Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Américo Gabriel Costa.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23202
Resumo: Dissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
id RCAP_d5bb49d8c7f3a91b742d3f92964037d8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicaçãoSegmentaçãoMercado dos vinhosAnálise de clustersConsumo de vinhoDissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.O mercado do vinho em Portugal não é em termos académicos e nomeadamente em termos de segmentação de mercado, muito estudado. O que se propõe fazer com este trabalho é segmentar os compradores de vinho em Portugal em função dos benefícios / critérios que eles consideram na decisão de compra. Estudos como este permitirão às empresas de vinhos melhor definir estratégias de marketing. A nível académico, salienta-se que a literatura actual tem partido de um leque muito estreito de critérios para segmentar os compradores, pelo que o estudo pode também ter aqui algum valor acrescentado. Tendo como base um inquérito, no qual se exploram os critérios de compra de vinhos, começou-se por utilizar a análise factorial para identificar uma estrutura mais simples por detrás de mais de 20 critérios de compra de vinhos. Seguidamente, através da análise de clusters hierárquica, agruparam-se os compradores em função dos resultados da análise factorial, que permitiu identificar uma estrutura de critérios de compra simples e que se traduziu em 6 grandes critérios de compra. Com a aplicação da análise de clusters, evidenciou-se a existência de 4 clusters com perfis diferenciados em termos de critérios de compra consideradosFEUC2013-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23202http://hdl.handle.net/10316/23202porGomes, Américo Gabriel Costa - Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação. Coimbra, 2013Gomes, Américo Gabriel Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:35.932981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
title Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
spellingShingle Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
Gomes, Américo Gabriel Costa.
Segmentação
Mercado dos vinhos
Análise de clusters
Consumo de vinho
title_short Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
title_full Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
title_fullStr Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
title_full_unstemmed Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
title_sort Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação
author Gomes, Américo Gabriel Costa.
author_facet Gomes, Américo Gabriel Costa.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Américo Gabriel Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação
Mercado dos vinhos
Análise de clusters
Consumo de vinho
topic Segmentação
Mercado dos vinhos
Análise de clusters
Consumo de vinho
description Dissertação do mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23202
http://hdl.handle.net/10316/23202
url http://hdl.handle.net/10316/23202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Américo Gabriel Costa - Segmentação dos compradores de vinho : uma aplicação. Coimbra, 2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133742016495616