As atividades geográficas extracurriculares na escola secundária de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Gabriele Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215370
Resumo: Esta pesquisa abordou os aspectos da metodologia de ensino de Geografia, inserida no segundo momento da história de seu ensino no Brasil, destacado por Albuquerque (2011). Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, foram destacadas as atividades geográficas extracurriculares, indicadas para aplicação na escola secundária até os anos de 1960. Teve como objetivos identificar as técnicas de ensino utilizadas na escola secundária à época; destacar quais orientações metodológicas foram destinadas aos professores de Geografia, contidas no texto “Notas de Didática da Geografia” (1960); compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia; e detalhar a técnica da observação direta, escrita por Eloísa de Carvalho, em 1960. As orientações destinadas aos professores evidenciam o contexto da produção da metodologia do ensino de Geografia à época, incluindo a relação entre a “Geografia moderna” e os princípios da Escola Nova. Eloísa de Carvalho foi geógrafa e professora de Geografia. Formada pela Universidade do Distrito Federal, assumiu o cargo de chefe da seção de estudos sistemáticos no então Conselho Nacional de Geografia, onde escreveu as orientações sobre a Didática da Geografia, no contexto escolanovista, cujos preceitos buscamos discutir.
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spelling As atividades geográficas extracurriculares na escola secundária de 1960Extracurricular geographic activies at the 1960 secondary schoolTeaching methods and techniquesGeography teachingNew school movementEnsino de geografiaDidática da geografiaEscola novaEsta pesquisa abordou os aspectos da metodologia de ensino de Geografia, inserida no segundo momento da história de seu ensino no Brasil, destacado por Albuquerque (2011). Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, foram destacadas as atividades geográficas extracurriculares, indicadas para aplicação na escola secundária até os anos de 1960. Teve como objetivos identificar as técnicas de ensino utilizadas na escola secundária à época; destacar quais orientações metodológicas foram destinadas aos professores de Geografia, contidas no texto “Notas de Didática da Geografia” (1960); compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia; e detalhar a técnica da observação direta, escrita por Eloísa de Carvalho, em 1960. As orientações destinadas aos professores evidenciam o contexto da produção da metodologia do ensino de Geografia à época, incluindo a relação entre a “Geografia moderna” e os princípios da Escola Nova. Eloísa de Carvalho foi geógrafa e professora de Geografia. Formada pela Universidade do Distrito Federal, assumiu o cargo de chefe da seção de estudos sistemáticos no então Conselho Nacional de Geografia, onde escreveu as orientações sobre a Didática da Geografia, no contexto escolanovista, cujos preceitos buscamos discutir.This research addressed aspects of the methodology of teaching Geography, inserted in the second moment of the based in teaching in Brazil, highlighted by Albuquerque (2011). Through documental and bibliographical research, the extracurricular geographic activities indicated for application in secondary school until the 1960s will be highlighted. The purpose is to identify the teaching techniques used in secondary school at the time; to highlight which methodological guidelines were intended for Geography teachers, being in the in the text "Notes on Didactics of Geography" (1960); to understand the scholastic guidelines on teaching methods in Geography; and to detail the technique of direct observation written by Eloísa de Carvalho, in 1960. The guidelines for teachers highlight the context of the production of Geography teaching methodology at the time including the relationship between "Modern Geography" and the elements of “New School” movement. Eloísa de Carvalho was a geographer and Geography teacher. Graduated from the University of the Federal District, she assumed the position of commander of the systematic studies section at the then National Council of Geography, where she wrote the guidelines on the Didactics of Geography in the New School ideary, whose precepts we'll discuss.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2020/13528-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luiz, Gabriele Barbosa2021-12-08T12:32:27Z2021-12-08T12:32:27Z2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:05:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215370Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:04:43.166382Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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