Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Leonora Manuel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8442
Resumo: O presente trabalho procurou compreender o grau de implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário (EP) em Angola, trabalhando com o Complexo Escolar Cruzeiro do Sul do Lubango em Angola como ferramenta auxiliar do processo. Este tema é bastante relevante para o sistema educacional angolano, visto que poderá contribuir para uma educação de qualidade, sensibilização dos professores para a EDS e, assim, para a melhoria dos conteúdos programáticos em vigor e para o Desenvolvimento Sustentável (DS) do País. Foram objetivos desta pesquisa analisar os Curricula do Ensino Primário (CEP) angolano no Complexo Escolar Cruzeiro de Sul para se compreender o grau de implementação da EDS, avaliar o nível de conhecimento da comunidade educativa sobre a EDS e, com base nestas informações, juntamente com os guias da UNESCO para o tratamento da EDS e outros documentos relevantes, elaborar diretrizes para uma proposta com sugestões para a implementação da EDS nos curricula do EP, de acordo com a realidade angolana. Estes objetivos foram alcançados mediante análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas à comunidade educativa. Estas diretrizes poderão servir de apoio aos professores do Complexo Escolar Cruzeiro do Sul e a quaisquer outros agentes educativos que se interessem por esta temática.
id RCAP_d719b55c62b2349c05f227e725898e38
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em AngolaEducação para o desenvolvimento sustentávelEnsino primárioCurrículosEstudo de casosAngolaPrimary educationEducation for sustainable development (EDS)CurriculaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho procurou compreender o grau de implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário (EP) em Angola, trabalhando com o Complexo Escolar Cruzeiro do Sul do Lubango em Angola como ferramenta auxiliar do processo. Este tema é bastante relevante para o sistema educacional angolano, visto que poderá contribuir para uma educação de qualidade, sensibilização dos professores para a EDS e, assim, para a melhoria dos conteúdos programáticos em vigor e para o Desenvolvimento Sustentável (DS) do País. Foram objetivos desta pesquisa analisar os Curricula do Ensino Primário (CEP) angolano no Complexo Escolar Cruzeiro de Sul para se compreender o grau de implementação da EDS, avaliar o nível de conhecimento da comunidade educativa sobre a EDS e, com base nestas informações, juntamente com os guias da UNESCO para o tratamento da EDS e outros documentos relevantes, elaborar diretrizes para uma proposta com sugestões para a implementação da EDS nos curricula do EP, de acordo com a realidade angolana. Estes objetivos foram alcançados mediante análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas à comunidade educativa. Estas diretrizes poderão servir de apoio aos professores do Complexo Escolar Cruzeiro do Sul e a quaisquer outros agentes educativos que se interessem por esta temática.The present work was developed in order to understand the degree of implementation of the Education for Sustainable Development (ESD) in the curricula of primary education (PE) in Angola working with the Cruzeiro do Sul Lubango School Complex in Angola as an auxiliary tool of the process. This theme is very relevant to the Angolan education system, since it can contribute to increase the quality of education, raising teachers' awareness of ESD and thus improving the existing program’s content and the country's Sustainable Development (SD). The purpose of this research was to analyze the Syllabus of Primary Education (SPE) in the Cruzeiro do Sul School Complex in order to understand the degree of EDS implementation and to evaluate the level of knowledge of the EDS educational community. Based on this information, together with UNESCO international guide for the treatment of ESD, and other relevant documents, it was prepared a set of guidelines and suggestions for the implementation of ESD in the curricula of PE according to the Angolan reality. These objectives were achieved through documentary analysis, bibliographic review, and structured interviews with the educational community. These guidelines can serve as support to the teachers of the Cruzeiro do Sul School Complex and to other education stakeholders.Repositório AbertoNeto, Leonora Manuel2019-07-26T13:20:19Z2019-06-182019-07-262019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8442TID:202270009porNeto, Leonora Manuel - Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário [Em linha] : um estudo de caso em Angola. [S.l.]: [s.n.], 2019. 120 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:29:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:29.940484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
title Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
spellingShingle Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
Neto, Leonora Manuel
Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino primário
Currículos
Estudo de casos
Angola
Primary education
Education for sustainable development (EDS)
Curricula
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
title_full Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
title_fullStr Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
title_full_unstemmed Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
title_sort Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em Angola
author Neto, Leonora Manuel
author_facet Neto, Leonora Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Leonora Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino primário
Currículos
Estudo de casos
Angola
Primary education
Education for sustainable development (EDS)
Curricula
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação para o desenvolvimento sustentável
Ensino primário
Currículos
Estudo de casos
Angola
Primary education
Education for sustainable development (EDS)
Curricula
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente trabalho procurou compreender o grau de implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário (EP) em Angola, trabalhando com o Complexo Escolar Cruzeiro do Sul do Lubango em Angola como ferramenta auxiliar do processo. Este tema é bastante relevante para o sistema educacional angolano, visto que poderá contribuir para uma educação de qualidade, sensibilização dos professores para a EDS e, assim, para a melhoria dos conteúdos programáticos em vigor e para o Desenvolvimento Sustentável (DS) do País. Foram objetivos desta pesquisa analisar os Curricula do Ensino Primário (CEP) angolano no Complexo Escolar Cruzeiro de Sul para se compreender o grau de implementação da EDS, avaliar o nível de conhecimento da comunidade educativa sobre a EDS e, com base nestas informações, juntamente com os guias da UNESCO para o tratamento da EDS e outros documentos relevantes, elaborar diretrizes para uma proposta com sugestões para a implementação da EDS nos curricula do EP, de acordo com a realidade angolana. Estes objetivos foram alcançados mediante análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas à comunidade educativa. Estas diretrizes poderão servir de apoio aos professores do Complexo Escolar Cruzeiro do Sul e a quaisquer outros agentes educativos que se interessem por esta temática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T13:20:19Z
2019-06-18
2019-07-26
2019-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8442
TID:202270009
url http://hdl.handle.net/10400.2/8442
identifier_str_mv TID:202270009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neto, Leonora Manuel - Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário [Em linha] : um estudo de caso em Angola. [S.l.]: [s.n.], 2019. 120 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135066280951808