A cultura de uma escola - estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11272 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
id |
RCAP_d6f974169ee0548ca78bf49968995927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cultura de uma escola - estudo de casoCultura de escolaEstudo de casoMatriz de cultura de escolaSucessoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEste estudo de caso que decorreu essencialmente entre março e abril de 2012 pretendeu caracterizar a cultura de uma escola, através da realização de uma investigação qualitativa. Teve também como objetivo verificar a aplicação na prática de uma matriz de análise de cultura de escola, construída segundo as vertentes de “Cultura de Escola” exploradas por Deal e Peterson (2009), e a partir da qual foram construídos os guiões para as entrevistas. A matriz de análise de cultura de escola mostrou-se adequada e completa. Pelo facto do instrumento ser bastante detalhado tornou-se possível identificar os pontos fortes da escola, assim como os pontos a melhorar. A escola em estudo apresenta a maioria das características definidas por Deal e Peterson (2009) para as escolas com culturas positivas, tais como: um profundo senso de história e finalidade; uma missão focada no aluno; valores fundamentais de colaboração, desempenho e melhoria que geram qualidade, realização e aprendizagem; um corpo docente que utiliza o conhecimento, a experiência e pesquisa para melhorar as suas práticas, através da partilha e confiança; um sentimento compartilhado de responsabilidade pelos resultados dos alunos; rituais e cerimónias que reforçam os valores culturais centrais; histórias que celebram sucessos; uma sensação geral de conexão interpessoal, finalidade significativa e crença no futuro; uma rede cultural que promove fluxos de comunicação positivos; uma liderança que combina continuidade com melhoria.Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNCosta, Alexandra de Oliveira Martins Varela2014-02-03T15:30:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:43Zoai:run.unl.pt:10362/11272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:11.429144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
title |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
spellingShingle |
A cultura de uma escola - estudo de caso Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela Cultura de escola Estudo de caso Matriz de cultura de escola Sucesso |
title_short |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
title_full |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
title_fullStr |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
title_sort |
A cultura de uma escola - estudo de caso |
author |
Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela |
author_facet |
Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, José Manuel Leonardo de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alexandra de Oliveira Martins Varela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de escola Estudo de caso Matriz de cultura de escola Sucesso |
topic |
Cultura de escola Estudo de caso Matriz de cultura de escola Sucesso |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-03T15:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11272 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137843716554752 |