Importância do debriefing na prática simulada em saúde para militares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Rita Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=eYPfz325
Resumo: Estima-se que cerca de 90% das mortes em combate ocorrem antes da chegada das vítimas a uma Instalação de apoio Sanitário, sendo que a sobrevivência das vítimas é drasticamente dependente da primeira abordagem no local. Em Teatro de Operações, é muito provável que o elemento mais próximo de eventuais vítimas em combate seja um militar não profissional de saúde. Desta forma, considera-se que a pedra basilar consiste em dotar todos os militares de recursos e competências para a primeira assistência no terreno, seja a si próprio ou aos seus camaradas, pelo que o foco de atenção irá incidir sobre a formação em saúde para os militares, a serem projetados para um Teatro de Operações, com recurso ao debriefing após cenários clínicos simulados. O presente estudo tem como objetivo avaliar a influência do debriefing, após os cenários clínicos simulados, no desenvolvimento do conhecimento e desempenho clínico dos militares. Utilizou-se uma abordagem quantitativa do tipo experimental, antes e após, com um grupo controlo. Cada formação em Tactical Combat Casualty Care teve uma duração média de 8 horas. A amostra do estudo foi constituída por 104 indivíduos, militares a integrar uma Força Nacional Destacada, com uma média de idades de 28,90 anos e desvio padrão=8,035 anos. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados uma grelha de avaliação/observação do desempenho clínico e um teste de avaliação de conhecimentos teóricos. Em termos de resultados, observou-se que o debriefing foi eficaz para melhorar o desempenho prático dos militares, pois houve médias significativamente superiores nas avaliações práticas finais no grupo experimental em comparação com o grupo controlo. Por outro lado, o debriefing não teve influência no desenvolvimento dos conhecimentos teóricos dos militares na abordagem à vítima em ambiente tático/operacional. Este estudo mostrou ainda que o curso ministrado teve um impacto positivo no desenvolvimento da aprendizagem dos militares. Os resultados obtidos justificam a implementação e disseminação do debriefing na simulação realística na instituição militar, permitindo que os formandos reflitam sobre a experiência clínica, maximizando a aprendizagem.
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