As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fradão, Sandra Joana Rita, 1977-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29450
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
id RCAP_d6436bc9f55d405f9d68252571660a3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básicoTeses de mestrado - 2006Tecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologias da informaçãoTecnologia educativaEnsino básico (1º ciclo)InovaçãoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006A presente investigação visa aprofundar o conhecimento existente sobre o papel das TIC no ensino. Tendo como problema central do nosso estudo saber qual o papel das TIC na dinâmica de ensinar e aprender na sala de aula, debruçamo-nos sobre as formas de utilização das tecnologias em aula, a sua relação com o currículo da disciplina em que são usadas e a sua função no processo de ensino e aprendizagem. Pretendemos compreender e descrever de forma holística este fenómeno, tendo, por isso, privilegiado a observação de aulas em que as TIC eram usadas. Para nos ajudar ao longo deste processo, apoiámo-nos na literatura sobre o uso das TIC no ensino, com especial enfoque nas potencialidades relativas às aprendizagens. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, de carácter exploratório e de natureza descritiva e interpretativa, tendo assumido a forma de estudo de caso. O caso consiste nas práticas de utilização das TIC em sala de aula, pelo que seleccionámos como sujeitos os alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Básico e a professora de uma das disciplinas. Recolhemos os dados através de três tipos de instrumentos, a saber, documentos, que constituem o currículo formal dos sujeitos, entrevistas semi-estruturadas aos sujeitos e observação de aulas. A análise dos dados foi feita numa perspectiva indutiva, através de construções interpretativas, e de acordo com as normas da técnica de análise de conteúdo temática por categorias. Para obter a validade necessária a este tipo de estudo recorremos à triangulação metodológica, tendo cruzando os dados provenientes dos diferentes instrumentos de recolha. Os resultados obtidos mostraram que as TIC são utilizadas na sala de aula de forma contextualizada e subordinada ao currículo específico da disciplina, mas que essa utilização está ainda num estado incipiente, sendo que não se encontraram indicadores de metodologias ou actividades de aprendizagem reveladores de uma prática consistente. Todavia, as aulas com as TIC são pautadas por abordagens construtivistas de aprendizagem, sendo que os alunos emergem como elementos activos no processo de ensino e aprendizagem, processo este que a professora orienta e acompanha.The research aimed at learning more about the role ICT has in education. The core problem of our study was: what is the role of IC T in the teaching and learning classroom dynamics. Having this in mind we focused on the ways of using technology in class, the relationship with the curriculum of the subject they are used in, as well as its function in the learning and teaching process. As we intended to understand and describe this phenomenon in a holistic way, we favoured the observation of classes where ICT were used. To help us along this process, we based our investigation on the literature concerning the use of ICT in education, namely on studies about the influence they have on the learning process. This study follows a qualitative approach, with an exploratory character and descriptive and interpretive nature, having taken the form of a case study. The case consists of the ICT use practices in the classroom, thus we chose as subjects all the students of an 8th grade class and the teacher of one of the curriculum subjects. We gathered the data using three types of instruments, namely, documents, which represent the formal curriculum of our subjects, semi-structured interviews to the subjects and direct observation in the classroom. The analysis of the data was carried out on an inductive perspective, through interpretative constructions, and according to the rules of thematic content by category analysis technique. To obtain the required validity to this type of study, we used the methodological triangulation, having cross referenced the data obtained through the different gathering instruments. The results show that the use of ICT in the classroom is subordinated to the specific curriculum of the school subject, but this use is still incipient, as we didn’t find indicators that reveal consistency concerning the learning methods or activities. However, classes in which ICT are used tend to follow constructive learning approaches, hence the students emerge as active elements in the learning and teaching process, which the teacher assists and guides.Peralta, Maria Helena, 1947-Repositório da Universidade de LisboaFradão, Sandra Joana Rita, 1977-2017-10-26T13:58:52Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:21.348873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
title As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
spellingShingle As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
Fradão, Sandra Joana Rita, 1977-
Teses de mestrado - 2006
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias da informação
Tecnologia educativa
Ensino básico (1º ciclo)
Inovação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
title_full As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
title_fullStr As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
title_full_unstemmed As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
title_sort As tecnologias na sala de aula : dinâmicas e percepções da integração das TIC no ensino básico
author Fradão, Sandra Joana Rita, 1977-
author_facet Fradão, Sandra Joana Rita, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peralta, Maria Helena, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fradão, Sandra Joana Rita, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 2006
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias da informação
Tecnologia educativa
Ensino básico (1º ciclo)
Inovação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 2006
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias da informação
Tecnologia educativa
Ensino básico (1º ciclo)
Inovação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Tecnologias Educativas), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2017-10-26T13:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29450
url http://hdl.handle.net/10451/29450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134375737032704