Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10009 |
Resumo: | O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos resultados dos alunos. Acreditamos, por isso, que este Projecto pode constituir uma importante medida de política educativa de combate ao insucesso escolar, contribuindo significativamente para a concretização das metas de sucesso assumidas por Portugal no âmbito do Programa Educação 2015. O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), enquanto instituição responsável pelo acompanhamento científico do Projeto TurmaMais procedeu à recolha de dados com vista à avaliação dos impactos do Projeto TurmaMais nas dimensões organizacional e pedagógica e nos resultados. Esta avaliação compreende dois estudos distintos mas complementares: o estudo de impacto no desempenho escolar dos alunos e o estudo dos impactos organizacional e pedagógico do projeto nas escolas. Neste painel apresentamos alguns dos dados recolhidos no estudo 2 - TurmaMais e impactos organizacionais e pedagógicos, em 16 escolas com Projeto TurmaMais, através de inquéritos por questionário. Os participantes foram professores, alunos da coorte que iniciou o programa no 7º ano de escolaridade em 2009/10, que finalizaram com sucesso o 3º ciclo (9º ano) em 2011/12 e que em 2011/2012 se encontravam a frequentar o 10.º ano de escolaridade e pais/encarregados de educação. Os questionários são constituídos por questões fechadas, com dois tipos de escalas de resposta: dicotómica simples e tipo Likert, sendo este tipo de escala, particularmente indicada para recolher o grau de intensidade de uma opinião ou representação. |
id |
RCAP_d65378c9bb025e76a4f47ba080a137f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMaisimpactos organizacionaisimpactos pedagógicosprojeto TurmaMaisO Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos resultados dos alunos. Acreditamos, por isso, que este Projecto pode constituir uma importante medida de política educativa de combate ao insucesso escolar, contribuindo significativamente para a concretização das metas de sucesso assumidas por Portugal no âmbito do Programa Educação 2015. O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), enquanto instituição responsável pelo acompanhamento científico do Projeto TurmaMais procedeu à recolha de dados com vista à avaliação dos impactos do Projeto TurmaMais nas dimensões organizacional e pedagógica e nos resultados. Esta avaliação compreende dois estudos distintos mas complementares: o estudo de impacto no desempenho escolar dos alunos e o estudo dos impactos organizacional e pedagógico do projeto nas escolas. Neste painel apresentamos alguns dos dados recolhidos no estudo 2 - TurmaMais e impactos organizacionais e pedagógicos, em 16 escolas com Projeto TurmaMais, através de inquéritos por questionário. Os participantes foram professores, alunos da coorte que iniciou o programa no 7º ano de escolaridade em 2009/10, que finalizaram com sucesso o 3º ciclo (9º ano) em 2011/12 e que em 2011/2012 se encontravam a frequentar o 10.º ano de escolaridade e pais/encarregados de educação. Os questionários são constituídos por questões fechadas, com dois tipos de escalas de resposta: dicotómica simples e tipo Likert, sendo este tipo de escala, particularmente indicada para recolher o grau de intensidade de uma opinião ou representação.2014-01-24T16:31:57Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10009http://hdl.handle.net/10174/10009porCristóvão, A. M.; Salgueiro, H.; Cid, M. & Fialho, I. (2013, 23 de novembro). Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. Simpósio apresentado no V Seminário Nacional do Projeto TurmaMais, realizado na Universidade de Évora, ÉvoraUniversidade de ÉvorasimnaosimDPEanamaria.cristovao@gmail.comheliosalgueiro@gmail.commcid@uevora.ptifialho@uevora.pt229Cristóvão, Ana MariaSalgueiro, HélioCid, MaríliaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:58.813706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
title |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
spellingShingle |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais Cristóvão, Ana Maria impactos organizacionais impactos pedagógicos projeto TurmaMais |
title_short |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
title_full |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
title_fullStr |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
title_full_unstemmed |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
title_sort |
Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais |
author |
Cristóvão, Ana Maria |
author_facet |
Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília Fialho, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Salgueiro, Hélio Cid, Marília Fialho, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristóvão, Ana Maria Salgueiro, Hélio Cid, Marília Fialho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
impactos organizacionais impactos pedagógicos projeto TurmaMais |
topic |
impactos organizacionais impactos pedagógicos projeto TurmaMais |
description |
O Projeto TurmaMais, orientado para metas de sucesso, evoluiu ao longo do tempo de uma lógica organizacional centrada essencialmente em produtos para uma lógica centrada em processos que tem impulsionado mudanças organizacionais e pedagógicas – começa a emergir uma cultura de escola potenciadora de melhores práticas de ensino, de aprendizagem e de avaliação e de uma maior responsabilização pelos resultados dos alunos. Acreditamos, por isso, que este Projecto pode constituir uma importante medida de política educativa de combate ao insucesso escolar, contribuindo significativamente para a concretização das metas de sucesso assumidas por Portugal no âmbito do Programa Educação 2015. O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), enquanto instituição responsável pelo acompanhamento científico do Projeto TurmaMais procedeu à recolha de dados com vista à avaliação dos impactos do Projeto TurmaMais nas dimensões organizacional e pedagógica e nos resultados. Esta avaliação compreende dois estudos distintos mas complementares: o estudo de impacto no desempenho escolar dos alunos e o estudo dos impactos organizacional e pedagógico do projeto nas escolas. Neste painel apresentamos alguns dos dados recolhidos no estudo 2 - TurmaMais e impactos organizacionais e pedagógicos, em 16 escolas com Projeto TurmaMais, através de inquéritos por questionário. Os participantes foram professores, alunos da coorte que iniciou o programa no 7º ano de escolaridade em 2009/10, que finalizaram com sucesso o 3º ciclo (9º ano) em 2011/12 e que em 2011/2012 se encontravam a frequentar o 10.º ano de escolaridade e pais/encarregados de educação. Os questionários são constituídos por questões fechadas, com dois tipos de escalas de resposta: dicotómica simples e tipo Likert, sendo este tipo de escala, particularmente indicada para recolher o grau de intensidade de uma opinião ou representação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T16:31:57Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10009 http://hdl.handle.net/10174/10009 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H.; Cid, M. & Fialho, I. (2013, 23 de novembro). Impactos organizacionais e pedagógicos do projeto TurmaMais. Simpósio apresentado no V Seminário Nacional do Projeto TurmaMais, realizado na Universidade de Évora, Évora Universidade de Évora sim nao sim DPE anamaria.cristovao@gmail.com heliosalgueiro@gmail.com mcid@uevora.pt ifialho@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523772231680 |