Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48962
Resumo: A tecnologia emergente da web 3.0, que está a abrir caminhos para experiências digitais mais imersivas, assim como as novas tendências e comportamentos do consumidor, estão a determinar a transformação digital de vários sectores de atividade, em particular, do sector da indústria da moda no contexto do metaverso. Neste âmbito, é cada vez mais importante ter em consideração os contributos da investigação científica baseada em dados empíricos, que permitam identificar variáveis que devam ser consideradas nas estratégias de gestão da marca em tal contexto. Com o propósito de compreender e descrever como e porque as marcas da indústria da moda estão a gerir a sua presença no metaverso, esta dissertação efetuou o estudo de caso da Fly London, visando descrever o seu processo de preparação do negócio para o metaverso. Foi adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, tendo a recolha dos dados assentado na técnica da entrevista estruturada. Com base nos resultados da análise, foi possível compreender quais as etapas e variáveis a considerar na preparação do negócio para o metaverso. Foram, igualmente, identificadas as limitações ainda existentes na gestão da marca no metaverso. As conclusões desta investigação permitiram gerar contributos para o contexto empresarial no setor da indústria da moda para o metaverso, assim como para futuras investigações na área do marketing e gestão da marca.
id RCAP_d5e15c7802b178f399ba447f47e35e6f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly LondonGestão da marca, Estudo de Caso, Fly London, Indústria da Moda, MetaversoA tecnologia emergente da web 3.0, que está a abrir caminhos para experiências digitais mais imersivas, assim como as novas tendências e comportamentos do consumidor, estão a determinar a transformação digital de vários sectores de atividade, em particular, do sector da indústria da moda no contexto do metaverso. Neste âmbito, é cada vez mais importante ter em consideração os contributos da investigação científica baseada em dados empíricos, que permitam identificar variáveis que devam ser consideradas nas estratégias de gestão da marca em tal contexto. Com o propósito de compreender e descrever como e porque as marcas da indústria da moda estão a gerir a sua presença no metaverso, esta dissertação efetuou o estudo de caso da Fly London, visando descrever o seu processo de preparação do negócio para o metaverso. Foi adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, tendo a recolha dos dados assentado na técnica da entrevista estruturada. Com base nos resultados da análise, foi possível compreender quais as etapas e variáveis a considerar na preparação do negócio para o metaverso. Foram, igualmente, identificadas as limitações ainda existentes na gestão da marca no metaverso. As conclusões desta investigação permitiram gerar contributos para o contexto empresarial no setor da indústria da moda para o metaverso, assim como para futuras investigações na área do marketing e gestão da marca.Tavares, VictorRepositório ComumOliveira, Joana2024-01-15T17:37:30Z2023-10-162023-07-182023-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48962TID:203466268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-19T14:00:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:15.406945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
title Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
spellingShingle Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
Oliveira, Joana
Gestão da marca, Estudo de Caso, Fly London, Indústria da Moda, Metaverso
title_short Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
title_full Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
title_fullStr Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
title_full_unstemmed Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
title_sort Gestão da presença da marca no Metaverso - o caso da marca de moda Fly London
author Oliveira, Joana
author_facet Oliveira, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Victor
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da marca, Estudo de Caso, Fly London, Indústria da Moda, Metaverso
topic Gestão da marca, Estudo de Caso, Fly London, Indústria da Moda, Metaverso
description A tecnologia emergente da web 3.0, que está a abrir caminhos para experiências digitais mais imersivas, assim como as novas tendências e comportamentos do consumidor, estão a determinar a transformação digital de vários sectores de atividade, em particular, do sector da indústria da moda no contexto do metaverso. Neste âmbito, é cada vez mais importante ter em consideração os contributos da investigação científica baseada em dados empíricos, que permitam identificar variáveis que devam ser consideradas nas estratégias de gestão da marca em tal contexto. Com o propósito de compreender e descrever como e porque as marcas da indústria da moda estão a gerir a sua presença no metaverso, esta dissertação efetuou o estudo de caso da Fly London, visando descrever o seu processo de preparação do negócio para o metaverso. Foi adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, tendo a recolha dos dados assentado na técnica da entrevista estruturada. Com base nos resultados da análise, foi possível compreender quais as etapas e variáveis a considerar na preparação do negócio para o metaverso. Foram, igualmente, identificadas as limitações ainda existentes na gestão da marca no metaverso. As conclusões desta investigação permitiram gerar contributos para o contexto empresarial no setor da indústria da moda para o metaverso, assim como para futuras investigações na área do marketing e gestão da marca.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
2023-07-18
2023-10-16T00:00:00Z
2024-01-15T17:37:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48962
TID:203466268
url http://hdl.handle.net/10400.26/48962
identifier_str_mv TID:203466268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137013162573824