Aprendizagem cooperativa: estudo com alunos do 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cristina do Nascimento Romano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6157
Resumo: Fundamentado na teoria do desenvolvimento psicológico de Vygotsky e na literatura sobre a aprendizagem cooperativa, o presente estudo desenvolveu-se em torno de dois objectivos principais: 1) inferir acerca da importância da implementação da aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais, sendo este objectivo subdividido em dois mais específicos, nomeadamente, 1.1) averiguar o contributo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências cognitivas e 1.2) averiguar o contributo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências atitudinais; 2) perceber os efeitos da aprendizagem cooperativa na motivação dos alunos para a aprendizagem. De acordo com estes objectivos, foi seleccionada uma amostra constituída por uma turma do 7.º ano de escolaridade. O estudo foi realizado na disciplina de Ciências Naturais, tendo por base os temas programáticos “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” e “A Terra conta a sua História”. Os principais instrumentos de recolha de dados foram testes de avaliação, grelhas de observação da investigadora, diário do aluno e um questionário final para indagar a motivação dos alunos relativamente à aprendizagem em ambiente cooperativo. Analisámos os efeitos da aprendizagem cooperativa segundo duas dimensões, uma qualitativa e descritiva, relativa às atitudes e à motivação dos alunos, durante a intervenção na prática pedagógica, e outra mais quantitativa, relativa aos resultados obtidos, pelos alunos, ao nível das competências cognitivas, quer simples (memorização e compreensão de baixo nível de abstracção), quer complexas (compreensão de elevado nível de abstracção e aplicação). Os resultados finais do estudo evidenciaram que, para esta amostra, a aprendizagem em grupos de trabalho cooperativo favoreceu, de forma muito positiva, o desenvolvimento de competências, quer cognitivas, quer atitudinais. A análise dos dados revelou ainda que os alunos sentiram grande satisfação em aprender em ambiente cooperativo, o que parece ter desenvolvido uma grande motivação pelo estudo das Ciências Naturais, o que, por sua vez, pode justificar os bons resultados a nível das competências cognitivas simples e complexas.Based on the theory of psychological development of Vygotsky and the literature on cooperative learning, this study was developed around two main objectives: 1) to infer the importance of implementation of cooperative learning in teaching and learning of Natural Sciences this objective being subdivided into two more specific, namely, 1.1) to determine the contribution of cooperative learning in the development of cognitive skills and 1.2) to determine the contribution of cooperative learning in the development of attitudinal skills, 2) to investigate the effects of cooperative learning on student motivation for learning. According to these objectives, it has been selected a sample of a class of 7th grade. The study was conducted in Science class, based on programmatic themes "Science, Technology, Society and Environment" and "The Earth has its History". The main instruments of data collection were evaluation tests, observation grids of the researcher, the student diary and a final questionnaire to investigate students' motivation for learning in cooperative environment. We examined the effects of cooperative learning according to two dimensions, a qualitative and descriptive information on the attitudes and motivation of students during the intervention in teaching practice and other more quantitative on the results obtained by students at the level of cognitive skills or simple (memorization and understanding of low level of abstraction) or complex (high-level understanding of abstraction and application). The final results of the study showed that, for this sample, the learning of cooperative work in groups favoured, very positively, the development of skills, whether cognitive or attitudinal. Data analysis also revealed that students felt great satisfaction in learning in cooperative environment, which seems to have developed a great motivation for the study of natural sciences, which in turn can justify good results at the level of simple cognitive skills and complex.
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O estudo foi realizado na disciplina de Ciências Naturais, tendo por base os temas programáticos “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” e “A Terra conta a sua História”. Os principais instrumentos de recolha de dados foram testes de avaliação, grelhas de observação da investigadora, diário do aluno e um questionário final para indagar a motivação dos alunos relativamente à aprendizagem em ambiente cooperativo. Analisámos os efeitos da aprendizagem cooperativa segundo duas dimensões, uma qualitativa e descritiva, relativa às atitudes e à motivação dos alunos, durante a intervenção na prática pedagógica, e outra mais quantitativa, relativa aos resultados obtidos, pelos alunos, ao nível das competências cognitivas, quer simples (memorização e compreensão de baixo nível de abstracção), quer complexas (compreensão de elevado nível de abstracção e aplicação). Os resultados finais do estudo evidenciaram que, para esta amostra, a aprendizagem em grupos de trabalho cooperativo favoreceu, de forma muito positiva, o desenvolvimento de competências, quer cognitivas, quer atitudinais. A análise dos dados revelou ainda que os alunos sentiram grande satisfação em aprender em ambiente cooperativo, o que parece ter desenvolvido uma grande motivação pelo estudo das Ciências Naturais, o que, por sua vez, pode justificar os bons resultados a nível das competências cognitivas simples e complexas.Based on the theory of psychological development of Vygotsky and the literature on cooperative learning, this study was developed around two main objectives: 1) to infer the importance of implementation of cooperative learning in teaching and learning of Natural Sciences this objective being subdivided into two more specific, namely, 1.1) to determine the contribution of cooperative learning in the development of cognitive skills and 1.2) to determine the contribution of cooperative learning in the development of attitudinal skills, 2) to investigate the effects of cooperative learning on student motivation for learning. According to these objectives, it has been selected a sample of a class of 7th grade. The study was conducted in Science class, based on programmatic themes "Science, Technology, Society and Environment" and "The Earth has its History". The main instruments of data collection were evaluation tests, observation grids of the researcher, the student diary and a final questionnaire to investigate students' motivation for learning in cooperative environment. We examined the effects of cooperative learning according to two dimensions, a qualitative and descriptive information on the attitudes and motivation of students during the intervention in teaching practice and other more quantitative on the results obtained by students at the level of cognitive skills or simple (memorization and understanding of low level of abstraction) or complex (high-level understanding of abstraction and application). 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