Bullying nos espaços escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2975 |
Resumo: | O presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo. |
id |
RCAP_d6a6dbd0590431be700e5184299f3a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying nos espaços escolaresBullyingViolênciaAgressividadeespaços escolares e 1º cicloViolenceAggressivenessschool environments and Primary schoolDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.Abstract This teacher internship report includes a critical reflection on supervised teaching practices developed in the classroom/activities’ context throughout the different semesters of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education and a research paper on bullying situations among Primary school children in school environments. The focus of the analysis was the socio-demographic variables according to the different types of bullying episodes. It was a non-experimental but quantitative research. The report ends with conclusions on the learning process carried out throughout the course, based on both the internship and the research work.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de2015-12-03T10:43:18Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2975TID:201014823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:04.925997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying nos espaços escolares |
title |
Bullying nos espaços escolares |
spellingShingle |
Bullying nos espaços escolares Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de Bullying Violência Agressividade espaços escolares e 1º ciclo Violence Aggressiveness school environments and Primary school Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
title_short |
Bullying nos espaços escolares |
title_full |
Bullying nos espaços escolares |
title_fullStr |
Bullying nos espaços escolares |
title_full_unstemmed |
Bullying nos espaços escolares |
title_sort |
Bullying nos espaços escolares |
author |
Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de |
author_facet |
Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Emília Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Violência Agressividade espaços escolares e 1º ciclo Violence Aggressiveness school environments and Primary school Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
topic |
Bullying Violência Agressividade espaços escolares e 1º ciclo Violence Aggressiveness school environments and Primary school Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03T10:43:18Z 2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2975 TID:201014823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2975 |
identifier_str_mv |
TID:201014823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130888008630272 |