Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14514 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d58b00bb0b934ca7c555e47613616e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadoraAutorreflexibilidadeProfissionalidade docenteEducação de InfânciaEstratégias de mediação de grupoGrande grupoPequeno grupoSelf-reflexibilityTeaching professionalityChildhood educationGroup mediation strategiesLarge groupSmall groupRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância com um grupo de 20 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Deste modo, estive, ao longo de 7 meses (entre novembro de 2020 e maio de 2021) inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) regida pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). Relativamente, à investigação “Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora” aqui retratada consiste no estudo de uma temática que surge da prática para a prática. Assim, com a investigação em questão foi minha intenção olhar para a minha prática, de forma a perceber se a mesma ia ao encontro da educadora que pretendo ser e identificar oportunidades de melhoria na minha ação pedagógica. Esta é, então, uma investigação-ação desenvolvida ao longo de sete meses, com recurso, sobretudo, à observação direta e indireta registada através de notas de campo e registo videográficos. Tendo identificado alguns aspetos a melhorar na minha prática, os resultados da segunda fase apontam para uma evolução, ainda que continuem a existir questões a melhorar. Esta investigação e o presente relatório na sua totalidade são bastante marcados pela reflexão e, mais concretamente, pela autorreflexão com o propósito de compreender a minha identidade enquanto educadora de infância e apostar na melhoria e contínua construção da mesma.Abstract This document presents a critical and reflective analysis of the practice and research developed within the Supervised Professional Practice II (PPSII). This practice took place in a kindergarten with a group of 20 children aged between 3 and 6 years. That way, for 7 months (between November 2020 and May 2021), I was part of a Private Institution of Social Solidarity conducted by the Movimento da Escola Moderna (MEM). Regarding the investigation “Between wanting and being: the difficulties of becoming a kindergarten teacher” portrayed here consists of the study of a theme that arises from practice to the practice. Thus, with the investigation in question, my intention was to look at my practice, in order to see if it met the kindergarten teacher I intend to be and to identify opportunities for improvement in my pedagogical action. This is, then, an action research developed over seven months, using, above all, direct and indirect observation recorded through field notes and videographic records. Having identified some aspects for improvement in my practice, the results of the second phase point to an evolution, although there are still issues for improvement. This investigation and the present report in its entirety are quite marked by reflection and, more specifically, by self-reflection with the purpose of understanding my identity as a kindergarten teacher and betting on its continuous improvement and construction.Almeida, TiagoRCIPLTurras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte2022-03-24T10:25:46Z2021-07-262021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14514TID:202937348por202937348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:18.509149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
title |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
spellingShingle |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte Autorreflexibilidade Profissionalidade docente Educação de Infância Estratégias de mediação de grupo Grande grupo Pequeno grupo Self-reflexibility Teaching professionality Childhood education Group mediation strategies Large group Small group |
title_short |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
title_full |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
title_fullStr |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
title_full_unstemmed |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
title_sort |
Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora |
author |
Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte |
author_facet |
Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turras, Maria Benedita Cabral Campello Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorreflexibilidade Profissionalidade docente Educação de Infância Estratégias de mediação de grupo Grande grupo Pequeno grupo Self-reflexibility Teaching professionality Childhood education Group mediation strategies Large group Small group |
topic |
Autorreflexibilidade Profissionalidade docente Educação de Infância Estratégias de mediação de grupo Grande grupo Pequeno grupo Self-reflexibility Teaching professionality Childhood education Group mediation strategies Large group Small group |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 2021-07-26T00:00:00Z 2022-03-24T10:25:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14514 TID:202937348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14514 |
identifier_str_mv |
TID:202937348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202937348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494671048704 |