As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29450 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006 |
id |
RCAP_d6436bc9f55d405f9d68252571660a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básicoTeses de mestrado - 2006Tecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologias da informaçãoTecnologia educativaEnsino básico (1º ciclo)InovaçãoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006A presente investigação visa aprofundar o conhecimento existente sobre o papel das TIC no ensino. Tendo como problema central do nosso estudo saber qual o papel das TIC na dinâmica de ensinar e aprender na sala de aula, debruçamo-nos sobre as formas de utilização das tecnologias em aula, a sua relação com o currículo da disciplina em que são usadas e a sua função no processo de ensino e aprendizagem. Pretendemos compreender e descrever de forma holística este fenómeno, tendo, por isso, privilegiado a observação de aulas em que as TIC eram usadas. Para nos ajudar ao longo deste processo, apoiámo-nos na literatura sobre o uso das TIC no ensino, com especial enfoque nas potencialidades relativas às aprendizagens. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, de carácter exploratório e de natureza descritiva e interpretativa, tendo assumido a forma de estudo de caso. O caso consiste nas práticas de utilização das TIC em sala de aula, pelo que seleccionámos como sujeitos os alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Básico e a professora de uma das disciplinas. Recolhemos os dados através de três tipos de instrumentos, a saber, documentos, que constituem o currículo formal dos sujeitos, entrevistas semi-estruturadas aos sujeitos e observação de aulas. A análise dos dados foi feita numa perspectiva indutiva, através de construções interpretativas, e de acordo com as normas da técnica de análise de conteúdo temática por categorias. Para obter a validade necessária a este tipo de estudo recorremos à triangulação metodológica, tendo cruzando os dados provenientes dos diferentes instrumentos de recolha. Os resultados obtidos mostraram que as TIC são utilizadas na sala de aula de forma contextualizada e subordinada ao currículo específico da disciplina, mas que essa utilização está ainda num estado incipiente, sendo que não se encontraram indicadores de metodologias ou actividades de aprendizagem reveladores de uma prática consistente. Todavia, as aulas com as TIC são pautadas por abordagens construtivistas de aprendizagem, sendo que os alunos emergem como elementos activos no processo de ensino e aprendizagem, processo este que a professora orienta e acompanha.The research aimed at learning more about the role ICT has in education. The core problem of our study was: what is the role of IC T in the teaching and learning classroom dynamics. Having this in mind we focused on the ways of using technology in class, the relationship with the curriculum of the subject they are used in, as well as its function in the learning and teaching process. As we intended to understand and describe this phenomenon in a holistic way, we favoured the observation of classes where ICT were used. To help us along this process, we based our investigation on the literature concerning the use of ICT in education, namely on studies about the influence they have on the learning process. This study follows a qualitative approach, with an exploratory character and descriptive and interpretive nature, having taken the form of a case study. The case consists of the ICT use practices in the classroom, thus we chose as subjects all the students of an 8th grade class and the teacher of one of the curriculum subjects. We gathered the data using three types of instruments, namely, documents, which represent the formal curriculum of our subjects, semi-structured interviews to the subjects and direct observation in the classroom. The analysis of the data was carried out on an inductive perspective, through interpretative constructions, and according to the rules of thematic content by category analysis technique. To obtain the required validity to this type of study, we used the methodological triangulation, having cross referenced the data obtained through the different gathering instruments. The results show that the use of ICT in the classroom is subordinated to the specific curriculum of the school subject, but this use is still incipient, as we didn’t find indicators that reveal consistency concerning the learning methods or activities. However, classes in which ICT are used tend to follow constructive learning approaches, hence the students emerge as active elements in the learning and teaching process, which the teacher assists and guides.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaFradão, Sandra Joana Rita, 1977-2017-10-26T13:58:52Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:21.348873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
title |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
spellingShingle |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico Fradão, Sandra Joana Rita, 1977- Teses de mestrado - 2006 Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias da informação Tecnologia educativa Ensino básico (1º ciclo) Inovação Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
title_full |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
title_fullStr |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
title_full_unstemmed |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
title_sort |
As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico |
author |
Fradão, Sandra Joana Rita, 1977- |
author_facet |
Fradão, Sandra Joana Rita, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peralta, Maria Helena, 1947- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fradão, Sandra Joana Rita, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses de mestrado - 2006 Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias da informação Tecnologia educativa Ensino básico (1º ciclo) Inovação Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Teses de mestrado - 2006 Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias da informação Tecnologia educativa Ensino básico (1º ciclo) Inovação Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006 |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2017-10-26T13:58:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29450 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134375737032704 |