Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Inês Margarida Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16775
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.
id RCAP_d585791729dfd1cb78940a42899adfe0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundáriaViolonceloDeficiência visualEstratégias pedagógicasEnsino da músicaCelloVisual impairmentPedagogical strategiesMusic teachingNo âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.As part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, the first two chapters of this monograph are dedicated to activities undertaken in the context of a professional internship at the Conservatory of Music of Porto, in the subjects of Cello, secondary-level String Orchestra Cello and Double Bass Sectionals and String Orchestra and describe the educational institution where it took place. The third chapter, however, is dedicated to the Research Project, which explores pedagogical strategies that aim to contribute to improving the performance of cello teachers when faced with the situation of instructing visually impaired students.Barahal, Jed AnthonyChuaqui, VicenteChvets, OxanaMarinho, FernandoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Inês Margarida Abreu2021-01-28T12:23:32Z2021-01-202021-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16775TID:202595838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:29.715353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
title Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
spellingShingle Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
Coelho, Inês Margarida Abreu
Violoncelo
Deficiência visual
Estratégias pedagógicas
Ensino da música
Cello
Visual impairment
Pedagogical strategies
Music teaching
title_short Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
title_full Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
title_fullStr Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
title_sort Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
author Coelho, Inês Margarida Abreu
author_facet Coelho, Inês Margarida Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barahal, Jed Anthony
Chuaqui, Vicente
Chvets, Oxana
Marinho, Fernando
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Inês Margarida Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Violoncelo
Deficiência visual
Estratégias pedagógicas
Ensino da música
Cello
Visual impairment
Pedagogical strategies
Music teaching
topic Violoncelo
Deficiência visual
Estratégias pedagógicas
Ensino da música
Cello
Visual impairment
Pedagogical strategies
Music teaching
description No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-28T12:23:32Z
2021-01-20
2021-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16775
TID:202595838
url http://hdl.handle.net/10400.22/16775
identifier_str_mv TID:202595838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473527177216