A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48630 |
Resumo: | Ensino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações. |
id |
RCAP_d4ed8ac5bad04d934618bb858e429fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48630 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola ModernaJardim de InfânciaMovimento da Escola ModernaEducação Pré-EscolarEnsino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumRuivo, Cátia Ferreira2024-01-03T10:51:14Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48630TID:203441141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T02:15:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:17.337366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
title |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
spellingShingle |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna Ruivo, Cátia Ferreira Jardim de Infância Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar |
title_short |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
title_full |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
title_fullStr |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
title_full_unstemmed |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
title_sort |
A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna |
author |
Ruivo, Cátia Ferreira |
author_facet |
Ruivo, Cátia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruivo, Cátia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar |
topic |
Jardim de Infância Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar |
description |
Ensino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-03T10:51:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48630 TID:203441141 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48630 |
identifier_str_mv |
TID:203441141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136772726194176 |