Representação da cultura afro-brasileira no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Isabel Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4792
Resumo: Trata-se de uma abordagem teórica e prática acerca das representações sociais e da cultura afro-brasileira pautada nas ideias de Minayo (1996), Jodelet (2001) e Moscovici (2004) numa perspectiva de valorização da presença africana no Brasil para a construção da identidade afro-brasileira, contida no livro didático de Língua Portuguesa coleção Português: linguagens. Ensino médio. 7 ed. Reformulada. Volumes:1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2010. Caracterizamos dois textos imagéticos de cada volume, em conjunto com os textos e imagens de apoio subsequente ao conteúdo específico do capítulo, selecionados a partir das inferências pós-leitura e possibildades de ampliação dialógica entre linguagens diversificadas, a partir da representação simbólica que os gêneros textuais selecionados e seus respectivos autores representam em um estilo literário. Levamos ainda em consideração a receptividade inicial e interativa leitor-texto sobre a representação da cultura afro-brasileira contida nos textos em análise. A metodologia da investigação é de cunho qualitativo baseado na aplicação de questionários, entrevistas e observação participante clivada através da análise de conteúdo como instrumento de análise de dados, fazendo um percurso metodológico necessário para a compreensão do objeto investigado. Registram-se algumas contribuições que este estudo já trouxe para a inclusão da história e da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Nordeste do Brasil e as contribuições identitárias dos alunos afrodescendentes.
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