A heterogeneidade em termos etários no jardim de infância: perspetivas de crianças e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Rita Abreu das Neves de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8280
Resumo: Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling A heterogeneidade em termos etários no jardim de infância: perspetivas de crianças e adultosCriançaJardim de infânciaIdadeHeterogeneidadeChildrenKindergartenAgeHeterogeneousRelatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente trabalho surge, no ano letivo 2016/2017, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada, pertencente ao 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, resultado do trabalho desenvolvido em quinze semanas no contexto de jardim de infância. Tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, sobre a atividade pedagógica realizada em parceria com os adultos intervenientes da organização educativa, sendo baseada no respeito, confiança, transparência e responsabilidade. Salienta-se as intenções subjacentes a toda a prática pedagógica, tendo por base as condições essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças: relações afetivas contínuas e consistentes; proteção, limites e segurança contribuindo para a iniciativa; e experiências adequadas ao desenvolvimento. A explicitação das intenções contribuiu para uma construção da identidade profissional, baseada no respeito por todos os envolvidos e na valorização das crianças, enquanto seres competentes e participativos. O presente relatório contém uma investigação sobre a ação educativa, com a qual se pretende compreender as conceções dos educadores, famílias, futuras educadoras e crianças sobre a organização de grupos heterogéneos, em termos etários. A problemática abordada baseou-se numa investigação qualitativa, através de um estudo de caso, que pretende dar perceção acerca do tema, a fim de que, no futuro, possa existir uma atitude e postura mais adequada e pedagógica perante essa heterogeneidade em sala. É dado enfoque nas vantagens de uma sala heterogénea, nas interações provenientes dessa organização e no papel que o educador assume com crianças de idades diferentes. As técnicas de recolha de dados privilegiadas foram a observação, o inquérito e o portefólio individual. É feita, ainda, referência às aprendizagens realizadas e alcançadas com o tempo decorrente ao estágio, baseado numa autoavaliação consistente e variada. Pretende-se, assim, adquirir profissionalismo, baseado numa combinação de experiência, educação e formação, bem como em valores pessoais.Abstract This present work emerged in 2016/2017, within the Curriculum Unit of Supervision Professional Practice, belonging in the 2sd year of pre-scholar master’s degree, in result of the development work in fifteen weeks in a kindergarten. The principal goal is reflect, in a critic and grounded way, about the pedagogic activity fulfilled with the adults of educational organization, based on respect, trust, transparence and responsibility. It is noted the underlying intentions to all the pedagogic practice, having as a base essential conditions to child’s developing and learning process: continuum and consistent affective relationships; protection, limits and safety contributing to iniciative and autonomy; adequate experiences to development. The intention explanation contributed to build the professional identity, based on respect for everyone involved and in children’s valorization as competent and participative human beings. This report contains an investigation on educational action, which seeks to understand the conceptions of educators, families, future educators and children about the organization of heterogeneous groups, in terms of age. The addressed problematic was based on a case study and a qualitative research, which intends to give a perception about the subject, so that, in the future, there may be a more adequate and pedagogical attitude and posture towards this heterogeneity in the classroom. It focuses on the advantages of a heterogeneous classroom, the interactions that come from this organization and the role that the educator assumes with children of different ages. The techniques of collecting privileged data were the observation, the survey and the individual portfolio. It is also made reference to the learning achieved with the time of the internship, based on a consistent and varied self-assessment. The purpose is to acquire professionalism, based on a combination of experience, education and training, as well as personal values.Brito, RitaRCIPLNunes, Ana Rita Abreu das Neves de Almeida2018-03-22T10:55:32Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8280TID:201824949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:04.012895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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