A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Maria Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16524
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2a04d0a84e543367dd485f94dd65fd69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infânciaAutorreflexibilidadeEscritaEducação de InfânciaSelf-reflexibilityWritingKindergarten teacherRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarNo presente relatório pode ler-se uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a investigação realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Esta realizou-se durante cerca de três meses e meio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situada num bairro na Área Metropolitana de Lisboa, cujo modelo pedagógico decretado é o Movimento da Escola Moderna (MEM). O grupo com o qual contactei frequentava a valência de Jardim de Infância (JI) e era composto por 24 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Este trabalho visa apresentar os processos vividos ao longo da PPS II, através de uma intervenção pedagógica de cariz investigativo, a fim de me tornar Educadora de Infância. Neste sentido, no mesmo consta a caracterização do contexto em questão, as minhas intencionalidades pedagógicas e a avaliação da minha ação educativa. No que concerne à componente investigativa, denoto que se trata de um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, cuja problemática se prende com a escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância. Durante a investigação, recorri, essencialmente à observação direta, utilizando Notas de Campo (NC), Registos Diários (RD) e Reflexões Semanais (RS) como instrumentos de recolha de dados, a fim de, posteriormente, caracterizar o modo como os escritos me ajudam a refletir relativamente à minha prática. Finalmente, é apresentada uma reflexão crítica que pretende retratar o modo como iniciei a construção da profissionalidade docente através da Prática Profissional Supervisionada I e II.The present report is about a reflexive analysis about the pedagogical practice and investigation done within the curricular unit of Supervised Professional Practice II (PPS II). This lasted for about three and a half months and was done in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), located in a neighbourhood within the Lisbon Metropolitan Area, whose pedagogical model in place was the Modern School Movement (MEM). The group of children that I analysed attended kindergarten and was composed of 24 children with ages between 2 and 5 years old. This work aims at presenting the processes experienced throughout the SPP II, through a pedagogical intervention, in a research mode, with final objective of becoming a Kindergarten Teacher. In this matter, this report contains a characterization of the context of the analysis, as well as my pedagogical intentions and the evaluation of my educational action. When it comes to the investigative component, this is a study of an exploratory case, with qualitative nature, whose problematic is writing as a tool for self-reflexibility of the kindergarten teacher. During my investigation, I resorted essentially to direct observation, using Field Notes (NC), Daily Records (RD) and Weekly Reflections (RS) as resources, aiming at categorizing the way notes helped to reflect on my practice. Finally, the present critical reflection intends to show the way I started building my teaching professional career through Supervised Professional Practice I and II.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLSilva, Joana Maria Almeida2023-10-02T14:00:15Z2023-07-052023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16524TID:203354508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T02:15:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:16.906086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
title A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
spellingShingle A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
Silva, Joana Maria Almeida
Autorreflexibilidade
Escrita
Educação de Infância
Self-reflexibility
Writing
Kindergarten teacher
title_short A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
title_full A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
title_fullStr A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
title_full_unstemmed A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
title_sort A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
author Silva, Joana Maria Almeida
author_facet Silva, Joana Maria Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana Maria Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Autorreflexibilidade
Escrita
Educação de Infância
Self-reflexibility
Writing
Kindergarten teacher
topic Autorreflexibilidade
Escrita
Educação de Infância
Self-reflexibility
Writing
Kindergarten teacher
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02T14:00:15Z
2023-07-05
2023-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16524
TID:203354508
url http://hdl.handle.net/10400.21/16524
identifier_str_mv TID:203354508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133597602414592