Bullying nos espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2975
Resumo: O presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.
id RCAP_d6a6dbd0590431be700e5184299f3a89
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying nos espaços escolaresBullyingViolênciaAgressividadeespaços escolares e 1º cicloViolenceAggressivenessschool environments and Primary schoolDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.Abstract This teacher internship report includes a critical reflection on supervised teaching practices developed in the classroom/activities’ context throughout the different semesters of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education and a research paper on bullying situations among Primary school children in school environments. The focus of the analysis was the socio-demographic variables according to the different types of bullying episodes. It was a non-experimental but quantitative research. The report ends with conclusions on the learning process carried out throughout the course, based on both the internship and the research work.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de2015-12-03T10:43:18Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2975TID:201014823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:04.925997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying nos espaços escolares
title Bullying nos espaços escolares
spellingShingle Bullying nos espaços escolares
Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de
Bullying
Violência
Agressividade
espaços escolares e 1º ciclo
Violence
Aggressiveness
school environments and Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
title_short Bullying nos espaços escolares
title_full Bullying nos espaços escolares
title_fullStr Bullying nos espaços escolares
title_full_unstemmed Bullying nos espaços escolares
title_sort Bullying nos espaços escolares
author Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de
author_facet Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Emília
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Violência
Agressividade
espaços escolares e 1º ciclo
Violence
Aggressiveness
school environments and Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
topic Bullying
Violência
Agressividade
espaços escolares e 1º ciclo
Violence
Aggressiveness
school environments and Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T10:43:18Z
2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2975
TID:201014823
url http://hdl.handle.net/10400.19/2975
identifier_str_mv TID:201014823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130888008630272