O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cristóvão, Ana Maria, Salgueiro, Hélio, Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11280
Resumo: O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria. É assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos / The Project TurmaMais is an innovative project focused on schools, based on assumptions of efficiency and targeted for improvement; it is assumed as a project of the schools, with a flexible and open nature, which implementation and development have been systematically backed up by external teams. The climate of closeness between schools and support teams, the openness and availability and the willingness of schools to experience new organizational and teaching forms have been the heart of the change in the schools culture, noticeable by the growing rates of success and dropout decline. This paper discusses the methodology used in the support/monitoring of the TurmaMais project, which takes place on a regular basis, in a contextualized, horizontal and close way and is developed on two levels (technical-scientific and pedagogical), implemented by two teams that play distinct but complementary and articulated roles. Also showed the impact of this support/monitoring, through various testimonies.
id RCAP_e8804eb936b59f9d6bf7e9428b6b3550
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolasProjeto TurmaMaisacompanhamento técnico-pedagógicoacompanhamento científicoimpactoO Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria. É assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos / The Project TurmaMais is an innovative project focused on schools, based on assumptions of efficiency and targeted for improvement; it is assumed as a project of the schools, with a flexible and open nature, which implementation and development have been systematically backed up by external teams. The climate of closeness between schools and support teams, the openness and availability and the willingness of schools to experience new organizational and teaching forms have been the heart of the change in the schools culture, noticeable by the growing rates of success and dropout decline. This paper discusses the methodology used in the support/monitoring of the TurmaMais project, which takes place on a regular basis, in a contextualized, horizontal and close way and is developed on two levels (technical-scientific and pedagogical), implemented by two teams that play distinct but complementary and articulated roles. Also showed the impact of this support/monitoring, through various testimonies.2014-07-08T14:58:33Z2014-07-082013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/11280http://hdl.handle.net/10174/11280porFialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas. In A. C. P. Ferreira, Domingos, A. M. & C. Spínola (Orgs.). Nas pegadas das reformas educativas. Actas do I Colóquio Cabo-verdiano (pp.397-409). Praia: Edições Uni-CV [ISBN: 978-989-97833-9-3].978-989-97833-9-3DPEifialho@uevora.ptanamaria.cristovao@gmail.comheliosalgueiro@gmail.commcid@uevora.pt229Fialho, IsabelCristóvão, Ana MariaSalgueiro, HélioCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:27.468701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
spellingShingle O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
Fialho, Isabel
Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto
title_short O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_full O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_fullStr O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_full_unstemmed O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_sort O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
author_role author
author2 Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto
topic Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto
description O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria. É assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhados de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito. O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos / The Project TurmaMais is an innovative project focused on schools, based on assumptions of efficiency and targeted for improvement; it is assumed as a project of the schools, with a flexible and open nature, which implementation and development have been systematically backed up by external teams. The climate of closeness between schools and support teams, the openness and availability and the willingness of schools to experience new organizational and teaching forms have been the heart of the change in the schools culture, noticeable by the growing rates of success and dropout decline. This paper discusses the methodology used in the support/monitoring of the TurmaMais project, which takes place on a regular basis, in a contextualized, horizontal and close way and is developed on two levels (technical-scientific and pedagogical), implemented by two teams that play distinct but complementary and articulated roles. Also showed the impact of this support/monitoring, through various testimonies.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-07-08T14:58:33Z
2014-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11280
http://hdl.handle.net/10174/11280
url http://hdl.handle.net/10174/11280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas. In A. C. P. Ferreira, Domingos, A. M. & C. Spínola (Orgs.). Nas pegadas das reformas educativas. Actas do I Colóquio Cabo-verdiano (pp.397-409). Praia: Edições Uni-CV [ISBN: 978-989-97833-9-3].
978-989-97833-9-3
DPE
ifialho@uevora.pt
anamaria.cristovao@gmail.com
heliosalgueiro@gmail.com
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136528703684608