A PSP e a gestão de adeptos: fatores chave para o sucesso no caso paradigmático do futebol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/15413 |
Resumo: | O futebol assume, indiscutivelmente, um lugar de destaque no panorama internacional. A sua crescente importância social, económica e cultural aliada a uma extraordinária capacidade mobilizadora, tornam-no no espetáculo desportivo de eleição das sociedades ocidentais contemporâneas. Intimamente ligados a esta modalidade estão os seus consumidores diretos, os adeptos, que encontram no futebol uma fonte de identificação social e um refúgio viável para a explosão de tensões e emoções acumuladas no seu quotidiano. O facto de, por vezes, ocorrerem atos de violência, obriga a que a Polícia assuma um papel decisivo na função crítica que é a gestão de massas adeptas, sobretudo devido à sua capacidade de criar um grupo coeso e hostil a partir de um aglomerado fragmentado de indivíduos. Com a realização do Euro 2004, os modelos de atuação da Polícia de Segurança Pública ao nível da gestão das massas e do policiamento desportivo alteraram-se substancialmente, tendo sido amplamente elogiados pela comunidade internacional. Por conseguinte, dez anos após a realização deste grande evento, procuramos através de um estudo qualitativo identificar os fatores chave que estão na base de uma eficiente gestão de adeptos, com especial enfoque no caso paradigmático do futebol. Os resultados da análise sugerem uma aproximação entre o que a literatura considera como “boas práticas” e aquilo que são as práticas e os mecanismos desenvolvidos pela Polícia de Segurança Pública. Foram também identificados aspetos passíveis de serem melhorados, sobretudo a nível da corresponsabilização de todos os intervenientes no espetáculo desportivo e da aplicação de interdições de acesso a recintos desportivos. |
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A PSP e a gestão de adeptos: fatores chave para o sucesso no caso paradigmático do futebolPolícia de Segurança PúblicaFutebolPoliciamentoGestão de adeptosDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO futebol assume, indiscutivelmente, um lugar de destaque no panorama internacional. A sua crescente importância social, económica e cultural aliada a uma extraordinária capacidade mobilizadora, tornam-no no espetáculo desportivo de eleição das sociedades ocidentais contemporâneas. Intimamente ligados a esta modalidade estão os seus consumidores diretos, os adeptos, que encontram no futebol uma fonte de identificação social e um refúgio viável para a explosão de tensões e emoções acumuladas no seu quotidiano. O facto de, por vezes, ocorrerem atos de violência, obriga a que a Polícia assuma um papel decisivo na função crítica que é a gestão de massas adeptas, sobretudo devido à sua capacidade de criar um grupo coeso e hostil a partir de um aglomerado fragmentado de indivíduos. Com a realização do Euro 2004, os modelos de atuação da Polícia de Segurança Pública ao nível da gestão das massas e do policiamento desportivo alteraram-se substancialmente, tendo sido amplamente elogiados pela comunidade internacional. Por conseguinte, dez anos após a realização deste grande evento, procuramos através de um estudo qualitativo identificar os fatores chave que estão na base de uma eficiente gestão de adeptos, com especial enfoque no caso paradigmático do futebol. Os resultados da análise sugerem uma aproximação entre o que a literatura considera como “boas práticas” e aquilo que são as práticas e os mecanismos desenvolvidos pela Polícia de Segurança Pública. Foram também identificados aspetos passíveis de serem melhorados, sobretudo a nível da corresponsabilização de todos os intervenientes no espetáculo desportivo e da aplicação de interdições de acesso a recintos desportivos.Football holds, undoubtedly, a prominent place on the international scene. Its growing social, economic and cultural significance, combined with a great mobilizing capacity, makes it the election sport in contemporary society. Closely connected to this sport are its direct consumers, the supporters, who find in football a source of social identification and a viable haven for the explosion of accumulated tensions and emotions in their daily lives. The occasional violence acts require that the police play a key role managing those supporters, mainly due to its ability to create a cohesive and hostile group that brings together fragmented individuals. In Euro 2004, Polícia de Segurança Pública operational models for crowd management and policing changed significantly, and they were widely praised by the international community. Therefore, ten years after that sports event, a qualitative research was developed in which we try to identify the key factors that underpin an effective fan management, with special focus on football paradigmatic case. The results of this study suggest a link between what some authors consider "good practices" and the practices and mechanisms that were developed by Polícia de Segurança Pública. We also identified some aspects that can be improved, especially regarding the co-responsibility of all stakeholders in a sports event and the application of banning orders.Duarte, Felipe PathéRepositório ComumVasques, Luís Miguel Fonseca2016-11-11T20:57:44Z2015-04-242015-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15413TID:201009897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:27:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:14.572515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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