O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cristóvão, Ana Maria, Salgueiro, Hélio, Cid, Marília
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8674
Resumo: O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.
id RCAP_4c5c3e757b4997a551d64569a545de97
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolasProjeto TurmaMaisacompanhamento técnico-pedagógicoacompanhamento científicoimpacto.O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.2013-08-19T16:01:22Z2013-08-192013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8674http://hdl.handle.net/10174/8674porFialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.Praia - Cabo VerdesimnaonaoDPEifialho@uevora.ptanamaria.cristovao@gmail.comheliosalgueiro@gmail.commcid@uevora.pt229Fialho, IsabelCristóvão, Ana MariaSalgueiro, HélioCid, Maríliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:55.586067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
spellingShingle O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
Fialho, Isabel
Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto.
title_short O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_full O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_fullStr O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_full_unstemmed O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
title_sort O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
author_role author
author2 Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto.
topic Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto.
description O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19T16:01:22Z
2013-08-19
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8674
http://hdl.handle.net/10174/8674
url http://hdl.handle.net/10174/8674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.
Praia - Cabo Verde
sim
nao
nao
DPE
ifialho@uevora.pt
anamaria.cristovao@gmail.com
heliosalgueiro@gmail.com
mcid@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136512843972608