Concepções de professores sobre a sexualidade de alunos e a sua formação em educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Cláudia Bortolozi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vilaça, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52094
Resumo: A educação sexual no contexto da escola é um processo importante que deve ser realizado pelos professores para todos os alunos. O objetivo desta revisão de literatura foi analisar as concepções de professores sobre a sexualidade de alunos com deficiência intelectual. Os artigos foram localizados em bases de dados na área da Educação e, a partir de critérios de exclusão, elegeram-se 83 artigos para análise de conteúdo. Encontraram-se as seguintes categorias: “educação sexual” (n=22); “aspectos da sexualidade de pessoas com deficiências” (n=28); “questões teóricas” (n=6); e “profissionais e familiares” (n=27). Esta última categoria foi desmembrada em: “concepções de professores” (n=7); “concepções de profissionais da saúde/cuidadores” (n=6), “concepções e expectativas de adultos que convivem com pessoas com deficiência” (n=9); e “implementação de programas de educação sexual” (n=5). Nos sete artigos sobre as concepções dos professores, estes reconhecem que os alunos com deficiência intelectual são seres sexuais e têm manifestações sexuais na escola; compreendem essa sexualidade como “exagerada” e consideram que eles não entendem as informações recebidas. Os professores são favoráveis à educação sexual na escola, mas, há aqueles que não consideram que esse seja o seu papel e outros que poderiam contribuir, apesar de necessitarem de preparação pessoal, formação continuada, materiais específicos e apoio da família. Estes resultados contribuem para o planejamento de cursos de formação de professores, visando o desenvolvimento de atitudes positivas: segurança no conhecimento científico, postura acolhedora, disponibilidade, respeito e tolerância, dentre outras, favorecendo a implementação da educação sexual na escola inclusiva.
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spelling Concepções de professores sobre a sexualidade de alunos e a sua formação em educação inclusivaTeachers’ conceptions regarding the sexuality of students and their formation in inclusive educationConcepções de professoresEducação sexualDeficiência intelectualFormação de professoresCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação sexual no contexto da escola é um processo importante que deve ser realizado pelos professores para todos os alunos. O objetivo desta revisão de literatura foi analisar as concepções de professores sobre a sexualidade de alunos com deficiência intelectual. Os artigos foram localizados em bases de dados na área da Educação e, a partir de critérios de exclusão, elegeram-se 83 artigos para análise de conteúdo. Encontraram-se as seguintes categorias: “educação sexual” (n=22); “aspectos da sexualidade de pessoas com deficiências” (n=28); “questões teóricas” (n=6); e “profissionais e familiares” (n=27). Esta última categoria foi desmembrada em: “concepções de professores” (n=7); “concepções de profissionais da saúde/cuidadores” (n=6), “concepções e expectativas de adultos que convivem com pessoas com deficiência” (n=9); e “implementação de programas de educação sexual” (n=5). Nos sete artigos sobre as concepções dos professores, estes reconhecem que os alunos com deficiência intelectual são seres sexuais e têm manifestações sexuais na escola; compreendem essa sexualidade como “exagerada” e consideram que eles não entendem as informações recebidas. Os professores são favoráveis à educação sexual na escola, mas, há aqueles que não consideram que esse seja o seu papel e outros que poderiam contribuir, apesar de necessitarem de preparação pessoal, formação continuada, materiais específicos e apoio da família. Estes resultados contribuem para o planejamento de cursos de formação de professores, visando o desenvolvimento de atitudes positivas: segurança no conhecimento científico, postura acolhedora, disponibilidade, respeito e tolerância, dentre outras, favorecendo a implementação da educação sexual na escola inclusiva.School-based sexual education is an important process that must be performed by teachers for all students. The objective of this literature review study was to analyse the teachers' conceptions regarding the sexuality of students with intellectual disability. The papers were localized in databases in the area of Education and, based on exclusion criteria, 83 papers were selected for content analysis. The following categories were found: "sexual education" (n=22); "aspects of sexuality of individuals with disabilities" (n=28); "theoretical issues" (n=6); and "professionals and relatives" (n=27). The last category was dismembered in the following subcategories: "conceptions of teachers" (n=7); "conceptions and expectations of adults living with individuals with disabilities" (n=9); "conceptions of health professionals/caregivers" (n = 6); and "implementation of sexual education programs" (n=5). In the seven papers on teacher conceptions, teachers recognize that students with intellectual disabilities are sexual beings and have sexual manifestations in the school; they understand their sexuality as "exaggerated" and consider that they do not understand the information received. Teachers are favourable to the sexual education at school. However, there are those who do not consider that as their role and others could contribute to sexuality education. They need personal preparation, continuing formation, specific materials and family support. These results are useful to the planning of teacher training courses, aiming the development of positive attitudes, namely: confidence in scientific knowledge, welcoming posture, availability, respect and tolerance, among others, favouring the implementation of sexual education in inclusive school.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalEste artigo baseia-se em dados parciais da pesquisa de pós-doutorado da primeira autora, sob supervisão da segunda, financiada pela FAPESP- Processo 2016/14382-0. Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Maria. Centro de EducaçãoUniversidade do MinhoMaia, Ana Cláudia BortoloziVilaça, Teresa2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52094porMaia, A.C.B., & Vilaça, T. (2017). Conceções de professores sobre a sexualidade de alunos e a sua formação em educação inclusiva (Conceptions of teachers on the sexuality of students and their education in inclusive education). Revista Educação Especial, 30(59), 669-680.1808-270X10.5902/1984686X28087http://dx.doi.org/10.5902/1984686X28087info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:04.944255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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