Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23202 |
Resumo: | Dissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho. |
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Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicaçãoSegmentaçãoMercado dos vinhosAnálise de clustersConsumo de vinhoDissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.O mercado do vinho em Portugal não é em termos académicos e nomeadamente em termos de segmentação de mercado, muito estudado. O que se propõe fazer com este trabalho é segmentar os compradores de vinho em Portugal em função dos benefícios / critérios que eles consideram na decisão de compra. Estudos como este permitirão às empresas de vinhos melhor definir estratégias de marketing. A nível académico, salienta-se que a literatura actual tem partido de um leque muito estreito de critérios para segmentar os compradores, pelo que o estudo pode também ter aqui algum valor acrescentado. Tendo como base um inquérito, no qual se exploram os critérios de compra de vinhos, começou-se por utilizar a análise factorial para identificar uma estrutura mais simples por detrás de mais de 20 critérios de compra de vinhos. Seguidamente, através da análise de clusters hierárquica, agruparam-se os compradores em função dos resultados da análise factorial, que permitiu identificar uma estrutura de critérios de compra simples e que se traduziu em 6 grandes critérios de compra. Com a aplicação da análise de clusters, evidenciou-se a existência de 4 clusters com perfis diferenciados em termos de critérios de compra consideradosFEUC2013-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23202http://hdl.handle.net/10316/23202porGomes, Américo Gabriel Costa - Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação. Coimbra, 2013Gomes, Américo Gabriel Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:35.932981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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