Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16775 |
Resumo: | No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual. |
id |
RCAP_d585791729dfd1cb78940a42899adfe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundáriaViolonceloDeficiência visualEstratégias pedagógicasEnsino da músicaCelloVisual impairmentPedagogical strategiesMusic teachingNo âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.As part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, the first two chapters of this monograph are dedicated to activities undertaken in the context of a professional internship at the Conservatory of Music of Porto, in the subjects of Cello, secondary-level String Orchestra Cello and Double Bass Sectionals and String Orchestra and describe the educational institution where it took place. The third chapter, however, is dedicated to the Research Project, which explores pedagogical strategies that aim to contribute to improving the performance of cello teachers when faced with the situation of instructing visually impaired students.Barahal, Jed AnthonyChuaqui, VicenteChvets, OxanaMarinho, FernandoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Inês Margarida Abreu2021-01-28T12:23:32Z2021-01-202021-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16775TID:202595838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.715353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
title |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária Coelho, Inês Margarida Abreu Violoncelo Deficiência visual Estratégias pedagógicas Ensino da música Cello Visual impairment Pedagogical strategies Music teaching |
title_short |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
title_full |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária |
author |
Coelho, Inês Margarida Abreu |
author_facet |
Coelho, Inês Margarida Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barahal, Jed Anthony Chuaqui, Vicente Chvets, Oxana Marinho, Fernando Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Inês Margarida Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violoncelo Deficiência visual Estratégias pedagógicas Ensino da música Cello Visual impairment Pedagogical strategies Music teaching |
topic |
Violoncelo Deficiência visual Estratégias pedagógicas Ensino da música Cello Visual impairment Pedagogical strategies Music teaching |
description |
No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-28T12:23:32Z 2021-01-20 2021-01-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16775 TID:202595838 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16775 |
identifier_str_mv |
TID:202595838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473527177216 |