Representação da cultura afro-brasileira no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio Profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4792 |
Resumo: | Trata-se de uma abordagem teórica e prática acerca das representações sociais e da cultura afro-brasileira pautada nas ideias de Minayo (1996), Jodelet (2001) e Moscovici (2004) numa perspectiva de valorização da presença africana no Brasil para a construção da identidade afro-brasileira, contida no livro didático de Língua Portuguesa coleção Português: linguagens. Ensino médio. 7 ed. Reformulada. Volumes:1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2010. Caracterizamos dois textos imagéticos de cada volume, em conjunto com os textos e imagens de apoio subsequente ao conteúdo específico do capítulo, selecionados a partir das inferências pós-leitura e possibildades de ampliação dialógica entre linguagens diversificadas, a partir da representação simbólica que os gêneros textuais selecionados e seus respectivos autores representam em um estilo literário. Levamos ainda em consideração a receptividade inicial e interativa leitor-texto sobre a representação da cultura afro-brasileira contida nos textos em análise. A metodologia da investigação é de cunho qualitativo baseado na aplicação de questionários, entrevistas e observação participante clivada através da análise de conteúdo como instrumento de análise de dados, fazendo um percurso metodológico necessário para a compreensão do objeto investigado. Registram-se algumas contribuições que este estudo já trouxe para a inclusão da história e da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Nordeste do Brasil e as contribuições identitárias dos alunos afrodescendentes. |
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Representação da cultura afro-brasileira no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio ProfissionalEDUCAÇÃOCULTURA BRASILEIRACULTURA AFRICANAREPRESENTAÇÕES SOCIAISLITERATURAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONAFRICAN CULTUREBRAZILIAN CULTURESOCIAL REPRESENTATIONSLITERATURETrata-se de uma abordagem teórica e prática acerca das representações sociais e da cultura afro-brasileira pautada nas ideias de Minayo (1996), Jodelet (2001) e Moscovici (2004) numa perspectiva de valorização da presença africana no Brasil para a construção da identidade afro-brasileira, contida no livro didático de Língua Portuguesa coleção Português: linguagens. Ensino médio. 7 ed. Reformulada. Volumes:1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2010. Caracterizamos dois textos imagéticos de cada volume, em conjunto com os textos e imagens de apoio subsequente ao conteúdo específico do capítulo, selecionados a partir das inferências pós-leitura e possibildades de ampliação dialógica entre linguagens diversificadas, a partir da representação simbólica que os gêneros textuais selecionados e seus respectivos autores representam em um estilo literário. Levamos ainda em consideração a receptividade inicial e interativa leitor-texto sobre a representação da cultura afro-brasileira contida nos textos em análise. A metodologia da investigação é de cunho qualitativo baseado na aplicação de questionários, entrevistas e observação participante clivada através da análise de conteúdo como instrumento de análise de dados, fazendo um percurso metodológico necessário para a compreensão do objeto investigado. Registram-se algumas contribuições que este estudo já trouxe para a inclusão da história e da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Nordeste do Brasil e as contribuições identitárias dos alunos afrodescendentes.This is a theoretical and practical about the social representations and african-Brazilian culture ruled by ideas Minayo (1996), Jodelet (2001) and Moscovici (2004) perspective of valuing African presence in Brazil for the construction of african-Brazilian identity, contained in the textbook of Portuguese Language collection Portuguese: languages. High school. 7th ed. Reformulated. Volumes 1, 2 and 3. Sao Paulo: Saraiva, 2010. Characterized two imagistic texts of each volume, together with the texts and images of support following the specific content of the chapter, selected from inferences after reading and competing possibilities of broadening dialogue between diverse languages, from the symbolic representation of the text genres selected and their authors represent in a literary style. We take into account also the initial receptivity and interactive text - reader on the representation of african-Brazilian culture contained in the texts under consideration. The research methodology is based on qualitative questionnaires, interviews and participant observation cleaved through content analysis as a tool for data analysis making a methodological approach necessary to understand the investigated object, We find some contributions that this study has brought to the inclusion of African history and culture and african-Brazilian in the school curriculum of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northeast Brazil and contributions identity of students of African descent.2014-05-21T13:28:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4792porOliveira, Maria Isabel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:00.965690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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