Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38052 |
Resumo: | A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais. |
id |
RCAP_d779258a114fadd4a2ec4ae3494b8cc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em PortugalFormação de professoresTecnologias digitaisDesenvolvimento de competênciasA revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2019-05-07T08:41:14Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38052porRodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373. doi: 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-3731984 -711410.14210/contrapontos.v18n4.p354-373info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:04.353141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
title |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
spellingShingle |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal Rodrigues, Ana Luísa Formação de professores Tecnologias digitais Desenvolvimento de competências |
title_short |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
title_full |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
title_fullStr |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
title_full_unstemmed |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
title_sort |
Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal |
author |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_facet |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologias digitais Desenvolvimento de competências |
topic |
Formação de professores Tecnologias digitais Desenvolvimento de competências |
description |
A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-05-07T08:41:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38052 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373. doi: 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373 1984 -7114 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134445825949696 |