Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14514
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d58b00bb0b934ca7c555e47613616e52
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadoraAutorreflexibilidadeProfissionalidade docenteEducação de InfânciaEstratégias de mediação de grupoGrande grupoPequeno grupoSelf-reflexibilityTeaching professionalityChildhood educationGroup mediation strategiesLarge groupSmall groupRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Deste modo, estive, ao longo de 7 meses (entre novembro de 2020 e maio de 2021) inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) regida pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). Relativamente, à investigação “Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora” aqui retratada consiste no estudo de uma temática que surge da prática para a prática. Assim, com a investigação em questão foi minha intenção olhar para a minha prática, de forma a perceber se a mesma ia ao encontro da educadora que pretendo ser e identificar oportunidades de melhoria na minha ação pedagógica. Esta é, então, uma investigação-ação desenvolvida ao longo de sete meses, com recurso, sobretudo, à observação direta e indireta registada através de notas de campo e registo videográficos. Tendo identificado alguns aspetos a melhorar na minha prática, os resultados da segunda fase apontam para uma evolução, ainda que continuem a existir questões a melhorar. Esta investigação e o presente relatório na sua totalidade são bastante marcados pela reflexão e, mais concretamente, pela autorreflexão com o propósito de compreender a minha identidade enquanto educadora de infância e apostar na melhoria e contínua construção da mesma.Abstract This document presents a critical and reflective analysis of the practice and research developed within the Supervised Professional Practice II (PPSII). This practice took place in a kindergarten with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. That way, for 7 months (between November 2020 and May 2021), I was part of a Private Institution of Social Solidarity conducted by the Movimento da Escola Moderna (MEM). Regarding the investigation “Between wanting and being: the difficulties of becoming a kindergarten teacher” portrayed here consists of the study of a theme that arises from practice to the practice. Thus, with the investigation in question, my intention was to look at my practice, in order to see if it met the kindergarten teacher I intend to be and to identify opportunities for improvement in my pedagogical action. This is, then, an action research developed over seven months, using, above all, direct and indirect observation recorded through field notes and videographic records. Having identified some aspects for improvement in my practice, the results of the second phase point to an evolution, although there are still issues for improvement. This investigation and the present report in its entirety are quite marked by reflection and, more specifically, by self-reflection with the purpose of understanding my identity as a kindergarten teacher and betting on its continuous improvement and construction.Almeida, TiagoRCIPLTurras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte2022-03-24T10:25:46Z2021-07-262021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14514TID:202937348por202937348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.509149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
title Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
spellingShingle Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte
Autorreflexibilidade
Profissionalidade docente
Educação de Infância
Estratégias de mediação de grupo
Grande grupo
Pequeno grupo
Self-reflexibility
Teaching professionality
Childhood education
Group mediation strategies
Large group
Small group
title_short Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
title_full Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
title_fullStr Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
title_full_unstemmed Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
title_sort Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
author Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte
author_facet Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Autorreflexibilidade
Profissionalidade docente
Educação de Infância
Estratégias de mediação de grupo
Grande grupo
Pequeno grupo
Self-reflexibility
Teaching professionality
Childhood education
Group mediation strategies
Large group
Small group
topic Autorreflexibilidade
Profissionalidade docente
Educação de Infância
Estratégias de mediação de grupo
Grande grupo
Pequeno grupo
Self-reflexibility
Teaching professionality
Childhood education
Group mediation strategies
Large group
Small group
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
2021-07-26T00:00:00Z
2022-03-24T10:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14514
TID:202937348
url http://hdl.handle.net/10400.21/14514
identifier_str_mv TID:202937348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202937348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494671048704