A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, Elisabete Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/28783
Resumo: Na atualidade a presença digital nas redes sociais é fundamental para os estabelecimentos hoteleiros, pois ajuda a construir e manter a reputação online da marca, num mundo cada vez mais global. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para criar um relacionamento mais próximo com os clientes e potenciais clientes, permitindo que os hotéis comuniquem diretamente com eles, respondam a perguntas, recebam feedback e ofereçam suporte ao cliente em tempo real. As redes sociais são um canal de marketing altamente eficaz para os hotéis, pois permitem que estes promovam os seus serviços, apresentem os seus diferenciais e atrativos, mostrem as comodidades e instalações. Além disso, as redes sociais também permitem que os hotéis promovam ofertas especiais, pacotes de férias e eventos. Este artigo pretende fazer uma análise à presença digital nas redes sociais dos hotéis da cidade de Braga. Foi efetuada uma pesquisa através do Registo Nacional de Turismo dos empreendimentos turísticos do concelho de Braga na tipologia Hotéis, que resultou num total de 28 Hotéis para o presente estudo. Foi efetuado um estudo exploratório através de uma abordagem qualitativa onde se analisaram os websites e as redes sociais em que os hotéis estavam presentes. Da análise efetuada aos hotéis da cidade de Braga, verificou-se que dos vinte e oito hotéis, somente quatro não têm qualquer presença nas redes sociais. Destes quatro, dois deles nem website possuem, ou seja, não têm qualquer presença digital.
id RCAP_d5b54489e80caab63a45023af2b6fd2f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de BragaThe digital presence on social networks of Braga city hotelsHotéisRedes sociaisMarketing digitalNa atualidade a presença digital nas redes sociais é fundamental para os estabelecimentos hoteleiros, pois ajuda a construir e manter a reputação online da marca, num mundo cada vez mais global. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para criar um relacionamento mais próximo com os clientes e potenciais clientes, permitindo que os hotéis comuniquem diretamente com eles, respondam a perguntas, recebam feedback e ofereçam suporte ao cliente em tempo real. As redes sociais são um canal de marketing altamente eficaz para os hotéis, pois permitem que estes promovam os seus serviços, apresentem os seus diferenciais e atrativos, mostrem as comodidades e instalações. Além disso, as redes sociais também permitem que os hotéis promovam ofertas especiais, pacotes de férias e eventos. Este artigo pretende fazer uma análise à presença digital nas redes sociais dos hotéis da cidade de Braga. Foi efetuada uma pesquisa através do Registo Nacional de Turismo dos empreendimentos turísticos do concelho de Braga na tipologia Hotéis, que resultou num total de 28 Hotéis para o presente estudo. Foi efetuado um estudo exploratório através de uma abordagem qualitativa onde se analisaram os websites e as redes sociais em que os hotéis estavam presentes. Da análise efetuada aos hotéis da cidade de Braga, verificou-se que dos vinte e oito hotéis, somente quatro não têm qualquer presença nas redes sociais. Destes quatro, dois deles nem website possuem, ou seja, não têm qualquer presença digital.Currently, the digital presence on social networks is essential for hotel establishments, it helps to build and maintain the brand’s online reputation in an increasingly global world. Social media is a powerful tool for creating a closer relationship with customers and potential customers, allowing hotels to communicate directly with them, answer questions, receive feedback and provide real-time costumer support. Social networks are highly effecttive marketing channel for hotels, as they allow them to promote their services, present their differentials and attractions, show their amenities and facilities. In addition, social networks also allow hotels to promote special offers, vacation packages and events.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBRodrigues, BrunoMorais, Elisabete Paulo2023-10-12T14:44:41Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28783porRodrigues, Bruno; Morais, Elisabete Paulo (2023). A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 2023:60, p. 281-2931646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:44.696113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
The digital presence on social networks of Braga city hotels
title A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
spellingShingle A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
Rodrigues, Bruno
Hotéis
Redes sociais
Marketing digital
title_short A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
title_full A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
title_fullStr A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
title_full_unstemmed A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
title_sort A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga
author Rodrigues, Bruno
author_facet Rodrigues, Bruno
Morais, Elisabete Paulo
author_role author
author2 Morais, Elisabete Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno
Morais, Elisabete Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Hotéis
Redes sociais
Marketing digital
topic Hotéis
Redes sociais
Marketing digital
description Na atualidade a presença digital nas redes sociais é fundamental para os estabelecimentos hoteleiros, pois ajuda a construir e manter a reputação online da marca, num mundo cada vez mais global. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para criar um relacionamento mais próximo com os clientes e potenciais clientes, permitindo que os hotéis comuniquem diretamente com eles, respondam a perguntas, recebam feedback e ofereçam suporte ao cliente em tempo real. As redes sociais são um canal de marketing altamente eficaz para os hotéis, pois permitem que estes promovam os seus serviços, apresentem os seus diferenciais e atrativos, mostrem as comodidades e instalações. Além disso, as redes sociais também permitem que os hotéis promovam ofertas especiais, pacotes de férias e eventos. Este artigo pretende fazer uma análise à presença digital nas redes sociais dos hotéis da cidade de Braga. Foi efetuada uma pesquisa através do Registo Nacional de Turismo dos empreendimentos turísticos do concelho de Braga na tipologia Hotéis, que resultou num total de 28 Hotéis para o presente estudo. Foi efetuado um estudo exploratório através de uma abordagem qualitativa onde se analisaram os websites e as redes sociais em que os hotéis estavam presentes. Da análise efetuada aos hotéis da cidade de Braga, verificou-se que dos vinte e oito hotéis, somente quatro não têm qualquer presença nas redes sociais. Destes quatro, dois deles nem website possuem, ou seja, não têm qualquer presença digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-12T14:44:41Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/28783
url http://hdl.handle.net/10198/28783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Bruno; Morais, Elisabete Paulo (2023). A presença digital nas redes sociais dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Braga. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 2023:60, p. 281-293
1646-9895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135483735834624