Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26695 |
Resumo: | O presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment. |
id |
RCAP_ea2c002258396b13a64da67bf2e39578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26695 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturaisConhecimento do MundoMateriais NaturaisExploraçãoCiênciasCriançasKnowledge of the environmentNatural materialsExplorationSciencesChildrenO presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment.Universidade de Évora2020-01-30T09:24:57Z2020-01-302019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26695http://hdl.handle.net/10174/26695TID:202382036porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopaulasantos92@hotmail.com229Santos, Paula Cristina Mira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.069924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais Santos, Paula Cristina Mira dos Conhecimento do Mundo Materiais Naturais Exploração Ciências Crianças Knowledge of the environment Natural materials Exploration Sciences Children |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais |
author |
Santos, Paula Cristina Mira dos |
author_facet |
Santos, Paula Cristina Mira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paula Cristina Mira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento do Mundo Materiais Naturais Exploração Ciências Crianças Knowledge of the environment Natural materials Exploration Sciences Children |
topic |
Conhecimento do Mundo Materiais Naturais Exploração Ciências Crianças Knowledge of the environment Natural materials Exploration Sciences Children |
description |
O presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18T00:00:00Z 2020-01-30T09:24:57Z 2020-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26695 http://hdl.handle.net/10174/26695 TID:202382036 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26695 |
identifier_str_mv |
TID:202382036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação paulasantos92@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136652125274113 |