O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43958 |
Resumo: | O desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação. |
id |
RCAP_d5a60ff8731626e6bbc326909bac44da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43958 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolarEducação Pré-EscolarCriançasDesenvolvimento SocioemocionalAutorregulação EmocionalO desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Repositório ComumPinheiro, Gabriela Pires2023-02-28T11:29:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43958TID:203197780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-16T02:15:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.168908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
title |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
spellingShingle |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar Pinheiro, Gabriela Pires Educação Pré-Escolar Crianças Desenvolvimento Socioemocional Autorregulação Emocional |
title_short |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
title_full |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
title_fullStr |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
title_sort |
O desenvolvimento socioemocional na educação pré-escolar |
author |
Pinheiro, Gabriela Pires |
author_facet |
Pinheiro, Gabriela Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Gabriela Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Crianças Desenvolvimento Socioemocional Autorregulação Emocional |
topic |
Educação Pré-Escolar Crianças Desenvolvimento Socioemocional Autorregulação Emocional |
description |
O desenvolvimento socioemocional tem vindo a ser mais valorizado na Educação Pré-Escolar, no entanto, é desconsiderado relativamente a outras competências que se visam adquirir ao longo deste período. O desenvolvimento socioemocional deve ser compreendido como um fator determinante no desenvolvimento integral da criança, para que esta consiga enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Quando utilizamos uma aproximação direta, com as crianças, com a intenção de colocar em prática o treino social e emocional, estamos a possibilitar a modelação da empatia e da compreensão. Este tipo de treino permite desenvolver as capacidades sociais da criança bem como o seu vocabulário emocional. Assim, ao construir a nossa relação emocional com a criança, definimos as suas interações com os outros. Desta forma, apoiamos o seu desenvolvimento social e emocional, sendo este o primeiro passo para a autorregulação e desenvolvimento da empatia. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “O Desenvolvimento socioemocional na Educação Pré-Escolar”, tem como objetivo desenvolver estratégias de autorregulação emocional com crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, foi utilizada a metodologia de investigação-ação, com uma amostra de nove crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. No final do estudo, concluiu-se que as crianças começaram a utilizar autonomamente as estratégias de autorregulação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T11:29:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43958 TID:203197780 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43958 |
identifier_str_mv |
TID:203197780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130944980910080 |