Potencialidades da supervisão e do trabalho colaborativo entre professores na sala de aula do futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47224 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
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Potencialidades da supervisão e do trabalho colaborativo entre professores na sala de aula do futuroSupervisãoTrabalho colaborativoDesenvolvimento profissionalPráticas pedagógicasTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Nos últimos anos, a vertiginosa evolução tecnológica, científica e social, observada à escala mundial, impõe uma mudança na educação. A mudança, consubstanciada pelas reformas do ensino, lança novos desafios aos professores: a reinvenção da escola, enquanto local de trabalho e de si próprios no campo pessoal e profissional. Pressupondo-se, um trabalho docente alicerçado numa cultura colaborativa - reinvenção de novas práticas pedagógicas - novos espaços educativos, em direção a um processo de ensino aprendizagem, assente num paradigma sistémico e holístico do conhecimento entre os principais intervenientes - professores e alunos. Partindo destas premissas, o presente estudo denota como propósito fundamental, compreender as perceções e dinâmicas de um grupo de professores sobre a supervisão e o trabalho colaborativo na sala de aula do futuro, enquanto potenciadoras da mudança de práticas pedagógicas, afigurando-se como estratégias propiciadoras do alinhamento dos novos desafios educativos. Desenvolvemos uma revisão da literatura, lapidada em torno de três conceitos essenciais ao estudo: a supervisão; o trabalho colaborativo e a sala de aula do futuro. Este estudo de abordagem qualitativa, assente num paradigma interpretativo, assume o estudo de caso como design de investigação. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas, da observação e análise documental e tratados através da análise de conteúdo. O estudo empírico decorreu durante o ano letivo 2018/2019, numa escola secundária, pertencente a um agrupamento de escolas da Grande Lisboa, tendo como participantes quatro professores, que lecionam em codocência, na sala de aula do futuro, as disciplinas de físico-química e ciências naturais (sétimo ano de escolaridade) numa perspetiva de flexibilidade curricular. Os resultados obtidos permitiram identificar as potencialidades da supervisão (percecionada como colaboração) e do trabalho colaborativo entre professores na sala de aula do futuro, como oportunidade para mudança de práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional, mas também os elementos críticos a ela associados, constitutivos de reflexão.In recent years, the dizzying technological, scientific and social evolution, observed worldwide, imposes a change in education. The change, embodied by the reforms of teaching, poses new challenges for teachers: the reinvention of the school, as a place of work and of themselves in the personal and professional field. Assuming, teaching work based on a collaborative culture - reinvention of new pedagogical practices - new educational spaces, towards a teaching-learning process, based on a systemic and holistic paradigm of knowledge among the main actors - teachers and students. Based on these premises, the present study denotes as a fundamental purpose, to understand the perceptions and dynamics of a group of teachers about supervision and collaborative work in the classroom of the future, while enhancing the change in pedagogical practices, appearing as enabling strategies alignment of new educational challenges. We developed a literature review, polished around three essential concepts for the study: supervision; collaborative work; classroom of the future. This qualitative approach study, based on an interpretive paradigm, assumes the case study as an investigation design. The data were obtained from interviews, observation and document analysis and treated through content analysis. The empirical study took place during the academic year 2018/2019, in a secondary school, belonging to a group of schools in Greater Lisbon, having as participants four teachers, who teach in the classroom of the future, the disciplines of physical chemistry and natural sciences (seventh year of schooling) in a perspective of curricular flexibility. The results obtained allowed to identify the potential of supervision (perceived as collaboration) and of collaborative work among teachers in the classroom of the future, as an opportunity to change pedagogical practices and professional development, but also the critical elements associated with it, constituting reflection.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ilda Maria Brás Rolo2021-04-05T10:43:18Z20202020-09-112020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47224TID:202668789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:18.245067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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