Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Jéssica Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20776
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.
id RCAP_15fb5c613667b4c524dfa9895719ce84
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de Estágio de Jéssica Santos FonsecaCriançaMetodologia de Investigação-AçãoPrática educativa supervisionadaReflexãoChildAction-Research MethodologySupervised Educational PracticeReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.This report is part of the Supervised Educational Practice present in the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the first Cycle of Basic Education, in order to show the whole process involved during the internship as well as the professional skills developed. In this sense, this document focuses mainly on a reflective analysis of practice, based on the Action-Research Methodology, which proved to be very important throughout the process, since it refers to observation, planning, action, reflection and evaluation. Thus, this report is organized into three chapters, which include the theoretical and legal framework, the contextualization of the internship sites, the presentation of the Action-Research Methodology and, finally, the description and reflection of the developed projects, as well as other activities in parallel. Thus, it is possible to verify a constant evolution and growth both personally and professionally throughout the practice in both contexts. It became challenging and very enriching for future practices, further reinforcing that it is essential to always take into account that children are at the center of all action and, therefore, it is necessary to promote moments that enhance learning and new experiences, corresponding to the interests and needs of children and encouraging their motivation and enthusiasmInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Jéssica Santos2022-08-22T08:30:52Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20776TID:203287037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:05ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
title Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
spellingShingle Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
Fonseca, Jéssica Santos
Criança
Metodologia de Investigação-Ação
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Child
Action-Research Methodology
Supervised Educational Practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
title_full Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
title_fullStr Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
title_sort Relatório de Estágio de Jéssica Santos Fonseca
author Fonseca, Jéssica Santos
author_facet Fonseca, Jéssica Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Cândida da Mota
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Férias, Ana Rita Moutinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Jéssica Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Metodologia de Investigação-Ação
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Child
Action-Research Methodology
Supervised Educational Practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Metodologia de Investigação-Ação
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Child
Action-Research Methodology
Supervised Educational Practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada presente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de mostrar todo o processo envolvido no decorrer do estágio assim como as competências profissionais desenvolvidas. Neste sentido, este documento foca-se maioritariamente numa análise reflexiva da prática, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação que revelou-se muito importante durante todo o processo, uma vez que remete para a observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Assim, este relatório está organizado em três capítulos, onde se encontra o enquadramento teórico e legal, a contextualização dos locais de estágio, a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação e por fim, a descrição e reflexão dos projetos desenvolvidos, bem como de outras atividades em paralelo. Deste modo, é possível verificar uma constante evolução e crescimento tanto a nível pessoal como profissional ao longo de toda a prática nos dois contextos. Tornou-se desafiante e muito enriquecedor para práticas futuras, reforçando ainda mais que é fundamental ter sempre em consideração que as crianças estão no centro de toda a ação e, por isso, é necessário promover momentos potenciadores de aprendizagens e de novas experiências, correspondendo aos interesses e necessidades das crianças e favorecendo a sua motivação e entusiasmo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T08:30:52Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20776
TID:203287037
url http://hdl.handle.net/10400.22/20776
identifier_str_mv TID:203287037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302375457882112