Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Renato de Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7619
Resumo: Analisando a Deficiência Visual e o usual défice de exercício físico associado, verifica-se que um deficiente tem meios bastante limitados para ter autonomia e se envolver em programas de atividade física. Sabendo disso, é importante demonstrar à sociedade a importância da prática do exercício físico no meio terrestre e no meio aquático como promoção da qualidade de vida e autonomia das pessoas com deficiência visual. Dessa forma, este estudo teve como objetivo principal avaliar a aptidão aeróbica, resistência muscular e composição corporal antes e depois de uma intervenção em meio aquático e terrestre. Nesta intervenção um aluno com deficiência visual foi tabalhado num patamar de desempenho físico adequado ao seu nível etário bem como à sua condição de invisual. O sujeito foi avaliado com a Bateria de testes do FitnessGram® antes e após a intervenção. A intervenção consistiu em 12 sessões de 60min de treino em meio aquático e em meio terrestre. Antes do programa de treino o sujeito apresentava índices abaixo da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) na aptidão aeróbia, na força de braços e na flexibilidade. Os resultados apontaram que a aptidão aeróbica, aptidão muscular e composição corporal apresentaram melhorias. Após o programa apenas a aptidão aeróbia permaneceu abaixo do valor mínimo definido para a ZSAF. De realçar que nos 3 testes de força, o valor final atingido pelo invisual esteve no limite superior ou acima do definido pela ZSAF. Conclui-se que a prática de Exercício físico por pessoas com deficiência visual é recomendada e que mesmo em programas de treino curtos (12 sessões) são possíveíes resultados importantes, sobretudo na força e na flexibilidade. Para as adaptações aeróbias o tempo de treino foi insuficiente.
id RCAP_d52eb5258a942f9af8529ae20b2e6e3f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de casoNataçãoAptidão físicaDeficiência visualPrescrição de exercícioBateria fitnessgramAnalisando a Deficiência Visual e o usual défice de exercício físico associado, verifica-se que um deficiente tem meios bastante limitados para ter autonomia e se envolver em programas de atividade física. Sabendo disso, é importante demonstrar à sociedade a importância da prática do exercício físico no meio terrestre e no meio aquático como promoção da qualidade de vida e autonomia das pessoas com deficiência visual. Dessa forma, este estudo teve como objetivo principal avaliar a aptidão aeróbica, resistência muscular e composição corporal antes e depois de uma intervenção em meio aquático e terrestre. Nesta intervenção um aluno com deficiência visual foi tabalhado num patamar de desempenho físico adequado ao seu nível etário bem como à sua condição de invisual. O sujeito foi avaliado com a Bateria de testes do FitnessGram® antes e após a intervenção. A intervenção consistiu em 12 sessões de 60min de treino em meio aquático e em meio terrestre. Antes do programa de treino o sujeito apresentava índices abaixo da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) na aptidão aeróbia, na força de braços e na flexibilidade. Os resultados apontaram que a aptidão aeróbica, aptidão muscular e composição corporal apresentaram melhorias. Após o programa apenas a aptidão aeróbia permaneceu abaixo do valor mínimo definido para a ZSAF. De realçar que nos 3 testes de força, o valor final atingido pelo invisual esteve no limite superior ou acima do definido pela ZSAF. Conclui-se que a prática de Exercício físico por pessoas com deficiência visual é recomendada e que mesmo em programas de treino curtos (12 sessões) são possíveíes resultados importantes, sobretudo na força e na flexibilidade. Para as adaptações aeróbias o tempo de treino foi insuficiente.Considering the visual impared population and the associated deficit of physical exercise, it is possible to verify that a visual imparied individual presents most probably limitations in its autonomy which also impair his/her invovement in physical activity. As such, it is importante to show to the comunnitty the important role of physical exercise (PE), both in terrestrial and aquatic environments, as means to promote the visual impaired autonomy and quality of life. The main aim of the present study was to evaluate the aerobic ability, muscle endurance and body composition pre vs. post- a short physical exercise program comprising dryland and aquatic exercises. The experimente involved a single young student, visual impaired and not previosuly engaged in PE. The FitnessGram® test battery was applied pre and post-intervention. The intervention consisted of 12 sessions (over 4 weeks) with two aquatic weekly sessions and one weekly dryland session. Before the experiment the suject presented lower indexes that the minium standards definided by the test battery in aerobic ability, arm sendurance and felxibility. The results show that each and every mesaure that was taken improved over time. After the experiment, the single measure that stood belowe the minimum reccomended índex was aerobic ability. After the PE program, the individual attained (or surpassed) the maximum proposed by the test battery in every strength test. It is concluded that PE in the visual impaired yound students is reccomended, even for shorter periods of time (12 sessions). Is is possible to observe rapid improvements in such a short period, especiallly in strenght and in flexibility. The duration of the PE program was insufficient to attain an acceptable aerobic ability.2017-05-11T14:21:40Z2017-05-11T00:00:00Z2017-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7619porPinheiro, Renato de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:56Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:10.484807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
title Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
spellingShingle Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
Pinheiro, Renato de Paula
Natação
Aptidão física
Deficiência visual
Prescrição de exercício
Bateria fitnessgram
title_short Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
title_full Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
title_fullStr Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
title_full_unstemmed Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
title_sort Pesquisa da adaptação física para melhoramento da prescrição de exercício em terra e na água com o aluno com deficiência visual na escola: um estudo de caso
author Pinheiro, Renato de Paula
author_facet Pinheiro, Renato de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Renato de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Aptidão física
Deficiência visual
Prescrição de exercício
Bateria fitnessgram
topic Natação
Aptidão física
Deficiência visual
Prescrição de exercício
Bateria fitnessgram
description Analisando a Deficiência Visual e o usual défice de exercício físico associado, verifica-se que um deficiente tem meios bastante limitados para ter autonomia e se envolver em programas de atividade física. Sabendo disso, é importante demonstrar à sociedade a importância da prática do exercício físico no meio terrestre e no meio aquático como promoção da qualidade de vida e autonomia das pessoas com deficiência visual. Dessa forma, este estudo teve como objetivo principal avaliar a aptidão aeróbica, resistência muscular e composição corporal antes e depois de uma intervenção em meio aquático e terrestre. Nesta intervenção um aluno com deficiência visual foi tabalhado num patamar de desempenho físico adequado ao seu nível etário bem como à sua condição de invisual. O sujeito foi avaliado com a Bateria de testes do FitnessGram® antes e após a intervenção. A intervenção consistiu em 12 sessões de 60min de treino em meio aquático e em meio terrestre. Antes do programa de treino o sujeito apresentava índices abaixo da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) na aptidão aeróbia, na força de braços e na flexibilidade. Os resultados apontaram que a aptidão aeróbica, aptidão muscular e composição corporal apresentaram melhorias. Após o programa apenas a aptidão aeróbia permaneceu abaixo do valor mínimo definido para a ZSAF. De realçar que nos 3 testes de força, o valor final atingido pelo invisual esteve no limite superior ou acima do definido pela ZSAF. Conclui-se que a prática de Exercício físico por pessoas com deficiência visual é recomendada e que mesmo em programas de treino curtos (12 sessões) são possíveíes resultados importantes, sobretudo na força e na flexibilidade. Para as adaptações aeróbias o tempo de treino foi insuficiente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11T14:21:40Z
2017-05-11T00:00:00Z
2017-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7619
url http://hdl.handle.net/10348/7619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137138356256768