Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Diana Filipa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23286
Resumo: Este relatório final corresponde ao trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. Sendo que, tem um enfoque especial na área do conhecimento do mundo, mais particularmente, no conhecimento do mundo físico e natural com o tema “a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância”. Este relatório tem como objetivo aprofundar a importância da exploração do meio físico e natural no processo de aprendizagem das crianças na educação de infância, apresentando a minha ação educativa. No decorrer do relatório é apresentado uma fundamentação teórica que remete para a importância das ciências nas primeiras idades, para articulação das várias áreas do saber, para a importância dos materiais e dos espaços na exploração e descoberta e qual deve ser o papel do educador na abordagem às ciências. Também é apresentado a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Através da metodologia da investigação-ação desenvolvi uma investigação sobre a minha prática, em que tive a oportunidade de pesquisar, analisar, partilhar e refletir, ajudando-me a regular e intencionalizar a minha prática educativa; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The holistic exploration of the physical and natural world in early childhood education This final report corresponds to the work developed in supervised teaching practice of the Master`s degree in Pre-school Education of the University of Évora. Being that, it has a special focus in the area of the knowledge of the world, more particularly, in the knowledge of the physical and natural world with the theme "the integrated exploration of the physical and natural world in early childhood education”. This report aims to deepen the importance of exploring the physical and natural environment in the process of learning children in early childhood education, presenting my educational action. In the course of the report, a theoretical basis is presented which refers to the importance of the sciences in the early ages, in order to articulate the various areas of knowledge, the importance of materials and spaces in exploration and discovery, and what should be the role of the educator in the approach to the sciences. It is also presented the characterization of the two contexts of pedagogical intervention where the practice of supervised teaching was carried out. Through the methodology of action research I developed an investigation about my practice, in which I had the opportunity to research, analyse, share and reflect, helping me to regulate and intentionalize my educational practice.
id RCAP_d6116d75836b7d3302aa9f96285e8485
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infânciaEducação de infânciaDescobertaMundo físico e naturalExploração integradaChildhood educationDiscoveryPhysical and natural worldIntegrated explorationEste relatório final corresponde ao trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. Sendo que, tem um enfoque especial na área do conhecimento do mundo, mais particularmente, no conhecimento do mundo físico e natural com o tema “a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância”. Este relatório tem como objetivo aprofundar a importância da exploração do meio físico e natural no processo de aprendizagem das crianças na educação de infância, apresentando a minha ação educativa. No decorrer do relatório é apresentado uma fundamentação teórica que remete para a importância das ciências nas primeiras idades, para articulação das várias áreas do saber, para a importância dos materiais e dos espaços na exploração e descoberta e qual deve ser o papel do educador na abordagem às ciências. Também é apresentado a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Através da metodologia da investigação-ação desenvolvi uma investigação sobre a minha prática, em que tive a oportunidade de pesquisar, analisar, partilhar e refletir, ajudando-me a regular e intencionalizar a minha prática educativa; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The holistic exploration of the physical and natural world in early childhood education This final report corresponds to the work developed in supervised teaching practice of the Master`s degree in Pre-school Education of the University of Évora. Being that, it has a special focus in the area of the knowledge of the world, more particularly, in the knowledge of the physical and natural world with the theme "the integrated exploration of the physical and natural world in early childhood education”. This report aims to deepen the importance of exploring the physical and natural environment in the process of learning children in early childhood education, presenting my educational action. In the course of the report, a theoretical basis is presented which refers to the importance of the sciences in the early ages, in order to articulate the various areas of knowledge, the importance of materials and spaces in exploration and discovery, and what should be the role of the educator in the approach to the sciences. It is also presented the characterization of the two contexts of pedagogical intervention where the practice of supervised teaching was carried out. Through the methodology of action research I developed an investigation about my practice, in which I had the opportunity to research, analyse, share and reflect, helping me to regulate and intentionalize my educational practice.Universidade de Évora2018-06-26T11:35:26Z2018-06-262018-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23286http://hdl.handle.net/10174/23286TID:201932318pordepartamento de Pedagogia e Educaçãodianafilipapalma95@gmail.com672Palma, Diana Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:11.615297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
Palma, Diana Filipa Pereira
Educação de infância
Descoberta
Mundo físico e natural
Exploração integrada
Childhood education
Discovery
Physical and natural world
Integrated exploration
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância
author Palma, Diana Filipa Pereira
author_facet Palma, Diana Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Diana Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Descoberta
Mundo físico e natural
Exploração integrada
Childhood education
Discovery
Physical and natural world
Integrated exploration
topic Educação de infância
Descoberta
Mundo físico e natural
Exploração integrada
Childhood education
Discovery
Physical and natural world
Integrated exploration
description Este relatório final corresponde ao trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. Sendo que, tem um enfoque especial na área do conhecimento do mundo, mais particularmente, no conhecimento do mundo físico e natural com o tema “a exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim de infância”. Este relatório tem como objetivo aprofundar a importância da exploração do meio físico e natural no processo de aprendizagem das crianças na educação de infância, apresentando a minha ação educativa. No decorrer do relatório é apresentado uma fundamentação teórica que remete para a importância das ciências nas primeiras idades, para articulação das várias áreas do saber, para a importância dos materiais e dos espaços na exploração e descoberta e qual deve ser o papel do educador na abordagem às ciências. Também é apresentado a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Através da metodologia da investigação-ação desenvolvi uma investigação sobre a minha prática, em que tive a oportunidade de pesquisar, analisar, partilhar e refletir, ajudando-me a regular e intencionalizar a minha prática educativa; Abstract: Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The holistic exploration of the physical and natural world in early childhood education This final report corresponds to the work developed in supervised teaching practice of the Master`s degree in Pre-school Education of the University of Évora. Being that, it has a special focus in the area of the knowledge of the world, more particularly, in the knowledge of the physical and natural world with the theme "the integrated exploration of the physical and natural world in early childhood education”. This report aims to deepen the importance of exploring the physical and natural environment in the process of learning children in early childhood education, presenting my educational action. In the course of the report, a theoretical basis is presented which refers to the importance of the sciences in the early ages, in order to articulate the various areas of knowledge, the importance of materials and spaces in exploration and discovery, and what should be the role of the educator in the approach to the sciences. It is also presented the characterization of the two contexts of pedagogical intervention where the practice of supervised teaching was carried out. Through the methodology of action research I developed an investigation about my practice, in which I had the opportunity to research, analyse, share and reflect, helping me to regulate and intentionalize my educational practice.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T11:35:26Z
2018-06-26
2018-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23286
http://hdl.handle.net/10174/23286
TID:201932318
url http://hdl.handle.net/10174/23286
identifier_str_mv TID:201932318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv departamento de Pedagogia e Educação
dianafilipapalma95@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136623558918144