A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mafalda Alexandra Sebastião da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5215
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d653b0beb7cd22e73f7355ad9d55ba69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?Jardim de InfânciaFaixa etáriaCooperaçãoRelações sociaisKindergartenAgeCooperationSocial relationshipsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório, “A Idade tem influência nas relações de cooperação entre crianças de Jardim de Infância”, decorrente do Mestrado em Educação Pré-escolar, surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. No relatório são apresentadas as intencionalidades pedagógicas que orientaram a minha ação. Para o seu desenvolvimento foram determinantes o apoio e participação das equipas educativas, funcionários das Instituições, bem como das famílias. Destaco ainda a importância do envolvimento das 14 crianças do grupo de Creche, bem como das 18 crianças do grupo de Jardim de Infância, determinantes para o desenvolvimento de toda a Prática Profissional Supervisionada. Partindo do geral para o particular, após a análise reflexiva sobre a minha prática pedagógica, apresentarei a problemática mais significativa. No trabalho de investigação procurei estudar as relações de cooperação que são estabelecidas por crianças em idade pré-escolar, verificando se a idade destas é um fator de influência. A análise dos dados será feita recorrendo à análise quantitativa e qualitativa. Na abordagem quantitativa os dados serão tratados e organizados em tabelas de frequência. Na interpretação qualitativa serão apresentados incidentes críticos que remetam o leitor para a realidade da sala de Jardim de Infância onde decorreu a Prática Profissional Supervisionada. Numa fase final será apresentada uma reflexão articulando os elementos da investigação com a influência que poderão ter na minha futura prática profissional, bem como na construção da minha identidade enquanto educadora de infância.ABSTRACT This report entitled "Age influences the cooperation between kindergarten children", was elaborated for the Masters in Preschool Education and is the result of Supervised Professional Practice carried out in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. In this report are presented the pedagogical intentions that guided my action. For that, was determinant the support and participation of education teams, staff of the Institutions and children’s families. I highlight the importance of involving the 14 children from Nursery and the 18 children from Kindergarten, determinants for the development of my Supervised Professional Practice. After the reflection about my pedagogical practice, I will present the most significant problematic. In the investigation I propose myself studding the cooperation relationships between Kindergarten children, checking if age has influences. Data analysis will be realized in a quantitative and qualitative perspective. In the quantitative approach the data will be organize in frequency tables. For the other side, in qualitative approach, will be presented critical incidents that permits the reader emerge in the reality of the Kindergarten where I development my Supervised Professional Practice. In the final phase, will be realized a reflection articulating the investigations data whit the influence which may have in my future professional practice and for the construction of my professional identity as a Kindergarten Teacher.Fuertes, MarinaRCIPLCosta, Mafalda Alexandra Sebastião da2015-09-22T10:00:29Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5215TID:201350874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.436652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
title A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
spellingShingle A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
Costa, Mafalda Alexandra Sebastião da
Jardim de Infância
Faixa etária
Cooperação
Relações sociais
Kindergarten
Age
Cooperation
Social relationships
title_short A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
title_full A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
title_fullStr A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
title_full_unstemmed A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
title_sort A idade tem influência nas relações de cooperação entre as crianças de jardim de infância?
author Costa, Mafalda Alexandra Sebastião da
author_facet Costa, Mafalda Alexandra Sebastião da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mafalda Alexandra Sebastião da
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Faixa etária
Cooperação
Relações sociais
Kindergarten
Age
Cooperation
Social relationships
topic Jardim de Infância
Faixa etária
Cooperação
Relações sociais
Kindergarten
Age
Cooperation
Social relationships
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22T10:00:29Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5215
TID:201350874
url http://hdl.handle.net/10400.21/5215
identifier_str_mv TID:201350874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403266678784