EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA EM PORTUGAL: INDÍCIOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE PRECÁRIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9625 |
Resumo: | Educação Sexual nas escolas é lei em Portugal, mas as especificidades dos (as) alunos (as) com deficiências são, poucas vezes, consideradas nas propostas educativas. Este estudo qualitativo descritivo teve por objetivo investigar as opiniões, sentimentos e ações sobre a Educação Sexual para alunos (as) com deficiência, de dez professores portugueses, sendo 7 mulheres e 3 homens, atuantes do 3º ciclo escolar (7º ao 9º ano de escolaridade). Os (as) professores (as) participaram de uma entrevista, gravada e transcrita na íntegra, para análise de conteúdo, evidenciando as dificuldades na formação, a partir das categorias que desvelam que os (as) professores (as): (a) não compreendem a Educação Sexual nas suas salas de aula como parte de um trabalho pedagógico de toda a escola; (b) têm receio dos familiares dos (as) alunos (as) e desconhecem as condições e recursos necessários às especificidades de seus (as) alunos (as) com deficiências e (c) reconhecem a necessidade de cursos na formação inicial e continuada sobre sexualidade, principalmente para alunos (as) com deficiência. Conclui-se que é fundamental garantir a formação docente na área da sexualidade e educação para o público da educação especial, para garantir a eficácia da lei em Educação Sexual nas escolas inclusivas de Portugal. |
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EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA EM PORTUGAL: INDÍCIOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE PRECÁRIAEducação Sexual. Deficiências. Formação de Professores. Educação Sexual nas escolas é lei em Portugal, mas as especificidades dos (as) alunos (as) com deficiências são, poucas vezes, consideradas nas propostas educativas. Este estudo qualitativo descritivo teve por objetivo investigar as opiniões, sentimentos e ações sobre a Educação Sexual para alunos (as) com deficiência, de dez professores portugueses, sendo 7 mulheres e 3 homens, atuantes do 3º ciclo escolar (7º ao 9º ano de escolaridade). Os (as) professores (as) participaram de uma entrevista, gravada e transcrita na íntegra, para análise de conteúdo, evidenciando as dificuldades na formação, a partir das categorias que desvelam que os (as) professores (as): (a) não compreendem a Educação Sexual nas suas salas de aula como parte de um trabalho pedagógico de toda a escola; (b) têm receio dos familiares dos (as) alunos (as) e desconhecem as condições e recursos necessários às especificidades de seus (as) alunos (as) com deficiências e (c) reconhecem a necessidade de cursos na formação inicial e continuada sobre sexualidade, principalmente para alunos (as) com deficiência. Conclui-se que é fundamental garantir a formação docente na área da sexualidade e educação para o público da educação especial, para garantir a eficácia da lei em Educação Sexual nas escolas inclusivas de Portugal.Universidade Federal de Viçosa - UFV2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/962510.18540/revesvl3iss1pp0095-0105REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 No. 1 (2020); 0095-0105REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 Núm. 1 (2020); 0095-0105REVES - Revista Relações Sociais; v. 3 n. 1 (2020); 0095-01052595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9625/5314Bortolozzi Maia, Ana ClaudiaCarvalho, Leilane Raquel Spadotto de Vilaça, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T17:48:32Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9625Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2020-06-24T17:48:32REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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