Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1282 |
Resumo: | Este trabalho tem como função dar a conhecer as actividades desenvolvidas ao longo do Mestrado e divide-se em três capítulos, conforme explicitado na introdução. No terceiro capítulo tratamos o tema “Educar para os Valores”, por nos parecer pertinente em contexto educativo. Atendendo a que o ser humano é um ser inacabado e a docência uma área de contínua formação e actualização, nestes dois anos, foram-me transmitidos conhecimentos a nível científico e pedagógico, capazes de me tornarem uma melhor profissional. E esse foi sempre o meu principal objectivo ao “embarcar nesta aventura”, que me permitiu o contacto com outras realidades e novas experiências. Refiro-me concretamente à prática supervisionada no 1º Ciclo, que considero, francamente, enriquecedora e gratificante. A prática pedagógica, no 2º Ciclo, verificou-se no 5º e 6º anos, na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, na Cerdeira, e a ela tenho estado ligada profissionalmente. No ensino, que se pretende de qualidade, devem persistir objectivos culturais, mas também valores que ajudem os alunos a crescer, pelo conhecimento da vida, do homem e do mundo, de modo a tornarem-se cidadãos conscientes, livres, responsáveis e actuantes. Numa sociedade tão voltada para os valores materiais e desvalorização dos valores humanos, urge que a Escola e os seus educadores transmitam uma educação integral aos jovens, com vista a formar cidadãos eticamente responsáveis. A educação tem a função de desenvolver a compreensão do mundo e do próximo, assim como de orientar para a solidariedade, a autonomia, a responsabilidade e conhecimento de si próprio. Educar deve, ainda, assumir a ambição de proporcionar a todos os jovens os mecanismos fundamentais a uma cidadania com democracia e orientada para os valores. |
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