the first and third stages and classes A and B from 11 degree during the second stage. I mention also the non-academic aspect, where I refer to the extracurricular activities performed on the school, the execution and the overview of their content, the work developed on the class, thinking, at the same time, about the most relevant aspects and the experienced difficulties, either on the organization and management of all the teaching process, as well as, strategies and founded solutions to overcome those difficulties. The observation of the lessons from the trainees teacher, from my traineeship colleague and other teachers, proved to be fundamental on my learning process and evolution as a teacher. At last, on the second chapter, I present a brief reflection about the Role of the Reflective Teacher, about the Hidden Curriculum and their importance.2018-04-16T13:41:04Z2018-02-12T00:00:00Z2018-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8382TID:202323897porOliveira, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:11.420098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Oliveira, Ana Rita
Estágio Pedagógico
ensino-aprendizagem
reflexão
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Oliveira, Ana Rita
author_facet Oliveira, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
ensino-aprendizagem
reflexão
topic Estágio Pedagógico
ensino-aprendizagem
reflexão
description Este trabalho está dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro refere-se ao relatório de estágio onde faço uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que realizei ao longo do último ano letivo (2016/2017), na Escola Secundária Morgado de Mateus, onde me foram atribuídas a turma B e C do 12º ano no primeiro e terceiro período, e a turma A e B do 11ºano durante o segundo período. Abordo também a componente não letiva onde refiro o planeamento das atividades extracurriculares realizadas na escola, a execução e o balanço das mesmas, o trabalho desenvolvido com a turma ao mesmo tempo refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do professor cooperante, da minha colega de estágio e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. Por fim, no segundo capítulo, apresento uma breve reflexão sobre o Papel do Professor Reflexivo, abordando o Currículo Oculto e a sua importância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16T13:41:04Z
2018-02-12T00:00:00Z
2018-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8382
TID:202323897
url http://hdl.handle.net/10348/8382
identifier_str_mv TID:202323897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149997547520